domingo, 23 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A BRIGA NÃO É POR 20 CENTAVOS. ENTENDEU CARA PÁLIDA?
 
Alguém aí acha que todos os protestos no país foram por causa de 20 centavos no aumento da passagem de ônibus em São Paulo? Claro que não, porque não há mais otários e desinformados, como imaginam algumas das nossas autoridades. Vamos a alguns exemplos dos absurdos que, somados, certamente fazem parte da rede de temas para os protestos dos milhares de brasileiros, que exigem também o fim da corrupção e melhor qualidade de vida. Vejam só: até o meio desta semana que está terminando, já pagamos pagou 700 bilhões de reais em impostos. Os rondonienses, nesse pacote, entregaram, do seu suor, para os governos, 745 milhões de reais. O que tivemos, brasileiros no geral e rondonienses em especial, de retorno, que pudéssemos achar justo pagarmos esta brutal e exagerada carga tributária? Todos sabemos a resposta. Será que as manifestações não são também contra a falta de 700 mil professores no país, já que cada vez menos profissionais querem ensinar, em função dos ridículos salários que recebem? Ou será porque a classe política, em sua maioria, nos trata como idiotas? Há centenas e centenas de exemplos. Usemos um: os vereadores de Belo Horizonte aumentaram o próprio salário em 62%. Um deles ainda ironizou: "quem está insatisfeito, que concorra ás eleições e junte-se a nós". Precisa qualquer outro exemplo?
 
Vamos somar à falta de estradas decentes, obras inacabadas, bilhões gastos com a Copa do Mundo; saúde, educação e transportes públicos caindo aos pedaços e, no final, se saberá que a mobilização nacional tem muito pouco a ver com 20 centavos. Tem a ver com os bilhões de reais que estão indo para o lugar errado, enquanto nós só servimos mesmo para pagar os impostos mais pornográficos do mundo e recebermos bons pontapés no traseiro, em troca. Entendeu, cara pálida?
 
 IRRITANTES
Mais informações que irritam e até enraivecem: em algumas cidades, como Juazeiro do Norte, os salários minguados - menos de 800 reais - dos professores, estão sendo diminuídos em até 40%. Mais: em dez anos, chegamos a um déficit de 54 mil médicos. Outra: faltam hoje mais de 41 mil leitos hospitalares no país,. Eles diminuíram em quase 11% desde 2003. E...70% dos mandados de prisão não são cumpridos. Quando o são, bandidos recebem benesses sem fim. E tem gente que fala que o problema são os 20 centavos!
 
EXEMPLO AO BRASIL
 Dois dias depois da grande manifestação em todo o país, destaca-se, ainda, a presença de milhares de rondonienses nas ruas. Sem baderna, sem esculhambação, sem vandalismo. Uma lição de cidadania e respeito que demos ao resto do Brasil. Em centenas de cidades, minorias de bandidos prejudicaram a pureza dos protestos. Safados, canalhas, gente que não presta, fez de tudo para tirar o brilho das manifestações. Na maioria dos casos, conseguiram. Em Porto Velho e em toda a Rondônia, demos um show de cidadania. Os vagabundos aqui não tiveram vez.
 
IMPUNIDADE TOTAL
 Porque alguns poucos canalhas tomaram às ruas e empanaram o brilho das grandiosas passeatas de protesto? Porque temos um governo pífio, um Congresso que, em sua maioria, é composto por medrosos e demagogos, uma Justiça que lava as mãos. Se bandido fosse preso e ficasse na cadeia;. se criminoso sentisse o peso da lei; se vândalos fossem obrigados a reconstruir o que destruíram, nada disso teria acontecido. Mas com discursos idiotas, autoridades saem em defesa dessa gente do mal. Daí,  quem sofre é o país. Os bandidos sabem que não serão punidos. Daí...

DESRESPEITO
A ponta sobre o rio Madeira, na divisa de Rondônia e Acre, sai? Nossa  bancada federal está exigindo que o Governo tente derrubar, na Justiça federal, a proibição para início da obra. Um dos motivos seriam questões ambientais e outro, ação popular contra o edital, que proibiria que engenheiros, com menos de oito anos de experiência, pudessem pegar a obra. Bobagem. Perda de tempo. Desrespeito ao dinheiro público. Mas para isso, de vez em quando, até a Justiça brasileira se presta. Lamentável!

GOLPE DE ESTADO
 O ovo da serpente foi colocado no ninho! Comissão de Constituição e Justiça da Câmera, aprovou projeto de emenda à Constituição que, se oficializado mais à frente, representará um golpe definitivo na Justiça. E deixará aos congressistas, que todos sabemos quem são, em sua maioria, com poderes de ignorar ou modificar decisões judiciais, mesmo em última instância. Na prática, não seria mais da Justiça e sim do Congresso a decisão final das grandes causas nacionais. Uma vergonha, perpetrada na calada da noite, com poucas informações ao país.
 
BANDALHEIRA
 Pelo projeto, deputados e senadores poderão decidir, em última instância, se vale ou não vale o que eles próprios aprovaram. Nesses casos, serão os juízes de si mesmos, em detrimento dos direitos e garantias individuais dos cidadãos, cuja garantia é a Justiça.
O Legislativo, sempre controlado, como os demais Poderes, pelo Judiciário nas nações civilizadas e decentes, será seu próprio controlador em determinados casos — e se colocará acima do Poder Judiciário. Não é ficção. É verdade. O país tem que ir às ruas também contra essa bandalheira.
 
PERGUNTINHA
Não está na hora dos brasileiros saírem às ruas para exigir que as leis brasileiras tratem bandidos como bandidos e vítimas como vítimas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário