sexta-feira, 14 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CASO ÚNICO? PROMOTOR FALA A LINGUAGEM DO POVÃO...

Há muitas ocorrências que mostram: muita gente já não aguenta mais. Não são exceções, país afora, casos em que bandidos pegos pelo populacho, são linchados, quando a policia não os salva. Dia desses, em Porto Velho, um estuprador foi agredido e só escapou vivo porque foi salvo pela PM. Como as leis só protegem os bandidos, o povo, que já não suporta tanta agressão, violência e banditismo, começa a reagir. Já aparecem vozes, mesmo entre autoridades, que deixam claro que a vergonhosa omissão, em relação à guerra civil contra o povo pacífico, por parte dos bandidos, está merecendo uma resposta mais dura. Veja-se esse exemplo: o promotor de Justiça de São Paulo, Rogério Leão Zagallo, pediu  à Justiça que arquivasse o processo sobre o caso de um policial que matou um bandido. O criminoso, junto com um assecla, tentou assaltar o policial. Ele reagiu, matou um e feriu o outro. Pois o promotor escreveu em seu pedido para que fosse arquivado o caso contra o policial que reagiu: "Bandido que dá tiro para matar, tem que tomar tiro para morrer”. Está lá, no documento oficial, com todas  as letras. O homem da lei fez o que deveria ter feito: treinado e preparado para a ação, reagiu, quando abordado por dois bandidos. Embora estivesse à paisana,  ele tocou chumbo na dupla. Matou um e feriu o outro.

Para o promotor  Zagallo, contrariando o que normalmente acontece em casos assim, em que muitos promotores tentam transformar o policial em bandido e o bandido em vítima, o policial não teria cometido assassinato, e sim, agido em legítima defesa. Em sua argumentação, o representante do MP  diz “lamentar, todavia, que tenha sido apenas um dos rapinantes enviado para o inferno” , criticando o policial por ter má pontaria e por não ter matado também o segundo bandido. O cara tem coragem!
 
 HERÓI POPULAR
Ainda sobre o caso: certamente o promotor será execrado por muitos dos seus colegas, pela maioria dos juízes e pelos defensores dos direitos humanos dos bandidos. Pode até ser punido. Seus colegas, que adoram discursar, imaginando a sociedade ideal que deveria recuperar, em suas diabólicas cadeias, bandidos irrecuperáveis, vão tratar o dr. Zagallo quase como um doido. Mas, para a população desesperada e abandonada por suas autoridades, que nunca lamentam as mortes das vítimas, mas apenas as dos criminosos, Zagallo terá tratamento de herói.
 
CONFLITO POR DONADON
 Desenha-se um confronto entre Judiciário e Congresso. De novo! E dessa vez, a causa poderá ser um representante de Rondônia. O Supremo define, se  não essa semana, no máximo na próxima, o destino do deputado federal Natan Donadon, do PMDB de Rondônia. Condenado em todas as instâncias, ele ainda tinha dois recursos ao STF. O primeiro já foi refugado. O último, se não for aceito - e a tendência é de que não o será - pode fazer com que o STF determine a imediata prisão do parlamentar, que recebeu uma pena de 13 anos de prisão.
 
OLHO DOS MENSALEIROS
 Aí é que a coisa engrossa. A Câmara entende que Donadon só pode ser preso se for julgado por seus colegas e tiver seu mandato cassado. Se não for autorizada, nem a prisão nem a perda do mandato poderão ocorrer. O STF vai querer que sua ordem seja cumprida de imediato, quando for dada. Os mensaleiros condenados - e que têm mandato ´- estão ávidos por saber o que acontecerá com Donadon. Os mensaleiros seguirão o mesmo caminho que o representante de Rondônia. Portanto, é rolo dos grandes. E assunto para longo tempo.
 
ANTES DA DEPURAÇÃO
 Confúcio Moura, Ivo Cassol, Hermínio Coelho, Expedito Júnior, Padre Ton do PT, um nome do PSOL, Alex Testoni, José Bianco, um da futura Rede de Sustentabilidade, da Marina Silva, alguém do novo MD: por enquanto, pode-se imaginar que há pelo menos de nomes certos na corrida pelo Palácio Presidente Vargas, em 2014. Mas outros virão. Os partidos nanicos andam se assanhando. Haverá depuração, é claro, até porque não se sabe se muda ou não a Lei da Ficha Limpa.  Mas que os nomes de ponta estão entre esses aí....
 
TIROU DO AR
 O Ministério Público conseguiu aval da Justiça contra um absurdo praticado pelo governo do Acre. O governador Tião Viana usou dinheiro público para divulgar na mídia, uma nota oficial, contestando ação da Polícia Federal que prendeu assessores seus, enrolados em falcatruas. O caso chegou muito perto do próprio Viana, que foi flagrado ao telefone com um empresário, dando orientações de como fazer um empréstimo sem garantias bancárias. A Justiça mandou tirar do ar a nota e disse que o governo acriano não pode utilizar verba pública de publicidade para este fim...
 
AMEAÇA À CRIANÇA
 O conhecido jornalista Valbran Júnior foi mais uma vítima da violência que assola Porto Velho. Ele e sua família foram atacados dentro da própria casa, por dois bandidos armados até os dentes, com armamento pesado. Os criminosos ameaçaram até a filha do casal, uma bebê de pouco mais de três anos. Levaram o carro de Valbran, que ainda usaram num assalto a um posto de combustível. A PM chamada, agiu rápido e conseguiu recuperar o carro. Mas os bandidões que ameaçam crianças, não foram achados.
 
PERGUNTINHA
 Quando os condenados em todas as instâncias do Judiciário, incluindo o STF, começarão a cumprir suas penas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário