terça-feira, 25 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A ALTERNATIVA É PARTIDARIZAR OS PROTESTOS
 
O PT e os partidos de esquerda querem partidarizar os protestos. E, dentro dos interesses deles, estão certos. A maioria dos que foram às ruas é de gente da classe média, que tem algum conhecimento, acesso à educação, à informação, ao debate. Não se viu gente do Bolsa Família gritando contra o governo. Não se viu os miseráveis descendo das favelas para protestar. Mas, mesmo assim, a esquerda entrou em choque. Se não argumentar que a mobilização faz parte de um longo e pensado golpe da direita; se não demonizar a mobilização, como se manterá no poder? Os pobres são vitais porque representam a massa de eleitores. Mas a classe média é quem pensa, vai às ruas, protesta e pode mudar um país. Já mudou em 64, no golpe militar de 1º de abril (que os milicos mudaram para 31 de março). A única diferença é que, naquela vez, os quartéis estavam mobilizados. Agora, os generais não estão nem aí. Não querem mais viver outras décadas da história sendo acusados de criminosos, antidemocratas e até torturadores. Mas a esquerda não se engana. Sabe que corre risco,sim...
 
Outra forma de diminuir a força das ruas é supervalorizar o vandalismo, ofuscando a grande maioria dos que gritam de forma pacífica. Ao dar ênfase à bandidagem (com apoio principalmente da Rede Globo), o governo quer tirar a espontaneidade das manifestações e criminalizá-la. Quando tiver que usar a força, o fará sustentado na teoria de que atuará contra o vandalismo e a destruição do país. A verdade é que o governo de esquerda do Brasil não tem outra saída. Ou politiza e criminaliza os protestos de rua ou terá que mudar sua cartilha. E isso, dona Dilma e seus "cumpanheiros" jamais farão, porque se acham o único caminho viável para a salvação do povo brasileiro. Mas o povo sabe que há outras alternativas!
 
 OS CUBANOS VÊM AÍ!
O rondoniense Hiran Gallo, médico reconhecido e membro do Conselho Federal de Medicina, é mais uma voz forte de protesto contra a decisão do governo brasileiro de importar médicos cubanos. A decisão foi comunicada pela presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento à Nação depois das manifestações da semana passada. Dilma fez a promessa um dia depois do Ministério da Saúde ter garantido a uma comissão do CFM - Hiran Gallo estava presente - de que o governo não iria tomar qualquer medida no sentido de trazer os cubanos antes de ampla discussão e negociação com os profissionais brasileiros.

MÉDICOS PARAM
O CFM avisa: os profissionais da saúde em todo o país vão parar, em protesto. Depois de comunicar que vai fechar o canal de negociações com o governo, porque a palavra empenhada não é cumprida - os dirigentes da principal entidade médica brasileira avisaram que vão liderar uma paralisação geral em todo o país. Os pacientes vão sofrer de novo, enquanto a queda de braço entre os profissionais e o Ministério da Saúde não for resolvido.

RESULTADO: ZERO
O governo do Estado esperava para esta terça, autorização oficial do Dnit para tocar as obras da Rua da Beira, mote de duro protesto, liderado por empresários, na semana passada. Só tem um probleminha: se o combinado for realmente concretizado, o Dnit entra em greve e, daí, adeus autorização. Rondônia está sendo penalizada pelo Dnit. Porto Velho, então, nem se fala! Não há uma só obra que tenha o dedo do o órgão do Ministério do Transportes na região da Capital, que tenha dado certo. Vade retro, Dnit!

PROTESTAM POR QUE?
Professores, servidores da Justiça, agentes penitenciários e agora os servidores do Detran. Todas estas categorias do Estado estão em greve.  Além dos professores municipais. O povo, que paga impostos sem fim, recebe cada vez serviços piores. A prioridade é para os servidores públicos, que mesmo paralisados e tratados como um tipo especial de brasileiro, não deixam de ganhar seus salários. Já quem não é servidor, sabe o inferno que está sua vida. Depois há quem questione porque as multidões vão às ruas, paras protestar.

O LEITOR PERGUNTA
Leitor que pede que seu nome não seja divulgado (mas se identificou), questiona se tem algum fundo de verdade que turbinas da Eletronorte, que estavam em Porto Velho teriam sido doadas ao governo da Bolívia. As turbinas seriam usadas pelos bolivianos à base de gás e não óleo diesel. É sempre bom lembrar que o governo de Evo Morales nos tomou uma refinaria na mão grande e o governo brasileiro sequer protestou. Agora, ao invés de usar as turbinas para o futuro gasoduto (será que um dia sai?) até Porto Velho, entrega tudo de graça ao "cumpanhero Evo". Será verdade?

A COCA NO DESERTO
Claro que muita gente vai discordar, mas a verdade é que o povo dos protestos nas ruas é um e o que vai às urnas é outro. Como há previsão de grande renovação tanto no Congresso como nas Assembleias Legislativas, muita gente - um pior que o outro - já coloca seu nome para entrar na disputa. Será trocar seis por meia dúzia. Apresentadores de programas ridículos de TV, jornalistas que se acham a última Coca Cola no deserto; humoristas e muitas porcarias que andam por aí, já estão contando com os votos. Muitos vão se eleger, infelizmente, para que tudo continue como está.

PERGUNTINHA
Quando vão acabar essa série de greves sem fim, que infernizam a vida do rondoniense comum?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário