terça-feira, 11 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CUIDADO PRESIDENTE! AS COISAS NÃO ESTÃO INDO BEM... 
Não foi surpresa a primeira grande queda na aprovação da Presidente Dilma, ficando oito pontos percentuais a menos dos números de que tinha em março. Depois de longo tempo navegando em águas pouco turbulentas, eis que, na hora em que teria que tomar decisões cruciais, principalmente em relação à economia e, mais que isso, ao risco da volta da inflação, ela vacilou. Optou por se ater a factoides; a deixar alguns dos seus assessores diretos, como Gilberto Barbosa, falarem besteira, que ela depois têm que vir a público corrigir; se preocupou mais com boatos, do que tomar as rédeas e acabar com este Festival de Besteiras que Assola o Pais (o famoso FBAP, criado nos anos 50 pelo jornalista e humorista da época, Stanislaw Ponte Preta). Dona Dilma mexeu mal na economia. Baixou os juros, para fazer média, esquecendo-se de que juros altos são vitais no controle da inflação. Exagerou no incentivo ao consumo, o que resultou em milhões de brasileiros, que não pararam de gastar, ficassem endividados. Literalmente, com a corda no pescoço. Não diminuiu os pornográficos impostos pagos por quem realmente produz, entre outras medidas óbvias. O resultado foi um pífio crescimento da indústria e o "Pibinho" de 0,6%.
 Ignorando também a guerra civil que assola o país - iniciada nos governos anteriores e ampliada no seu - e vivendo hoje mais da popularidade dos programas sociais, que se tornaram mais esmola do que incentivo para o recomeço de uma nova vida de trabalho para milhões de brasileiros, o governo Dilma vive um mau momento. E pode piorar ainda mais, porque as cobras da política, que estão se lixando para o país, vão começar a exigir mais poder e dinheiro para não abandoná-la pelo caminho. O 2013 não está nada bem para a dama de ferro brasileira. Cuidado, Presidente! 

ALGUÉM ENTENDEU? - Mais uma confusão envolvendo a polêmica Procuradoria Geral do Estado, comandada pela mais poderosa mulher de Rondônia, dona Maria Rejane. Agora, foi o presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, quem disse na TV que a PGE orientou o governo que só então enviou um projeto de acordos com o o funcionalismo. Os deputados votaram e aprovaram. Para surpresa geral, a própria PGE agora diz que o projeto que ela mesmo teria dado o OK, é inconstitucional. Vá entender!

 MUITAS OBRAS - O governador andou mais uma vez pelo interior, neste final de semana, anunciando obras, entregando títulos de terras, falando com otimismo sobre o Estado. Em Pimenta Bueno, sábado, falou para uma rede de emissoras de rádio em toda a Rondônia, resumindo os avanços que está implantando através da sua administração. Há realmente muita coisa em andamento. Se conseguir entregar todas as obras até meados do ano que vem, Confúcio tem chance sim de andar forte rumo à reeleição.

COM DOCUMENTO - Ele falou com entusiasmo sobre o asfaltamento em cidades do interior, como Rolim de Moura, onde o trabalho já está andando e Pimenta Bueno, que começará em breve. Na implantação de serviços de água e esgoto para 100% de Rolim e outras cidades e ainda destacou que a regularização fundiária, em parceria com o governo federal, vai dar um novo salto à economia do Estado., Regularizados, os pequenos produtores podem buscar financiamentos e fazer investimentos. Confúcio, mesmo com todos os problemas que enfrenta, fala sempre muito positivamente sobre o futuro. 

PEGOU MAL! - Mais um daqueles rolos que precisam ser apurados com rigor. O Estadão do Norte publicou com exclusividade, graves denúncias em relação a licitação para prestação de serviços às Prefeituras, no nosso poderoso Tribunal de Contas do Estado. Investigação feita em parceria com o site rondoniagora apontam vergonhosas irregularidades. O caso tem que ser investigado a fundo. Não pode pairar sequer uma tênue suspeita sobre nosso TCE, quem dirá uma situação grave como a denunciada. Explicações já!

 MORTE ANUNCIADA - É impressionante como Rondônia tem conseguido relegar a segundo plano seus mais importantes eventos festivos e culturais. Depois do falecimento da Expovel, sem data para a ressurreição, agora anuncia-se a pré falência de órgãos do Arraial Flor do Maracujá. Sem parceria com o Estado, o Flor ainda tem uma pequena chance de ser realizado, com a Prefeitura. Não se sabe, se sair, com qual tamanho e outros detalhes. Um evento que nos colocou no mapa dos grandes acontecimentos nacionais e que já foi transmitida para mais de 150 países, está minguando. O que está acontecendo?

 HOMENAGEM E IRONIA - Nas laterais da BR 364, em Porto Velho, próximo aqueles obras que alguns insistem em chamar de viadutos, mas que na verdade são monumentos à incompetência, os comerciantes da área vão lançar uma dura campanha contra o Dnit, Governo do Estado e Prefeitura. Há líderes do movimento que querem dar os nomes às marginais, esburacadas e símbolo do abandono, de algumas das nossas mais importantes autoridades. Imaginam que, envergonhados, os homens públicos "homenageados" vão correr para resolver a vergonha que aquela área se tornou. Será? 

PERGUNTINHA - Dos 700 milhões de reais que custarão os novos tribunais federais, só esse ano,  quantos milhões retornarão realmente em melhorias e agilidade do Judiciário, para o povo brasileiro? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário