QUANDO O CONTRIBUINTE É A VÍTIMA E CAIU NAS ARMADILHAS
Inacreditável como é (mal) tratado o consumidor, o contribuinte, muitas vezes transformado em verdadeiro otário pela ganância financeira e tributária. Quanto mais vulnerável, mais fácil de tripudiar sobre ele. É no Brasil todo, e, claro, Rondônia está integrada a esse contexto. O caso das companhias aéreas, multiplicando por dez o valor das passagens entre Porto Velho e o Acre, explorando a desgraça da população isolada, é apenas um pequeno indício. No dia a dia, é impressionantes como também órgãos públicos se aliam não para proteger o pobre cidadão, mas para tirar o que puderem dele. O que aconteceu na madrugada de sexta para sábado, em pleno centro da Capital, é lamentavelmente típico. Era uma blitz da PM na rua Pinheiro Machado, no centro. Veículo placas NDJ 1349, foi apreendido porque estaria com atraso no pagamento de IPVA e outras taxas desde o ano de 2009. O dono do carro seria um caloteiro. Por isso seu carro foi guinchado e o proprietário, cabisbaixo, ficou com a pecha pública de mau pagador.
Mas a história é outra. Pela internet, ao pedir uma Negativa de Débitos Estaduais da Secretaria de Fazenda, o contribuinte passou de caloteiro para vítima. A certidão diz simplesmente que ele não deve nem um tostão em tributos estaduais. No site do Detran, informação diferente. Não teria, a pobre vítima do Estado, pago o IPVA e outros impostos somente em 2013. Ué, mas não era desde 2009? Não. Essa informação, o PM que decidiu apreender o carro, tirou não se sabe de onde. Pesquisando-se mais um pouco: o sujeito não fora informado que tinha que ir ao Detran para pedir os bloquetos para pagar taxas, entre elas, a de bombeiros. Foi por não ter pago a Taxa de Bombeiros de 2013 que o contribuinte sofreu todos os prejuízos. Os demais tributos estavam quitados!
PANACA NA ARMADILHA - A historia deixou claro de como as coisas são feitas para depenar o otário. O carro foi apreendido e, como é carnaval, ficará no pátio do Detran até esta quinta. Todo o mundo volta a trabalhar quarta, mas não o Detran. Então, o contribuinte/idiota terá que pagar cinco diárias pela estadia forçada do seu veículo. Vai pagar ainda uma multa. Pagará também o guincho. Será depenado de todas as formas possíveis, até poder retirar seu veículo. Se isso acontecesse num país sério, já se sabe qual o resultado. Mas aqui não. Aqui, foi só mais um panaca que caiu na armadilha!
ESPÍRITO DE PORCO - Mesmo na desgraça, os boateiros não dão folga. Andava circulando, pela Capital, que a população poderia ficar, de hora para outra, sem água potável. Uma coisa absurda e detestável, que deixa a comunidade de cabelos em pé por um evento que não acontecerá. Só se o rio Madeira subisse mais uns dois metros, a área de captação poderia ser atingida. Mas, se isso ocorresse, metade da Capital, pelo menos, ficaria sob as águas. Tem gente com espírito de porco, que só vive mesmo para infernizar seus semelhantes!
TERRA FANTASMA - São Carlos e Nazaré se transformaram numa terra-fantasma. Durante alguns dias, não haverá viva alma na região. Todas as centenas de famílias que residem nesses dois distritos do Baixo Madeira tiveram que ser retiradas dali, por causa da maior de todas as enchentes que Rondônia já assistiu. Eles estão sendo colocados provisoriamente no ginásio Cláudio Coutinho. Que finalmente está tendo alguma utilidade. Porque nos últimos tempos, não servia para quase nada...
QUATRO VEZES MAIS - Nossa bancada federal se esforça, mas na hora H é o Acre quem sempre leva vantagem. O senador Valdir Raupp conseguiu trazer dois ministros a Porto Velho, para ver a cheia de perto. No final, foram liberados 560 mil reais para ajudar a combater os graves problemas da Capital. Nenhum ministro foi ao Acre. Mas bastou seus representantes abrirem a boca no Congresso, para que a União liberasse 2 milhões e 200 mil, de imediato, para nossos vizinhos. Isso sim é que é prestígio!
MAURÃO NA ÁREANa política, uma notícia importante vem do PP rondoniense. Ao lado do deputado Carlos Magno (unha e carne com o grande líder do partido, Ivo Cassol), Maurão de Oliveira se apresentou em várias cidades do interior como o pré-candidato do partido ao Governo. Como os acordos começam a ser fechados nas próximas semanas, Maurão parece ter o aval de importantes lideranças do partido para ser "o cara". Não se sabe ainda sobre outras possibilidades, como uma aliança do PP com Hermínio Coelho ou com Neodi Carlos. O tema se define em alguns dias.
PACOTE FECHADO -Na sexta-feira da semana que vem, dia 14, vem a Rondônia o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Ele vem conversar com as lideranças do partido sobre a eleição de outubro no Estado. O deputado federal Padre Ton e seu grupo, querem carta branca para acertar acordos e fechar parcerias. Provavelmente não será isso que os petistas rondonienses ouvirão. Rui Falcão vem já com a decisão, lá de cima, de que o PT deve se aliar ao PMDB, como ocorrerá em nível nacional. Nota do PT regional, contestando de certa forma essa versão, não mudará o quadro. Quem decide é a turma de Brasília. E ponto final!
PERGUNTINHA - Será que a partir desta quinta, poderemos começar a comemorar a diminuição da inacreditável enchente do rio Madeira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário