sábado, 29 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PARTE DE NOSSAS CRIANÇAS NÃO SABE LER E NEM FAZER CONTAS

As informações sobre a qualidade do ensino no Brasil são cada vez piores. Embora haja algumas áreas mais ricas com índices melhores, no geral o que se vê são resultados pífios. Há, duas questões, em especial, extremamente preocupantes. A primeira: mais da metade das crianças que cursam o terceiro ano do ensino fundamental, estão atrasadas em termos de leitura. Mas há índices ainda mais assustadores. Pesquisa da ONG Todos pela Educação aponta que, 67% das crianças na mesma faixa escolar não conseguem sequer fazer aquelas continhas básicas, como as gerações passadas faziam até com facilidade. Numa avaliação nacional do final do ano passado, com 54 mil crianças do terceiro ano do ensino privado e público, 55% delas não sabiam ler corretamente. Um quarto, ou 25%,  não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num texto. Por exemplo, não sabem dizer quem é o personagem principal ou identificar o tema de um texto. Daí quando se descobre que os cinemas estão excluindo os filmes legendados porque o público jovem não consegue ler com a velocidade necessária as legendas, compreende-se. Se não fizerem isso, os cinemas fecham as portas. Só podem exibir filmes dublados. 

Quando a criança está frequentando o terceiro ano do fundamental - entre oito e nove anos - se não aprender o básico, tanto em leitura quanto na linguagem e também em relação aos princípios básicos da matemática, sua performance só vai piorar com o passar do tempo. A estrutura da educação brasileira parece ter se esquecido do mínimo, do básico e do essencial, para se concentrar em ensinos ideológicos, em temas que ignoram o feijão com arroz. Os números não mentem,. E como não há reação do governo ou do MEC, o que se pode supor é que vai ficar cada vez pior. Lamentável!
 
MEA CULPA"
Depois da prisão dos Donadon, lideranças políticas que tiveram uma vida pública inteira enfrentando problemas com a Justiça, o eleitor continuará votando nos mesmos candidatos, mesmo sabendo do histórico deles? De que adiantam campanhas nacionais, mobilizações, leis duras se, na Hora H, o eleitor continuar fechando os olhos para o passado do candidato e o reelegendo uma, duas, três, quatro, cinco vezes? Quem é o verdadeiro culpado por tanto corrupção? Será que o eleitor brasileiro não tem uma grande parcela de culpa nisso tudo? Claro que tem...

CHEQUE EM BRANCO
O Ministério Público recebeu um cheque em branco da sociedade brasileira. E o recebeu por merecimento, por tudo o que tem feito, mesmo enfrentando imensas dificuldades, para dar uma limpada na vida pública do país. Esse apoio todo contudo, é certamente uma faca de dois gumes. De um lado, dá poder demais. De outro, exige equilíbrio e bom senso, de procuradores e promotores, para não se deixarem levar por ideologias pessoais, na hora de denunciar e ampliar a limpeza que começaram. É uma missão das mais complexas. Do MP como um todo, espera-se, que dê as respostas à altura, como sempre o fez.

E O MASSACRE?                                      
Por falar em ideologia e dentro do mesmo raciocínio, quem sabe uma forma do MP mostrar isenção e independência, seria começar a tratar todos os casos de forma igual? Por exemplo: a chacina praticada por índios contra 29 garimpeiros, em abril de 2004, na Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste, bem que poderia entrar na pauta dos nossos competentes e dedicados promotores públicos. O MP comemora muitas vitórias contra gente do mal. Mas e contra assassinos, que trucidaram quase três dezenas de seres humanos, não fará nada?

ATÉ QUE ENFIM?
OAB e CNNB se uniram para lançar um manifesto em apoio aos protestos no país. Cada um quer ocupar seu espaço e ficar bem com a massa. A OAB, que no passado foi grande parceira da população, hoje é uma entidade gerida por ideologia de esquerda; não se pronuncia em defesa de vítimas dos criminosos; defende que menores assassinos não sejam punidos. A CNBB representa uma ala da Igreja Católica que, no geral,ignora os anseios de parte da sociedade. Vão, agora, ouvir o clamor da maioria da população?

VOZ DOS BAIRROS
Virou mania, até porque está funcionando. Manifestações e protestos agora são para tudo. Pensando nisso, moradores de vários bairros da zona leste da Capital se uniram numa grande passeata de protesto, esta semana. Pacífica. Exigiam das autoridades saúde pública de mais qualidade e regularização fundiária. Participaram associações de moradores dos bairros Mariana, Jardim Santana, Ulysses Guimarães, Marcos Freire e Ayrton Sena. O povo está indo às ruas, exigindo melhores serviços públicos. Quem não ouvir os gritos do povão, vai se dar mal, quando chegar a hora das urnas...

PERIGO NO AR
O governo e seus 39 ministros, tudo para acomodar companheiros e parceiros da base aliada, são certamente outros bons motivos para os protestos que ocorrem em todo o país. Ninguém mais suporta uma máquina estatal de tal obesidade mórbida, custando os olhos da cara e, mais que tudo, comendo cada vez mais impostos que somos obrigados a pagar, para sustentar tal superestrutura. O poder e o povo estão cada vez mais distantes. E é aí que mora o perigo!

PERGUNTINHA
Quantos pares de algemas estarão sendo preparados para as futuras operações policiais, que estão programadas para Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário