domingo, 16 de junho de 2013

SAÚDE - Peca peso controlando a frequência cardíaca

Fechar a boca, apostar em exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é um dos segredinhos para perder alguns quilinhos indesejáveis. Mas o que muita pessoas não sabem é que aliviar a frequência cardíaca com a atividade física pode ajudar na hora de perder peso. Segundo o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro (CRM-SP 74.184), esse monitoramento evita que o atleta exceda os seus limites.

"A utilização da frequência cardíaca na atividade física pode ser muito útil já que é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajudando a regular a intensidade do esforço realizando, controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua atividade. Assim, como forma de controle de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca pode contribuir para o rendimento físico e também para o emagrecimento", explica.

A frequência cardíaca (FC) corresponde ao número de vezes que  o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que ele bate por minuto. Para que a ela seja aliada ao emagrecimento deve ficar entre 60% e 80% de sua medida máxima. "Se você deseja utilizar a sua FC para perder peso, deve procurar um médico para que receba uma orientação desde o indício da atividade. Se você tem 35 anos, por exemplo, a conta será: 220 menos 35, o que resulta em 185 que é a sua frequência cardíaca máxima. Nesse caso, para perder peso, você deverá se manter, por pelo menos meia hora de atividade física, com os b atimentos entre 111 (60%) e 148 (80%), afirma Pinheiro. Na hora da atividade física tente checar sua pulsação várias vezes para assegurar que está na intensidade correta. Na dúvida, diminua a velocidade ou até para se precisar. "O ideal é se exercitar por 30 minutos, o que já é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia. E não se esqueça de verificar sempre a sua frequência cardíaca com a ajuda de aparelhos sugere o médico.

Além de diminuir a gordura corporal, a frequência cardíaca também ajuda na redução da pressão arterial, colesterol e diminui o risco de doenças degenerativa.

Como medir a frequência cardíaca? A frequência cardíaca pode ser medida por meio de um monitor cardíaco composto por uma cinta com sensores, colocado na altura do peito, e um relógio que recebe as informações no visor. Além disso, ela também pode ser medida manualmente em diferentes partes do corpo. Tais como: - Frequência cardíaca no punho.

Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulos. "Abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão você irá sentir o pulso da artéria radial. - Frequência cardíaca no pescoço.

Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicar e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação.

Não é porque você aprendeu a medir a sua frequência cardíaca que já pode usá-la com o objetivo de perder peso em todos os exercícios. Pelo contrário. O fisiologista do exercício João Pinheiro revela que cada atividade física tem uma frequência cardíaca diferente. por isso, antes de associar a FC com os exercícios físicos, busque ajuda de um profissional para que você consiga alcançar o resultado almejado.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário