sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MENINAS SE PROSTITUEM EM PLENA LUZ DO DIA NA CAPITAL

É preciso uma ação rápida, imediata, para tentar salvar das garras da prostituição algumas meninas, entre 12 e 15 anos que, em plena luz do dia, se oferecem a caminhoneiros, perto do Trevo do Roque, em Porto Velho. São ainda crianças, recém chegadas à puberdade, que já fazem "ponto" naquela área e que, se não forem tiradas de lá com urgência, certamente entrarão num processo sem saída de degradação. Por isso, o alerta ao Conselho Tutelar e ao Juizado da Infância e da Juventude, para que  comecem a agir com rapidez. Nesta terça, em plena tarde, por volta das 15h30, pelo menos quatro meninas estavam no local, próximo a um posto de combustíveis, oferecendo seus "serviços" a caminhoneiros. Um leitor atento ligou, lamentando o que estava vendo e pedindo que as autoridades responsáveis tomassem alguma providência. Uma das crianças, aparentando ter entre 12 a 14 anos, vestida com roupas minúsculas, procurava os caminhões, numa cena que chocou o leitor e que, certamente, chocará qualquer pessoa que se preocupe com o que está acontecendo com essas meninas (a foto é apenas ilustrativa).
Por  justiça, tem que se destacar o esforço dos conselheiros tutelares e da parte do Judiciário que trata da proteção às crianças e adolescentes, pelo que fazem para coibir a exploração sexual infantil. Com pouca gente e poucos recursos, conseguem proteger muitas dessas jovens. Mas há muitas outras chegando. Sem cuidados e proteção das famílias, acabam envolvidas, desde tenra idade, nos caminhos sem volta da prostituição. Muitas vezes, a tragédia começa dentro das próprias casas e, depois, prosseguem nas ruas. Como são poucas as crianças envolvidas na prostituição durante o dia no Trevo do Roque, ainda dá para acabar com o problema antes que ele cresça. E tem que ser agora!
 TRIO NA LIDA... Dos três principais nomes  para concorrer ao Governo, dois estão  correndo trecho.  E o terceiro recomeça logo, ao  voltar de rápidas férias. Confúcio Moura já está na lida, percorrendo Rondônia, anunciando obras e preparando a oficialização de sua reeleição. Expedito Júnior é o outro que não para. Cada dia em uma cidade, atraindo lideranças, , conversando, preparando-se para a disputa. Já o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, volta em breve e entra na mesma ciranda.
DISPUTA QUENTE - Os demais postulantes ainda  não são oficiais. Do pastor Aluizio Vidal do PSOL ao deputado Neodi Carlos; do deputado Maurão de Carvalho ao prefeito Alex Testoni e ao petista Pedre Ton, entre outros, não há ainda definição. Todos estão ouvindo, conversando, sentindo o pulso do eleitorado. Em meados de março, as coisas começam a se definir. O que se pode antever é que, sejam quais forem os nomes, a disputa em Rondônia será, de novo, das mais quentes....
PODEROSOS GURGACZ - E o que farão os Gurgacz? Airton vai mesmo concorrer à reeleição, junto com Confúcio?  Ele, que também é diretor geral do Detran, pode optar por uma cadeira na Assembleia ou à Câmara Federal, se o quadro  apontar nessa direção. Mas seu partido, o PDT, quer mantê-lo com parceiro de chapa do atual governador. Acir Gurgacz, que vem fazendo um bom trabalho no Senado, vai à reeleição. Tem chance. A menos que Expedito desista do Governo para ir ao Senado. Daí a coisa muda de figura.  Os poderosos Gurgacz terão importante influência, sim, nas próximas eleições.
DEDO DOS RAUPP - Mais poderoso ainda é o casal Raupp. Marinha busca o sexto mandato e conta com bem mais do que os 100 mil votos que fez na eleição passada. Valdir não precisa disputar . Tem mais quatro anos de mandato, mas seu dedo forte vai influenciar muito na eleição ao Palácio Presidente Vargas. Durante este mandato, ele e Confúcio não falaram a mesma linguagem. Por isso, é uma incógnita de como será o acordo para 2014. As relações, ao menos até agora, não estavam no que se poderia chamar de pacíficas...
"ROLEZINHO" - Dá vontade de vomitar com a defesa absurda e doentia, feita por pequenos grupos, em relação ao tal "rolezinho", que nada mais é que uma ação orquestrada de desocupados e vagabundos, somados a alguns meninos e meninas de bem que acham que vão apenas se divertir. Ao invadirem os shoppings e promoverem baderna, muitos deles estão é mostrando o que pretendem ser no futuro: vagabundos, vivendo de Bolsa disso e Bolsa Daqui e irresponsáveis. Mas há quem ache isso lindo e poético. São uns idiotas, como berraria o talentoso Beni  Andrade!
ORDENS SUPERIORES - O Ministério da Justiça determinou que a Força Nacional de Segurança fique pelo menos mais 90 dias na região de Humaitá, protegendo os índios. Não ficou explicitado na decisão se buscar os três homens desaparecidos, ainda faz parte da pauta das equipes da segurança. E nem se eles reagirão para impor a lei, caso os índios resolveram cobrar pedágio de novo na Transamazônica. O que se sabe é que todas as ações da Força Nacional serão em benefício dos índios. Mas, que fique claro,  isso faz parte das ordens superiores...
PERGUNTINHA - Será que os três pais de família desaparecidos próximo a aldeia dos índios Tenharim foram capturados por algum fantasma da floresta ou abduzidos por extraterrestres, já que não há qualquer informação sobre se estão vivos ou mortos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário