sábado, 15 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A QUEM INTERESSA QUE A PONTE DA PONTA DO ABUNÃ NÃO SAIA?


O que há por trás da decisão da Justiça Federal de proibir que se construa uma das mais importantes obras públicas para a região norte, mais especialmente para Rondônia e Acre? Não se compreende uma coisa assim, quando ela foi anunciada como prioritária pelo governo federal; quanto foi considerada uma vitória das bancadas federais dos dois estados; quando representava o fim do risco de desabastecimento de Rio Branco e várias outras cidades acrianas, durante o período de seca e vários outros benefícios. Porque, então, a Justiça, sem que se saiba todos os detalhes, cancelou a construção da ponte sobre o rio Madeira, na divisa de Rondônia e Acre? Jorge Viana, vice-presidente do Senado e ex-governador, protestou com veemência e exigiu explicações. Por Rondônia, Valdir Raupp, Acir Gurgacz e Ivo Cassol já protestaram. Querem explicações. Assim como o querem os deputados federais daqui e do Acre. Ouve-se aqui e ali que o motivo principal seria a falta de licença ambiental. Mas também se escuta que há pesadíssimos interesses envolvidos, como os que vêm dos poderosos donos do sistema de balsas na região.

Nesta próxima semana, será chamado ao Senado o presidente do Ibama, Volney Zanardy Junior, para dar explicações. Na verdade, o Ibama muitas vezes age como se fosse um braço oficial, dentro do governo brasileiro, em defesa dos interesses das grandes ONGs internacionais. Juntos, eles já conseguiram interromper uma outra obra vital para a região, a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus. A região, rica e importante para o país, tem sido tratada cada vez pior, quando as obras que pode melhorar a qualidade de vida da sua população não beneficiam também outras regiões. Nosso norte está sendo tratado como filho bastardo. Está na hora de acabar com essa discriminação.
 
BOM SENSO
Porque desautorizar a obra? Preferem deixar as populações correndo o risco de passar fome e desabastecidas, do que contrariar os interesses dos grandes interesseiros que ditam as coisas lá do exterior. Será que nosso governo vai engolir mais essa imposição? Será que a Justiça Federal vai continuar defendendo essa gente, ao invés de se preocupar com os verdadeiros interesses e necessidades do povo? Esperemos que, pelo menos uma vez, o bom senso predomine. E que a ponte comece, já!
 
GRUPO DIFERENTE
 Um exemplo que muito bem ser seguido em várias outras prefeituras, entidades e instituições. Convênio entre Prefeitura da Capital e Seijus, possibilitou que um grupo de presos fosse trabalhar na limpeza do cemitério Santo Antonio. O local, abandonado, já está muito melhor, sem o matagal que tomava conta de tudo. Embora a maioria dos presos não queira trabalhar, há sim um grupo muito interessado em ter oportunidade de se reintegrar à sociedade. É esses que devem ser detectados e a eles dadas todas as chances. Os outros, que fiquem onde estão!

MINORIAS
O PT lançou o nome do Padre Ton como pré-candidato ao Governo. Com dois mandatos de prefeito e agora, como deputado, ele se mostra competente e atuante. Mas...Ele dedica grande parte do seu mandato para se preocupar com índios, fora de Rondônia. Pior é que, como seu partido e companheiros, ignora, por exemplos, os golpes de falsos índios que conseguem falsos registros; os falsos levantamentos da Funai, que quer tomar na marra áreas de produção; ignora tudo o que vai contra sua ideologia. É aí que mora o perigo!

LIÇÃO DAS URNAS
Fátima Cleide teve uma grande participação política. Chegou ao Senado com uma votação histórica. Foi uma das congressistas que mais trouxe recursos para Rondônia e é a mãe da PEC da Transposição. Não seria o bastante para ganhar todas as eleições? As urnas comprovaram que não. Seu mandato ideológico, em defesa dos direitos dos gays, principalmente, foi contra a maioria da sociedade. Fátima ficou em quinto lugar na disputa pela prefeitura de Porto velho. É o mesmo risco que corre, hoje, o competente Padre Ton.

SÓ NA PRESSÃO
Só 3% dos brasileiros acham que os menores criminosos não devem responder por seus crimes. Nada menos do que 92,7% ouvidos em pesquisa nacional, querem que a idade para a punição dos crimes baixe para os 16 anos. O governo faz ouvidos moucos. Mas só a pressão da sociedade pode fazer com que os que defendem os direitos dos assassinos (não importa que idade tenham), sejam defenestrados e que, no lugar deles, assumam pessoas que realmente se preocupam com as vítimas, não com quem mata. É a pressão que vai mudar o Brasil...

ANIMAIS EM AÇÃO
A pequena comunidade de Mirante da Serra foi novamente cenário da violência descabida, do desrespeito à vida, da ferocidade de bandidos atrás de dinheiro fácil. Esses facínoras, tratados como se fossem seres humanos bondosos por nossas leis espúrias, não só dinamitaram caixas eletrônicos e praticamente destruíram a agência do Banco do Brasil. Também atiraram a esmo e acertaram uma menina de 17 anos que pode ficar tetraplégica. Se pegos, sempre terão vozes importantes para defender que sejam tratados como se humanos fossem. Inacreditável!
 
PERGUNTINHA
 Se a Prefeitura de Porto Velho alega, em nota oficial, que já deu mais aumento aos professores municipais do que pede o Sintero, porque diabos a greve da categoria continua?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário