sexta-feira, 28 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


JOAQUIM BARBOSA É O PREFERIDO EM PESQUISA NACIONAL

Quase todos os nomes para a disputa da Presidência da República já são conhecidos. Tem Dilma Rousseff e Marina Silva, representando o time feminino. Na turma da esquerda, Lula corre por fora e entra no jogo, se dona Dilma tiver problemas. Tem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o tucano Aécio Neves. Acabou a relação? Nada disso. Se a eleição fosse hoje, haveria outro nome à frente. Para 30% dos eleitores ouvidos em pesquisa nacional do DataFolha, o nome certo para comandar o Brasil é o do ministro Joaquim Barbosa. Ele ficou muito à frente, entre os demais  postulantes ao Palácio do Planalto. Barbosa garante que não será candidato, que isso nunca passou por sua cabeça, mas todos os dias dá entrevistas, opina sobre questões da sua área, mas também fora dela. É duro contra a corrupção, fala o palavreado do povão. Jura que não quer, mas o povo o quer. Mas se não for o próprio, que seja outro brasileiro como ele, que pensa como ele, que age como ele. Certamente há outros Joaquim Barbosa, Brasil afora. E o perfil é o mais importante.

O recado da pesquisa - que é apenas uma fotografia do momento - é que o eleitor está cansado dos partidos tradicionais e, pior que isso, dos políticos tradicionais. Quer o fim da corrupção, um governo gerido pelos grandes interesses nacionais e não por ideologias de grupos, impostas de cima para baixo; quer o fim da violência, quer Justiça, quer ser ouvido. O povo ainda está nas ruas. Até agora, tanto governo quanto Congresso responderam com as mesmices de sempre. Daí Joaquinzão está à frente. Ele pensa, age e faz as coisas do jeito diferente. Lá na frente, pode ser tão pressionado que acabe topando. Se topar, não será fácil tirá-lo do primeiro lugar. Ele se tornou uma nova e concreta esperança. Olho nele!
 
EMANCIPAÇÃO JÁ!
O governador Confúcio Moura e o presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, discordam em quase tudo. Mas quando o assunto é a emancipação da Ponta do Abunã e de Tarilândia, em Jaru, os dois estão unidos. Também fazem parte do grupo que quer ver o assunto resolvido, autoridades como o presidente do TJ, desembargador Roosevelt Queiroz; o representante do Ministério Público Federal, Felipe Albernaz Pires, entre muitos outros. Todos se reuniram esta semana para buscar alternativa para que os dois distritos se transformem em município. Agora vai?

AGORA VAI MESMO...
Finalmente, uma boa  notícia para Porto Velho. O Dnit saiu da sua letargia e conseguiu emitir um documento autorizando o Governo rondoniense (leia-se DER), para fazer as obras da Rua da Beira, na BR 364. A Prefeitura tinha começado, mas como dependia de terceiros, já que não tem estrutura nem equipamento, só poderia fazer um trabalho meia boca. Com o DER não. Desde ontem, dezenas de máquinas, equipamentos e pessoal já estão se deslocando para a obra. Enfim, ela vai sair.E com a qualidade característica de Lúcio Mosquini e sua turma.

EXPEDITO CANDIDATO
Expedito Júnior recebeu grande notícia esta semana. Decisão do TSE que beneficiou um vereador da cidade de Manacapuru, no Amazonas, beneficiou a ele também. O TSE definiu que a punição a quem perdeu o mandato vale da data em que a pessoa perdeu o mandato. Ou seja, Expedito completará seus oito anos de punição, impedido de concorrer a mandato eletivo, no dia 1º de outubro de 2014. Quatro dias antes da eleição. Ou seja, ele será candidato, sim...A que é que não se sabe!

DUPLA NO XADREZ
As prisões do deputado estadual Marcos Donadon e de seu irmão, o deputado federal Natan Donadon,  nesta semana, não é ainda o último capítulo de uma novela que já dura anos, com dezenas de recursos em todas as instâncias, contra a condenação de ambos. A Assembleia Legislativa ainda terá que autorizar a prisão e cassar o mandato de Marco Antonio e a Câmara Federal, o de Natan. Ou seja, o caso ainda terá desdobramentos. Os Donadon estavam, ao menos até ontem, presos na Capital.

NÃO À COPA!
Contam como se fosse verdade. Não se sabe se é ou não. Mas a história é de que o então presidente João Figueiredo, o quarto comandante da ditadura - e quem começou a abertura polícia - refugou a realização da Copa do Mundo no Brasil.  O então presidente da Fifa, João Havelange, foi a ele levar a proposta, em meados dos anos 80. O Presidente teria respondido:  “Você conhece uma favela do Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”. Dizem que a conversa existiu mesmo.

SUPER CIDADE
É de assustar, quando se vê os números relacionados com o tamanho de Porto Velho. A coordenadoria de estradas municipais anuncia que vai recuperar, nesse ano, mais de 1.200 quilômetros de vicinais. Esse total, é um quarto da malha viária rural da Capital rondoniense, que chega a quase 4.900 quilômetros. Mas tem muito mais. O coordenador Dione Barroso, diz que há ainda outros cinco mil quilômetros a serem atendidos só na região de fronteira com o Amazonas. Porto Velho é maior que alguns estados brasileiros. Como cuidar de uma cidade deste tamanho?

PERGUNTINHA
Depois da prisão da quadrilha com quase 70 membros que agia no Detran, qual o próximo escândalo a que o povo de Rondônia será submetido?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário