quarta-feira, 12 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS CORRESPONDENTES DA GUERRA CIVIL NO BRASIL
O humorista Macaco Simão brincou, mas ao mesmo tempo, infelizmente, disse uma grande verdade: "no Brasil não há mais repórteres de rua, mas sim correspondentes de  guerra". Os brasileiro que sente na pele este terror, sabe o que isso representa. Menos nossos governantes, congressistas, membros do Ministério Público e do Judiciário, que parecem viver em outro país, não aqueles que nós, pobres mortais, temos que sobreviver todos os dias. Numa noite dessas, das primeiras dez notícias do Jornal Nacional e do Jornal da Record, oito foram sobre crimes, violência, tragédias, mortes, assassinatos, assaltos, pessoas queimadas. Nos demais telejornais, rádios, na mídia impressa, sites, redes sociais, as notícias policiais já são em muito maior número do que todas as outras. O país chegar a esse ponto não é surpreendente, até porque nas últimas duas décadas o que se viu e ouviu foi a complacência com o crime, a defesa dos direitos humanos dos bandidos, a diminuição de penas, a liberação do reino da crueldade, pela criminosa progressão de pena, que põe na rua celerados apenas para que possam matar e destruir de novo.
 "Por um mundo sem violência, sem armas, sem racismo". A bela frase será repetida todos os dias, porque servirá como base para tentar unir a sociedade pelo esporte, na Copa do mundo de 2014. Para o Brasil, obviamente, ela será mesmo só um mote, uma propaganda vazia. No país da próxima Copa, são os bandidos que comandam as cidades, que determinam como a sociedade deve ficar presa em casa; parece ser deles a decisão de quanto devem cumprir de pena e quando devem voltar às ruas. Nossas autoridades, que nesse quesito só envergonham seu povo, estão cada vez mais frágeis e distantes de nós, vítimas dos crime. Frases bonitas, infelizmente, não mudam a realidade.
 DESABAFO - Nem o experiente delegado Carlos Eduardo, o conhecido Carlão, aguentou e desabafou: não dá mais para suportar o que está acontecendo com os menores criminosos. No final de semana, um menino de 14 anos, armado, junto com outros dois, invadiu a casa de uma parente dele, ameaçando matar a todos. A polícia foi chamada e o menor saiu atirando. Acabou baleado. Tão logo fique curado, sairá do hospital como se nada tivesse acontecido e autorizado a matar de novo. Só as autoridades brasileiras, de todos os níveis, fazem de conta que isso não está acontecendo no nosso país.
 PLANOS FUTUROS - O Mário Português caiu fora do PPS, que, aliás, nem existe mais. Agora é o MD, depois da fusão com o PMN. Mário está analisando convites de vários partidos e nas próximas semanas deve decidir seu rumo. O que o ex-candidato à Prefeitura de Porto Velho, do alto dos seus 37 mil votos pretende mesmo, é entrar para uma legenda que lhe dê suporte para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, a partir de 2015. Em 2016, ele concorre de novo a Prefeito na sua cidade.
 DORMINDO BEM - Três cruéis bandidos mataram uma dentista em São Paulo, queimada. Foram presos, mas ficou por isso mesmo, porque a única indignação que se ouviu foi a da sociedade. Dias depois, sabedores que criminoso no  Brasil tem é muitos direitos, outros animais fizeram o mesmo com outro dentista. Num terceiro caso, também em São Paulo, bandidos queimaram um motorista, depois de um assalto. Tudo isso, toda essa crueldade, sequer tira o sono das nossas autoridades. É como se todas essas tragédias ocorressem com outros povos, não com os brasileiros.
 NOVOS RUMOS - O deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembleia, mudou de rumo. O que, aliás, já se esperava. Hermínio deixou o PSD, onde poderia ficar sem espaço, para escolher, entre várias siglas que já o procuraram, em qual delas ingressará. Ele pode ser candidato ao Governo, como, aliás, tudo indica, mas também, lá na frente, pode optar por concorrer ao Senado. Tudo vai depender do quadro que se formará. Os três principais partidos em que Hermínio pode ingressar: PP, PC do B ou MD. Mas tem mais gente atrás do presidente bom de voto...

INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA -  Grande rolo à vista. O empresário e presidente do Partido Ecológica Nacional (PEN), Kazan Roriz, publicou nas redes sociais duros ataques contra o jornalista Paulinho Andreoli. Coisa que, se não provar, vai dar um grande rombo no seu bolso milionário. Andreoli já se reuniu com advogados, no início da semana e o processo contra Kazan já estariam ingressando no Judiciário. A briga vai longe e certamente vai envolver um pedido também milionário de indenização.
 MUDANÇAS NO TIME -  Mudanças no primeiro time do governo. Júlio Olivar não está mais no comando das comunicações. Volta à área do turismo. De lá, sai Basílio Leandro, que retorna para funções de apoio na Casa Civil. Sueli Davi, assume interinamente o Decom, de novo, até a nomeação do novo titular do cargo. Novas mudanças no primeiro time de Confúcio Moura não está descartadas. Pule de dez é que haverá, em breve, troca de comando na Procuradoria Geral do Estado. Mas isso, por enquanto, é segredo de Estado. Ninguém fala oficialmente.
 PERGUNTINHA -  Quando o caso de criminosos "di menor" são tratados de forma ideológica até pelo ministro da Justiça, que esperança terá a sociedade de ser protegida desses assassinos? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário