terça-feira, 24 de julho de 2012

Teste da BMW K 1600 GT

 Agora foi vez da BMW K 1600 GT, esta NAVY como foi chamada por onde passava, é espetacular para o que se propõe, é uma verdadeira estradeira. Gostaria de compartilhar com você sobre o som do motor, é de arrepiar quando vira o acelerador e deixa os 6 cilindros berrar…. é o máximo!!

Dados do teste no dinamômetro:
Potência no Motor: 159,04cv
Potência na Roda: 138,3cv
- velocidades de cada marcha no velocímetro:

1° marcha 100Km/h
2° marcha 140Km/h
3° marcha 170Km/h
4° marcha 210Km/h
5° marcha 250Km/h
6° marcha 275Km/h



___________________________________________________________________________________________
No Trânsito
Bem, claro que não é a proposta do modelo, mas da para andar sim, o primeiro passo seria retirar os alforjes, porque deixa a moto muito larga, segundo passo evitar o pico do transito, desta forma da para usar no dia a dia numa boa.

Na estrada
Este sim é o habitat dela, uma das motos mais confortáveis que pilotei até hoje, tanto para piloto como para o garupa.

Velocidades:
Com controle de tração ligado bati os 250Km/h a +- 7.000rpm, depois fiz teste com controle desligado e cheguei a 265Km/h. Uma marca impressionante foi o tempo de 0 a 100Km/h em 3,20 segundos e de 0 a 200Km/h , apenas 12,10 segundos.

Notei que em linha reta ela é estável mesmo batendo os 265Km/h, mas em curvas de alta acima de 200Km/h não gostei, me parece que faltou rigidez na suspensão, mesmo deixando as regulagens na posição com garupa e esportiva que deveria dar maior dureza e estabilidade em alta. Resumindo, até 200Km/h ela se comporta muito bem em curvas, ela é na mão, após isso deixa a desejar, claro que este modelo não foi feito para andar esportivamente, mas é bom saber sobre o conjunto se é perfeito para a potência do motor.

Pára-brisa
Este é umas das maravilhas que este modelo se destaca. Ele é regulável eletronicamente por um botão no punho. Peguei uma chuva forte e levantei o parabrisa que cortava o vento e a chuva que era uma beleza, até para conversar com garupa ele é útil.

Mais opcionais
- Porta luvas do lado esquerdo, e do lado direito tem um pequeno porta luva com saída USB para carregar algum eletrônico, tipo celular, etc…

- Manoplas e bancos aquecidos, você regula a temperatura pelo punho;
- Espaço para GPS, rádio, auto falantes,
- Piloto automático…

Painel (vídeo das funções)
Muito completo, tem tudo que você possa imaginar, marca todas as funções possíveis…

Farol

Quando liga a moto o farol regula a altura automaticamente, ilumina muito bem, e possui um design lindo parecido com os carros BMW (neon)

Transmissão
A transmissão final é feita por eixo cardã, que possui a durabilidade paralela com a moto em si, sem manutenção.

Freios
Motoca possui freios ABS bem sensíveis, o que me chamou atenção neste quesito é o tamanho avantajado do disco de freio traseiro, que é necessário para frear o modelo que pesa mais de 300Kg.

Controle de tração
Perfeito para o modelo deixando a pilotagem segura e tranqüila. Achei muito sensível o controle de tração, até em pequenas imperfeições no asfalto eu sentia o motor cortar mesmo em bumps pequenos, tipo emendas em viadutos.

O controle de tração atua tanto que em estrada de terra cheguei fazer um teste em primeira marcha, virei o acelerador de uma vez, resumindo, a moto quase não andava, o controle estava em ação não deixando a roda de traz patinar, a moto andava bem devagar, a atuação é tão grande que fiquei impressionado; muito bom mesmo.

Motor
São 6 cilindros com 1600cc, que produz 160Hp e gera um som maravilhoso, possui grande torque que empurra tranquilamente os 306Kg, deste modelo. Possui 3 níveis de mapa do motor: RAIM (chuva), ROAD (estrada) e dinâmic (máxima performance)

Suspensão
Possui regulagens eletronicamente, na posição conforto na minha opinião é muito macia, preferi deixar na esportiva , mas falta um pouco de dureza, especialmente para retardar a velocidade de retorno.

Suspensão dianteira (foto Catherine Espinosa)
Tanto a dianteira quanto a traseira são mono-choque. Sendo que a balança traseira tem um lado só para fixação da roda.

Bico para encher o pneu esta em uma posição diferente que estamos acostumados, ficou show de bola.

Consumo
Moto econômica, vamos as medições:

100KM/h faz 24,39Km/l
120Km/h faz 20,83Km/l
140Km/h faz 16,39Km/l
160Km/l faz 12,34Km/l

Andando em media de 120Km/h dando picos até 240Km/h ela faz 12,18Km/l
Modelo possui pezinho e cavalete central, mesmo com o grande peso é fácil colocar o cavalete central.

Alforjes
São rígidos, muito bons, é fácil colocar e retirar. Mas indico apenas usar apenas quando for necessário, porque é fácil na hora de subir e descer da moto raspar a bota nos alforjes riscando a pintura, tem que prestar atenção.

Buzina
Realmente este é um ponto negativo, a buzina tem um delay ao acionar o botão, este atraso da emissão do som é extremamente perigoso em caso de emergência, porque buzina é instalada na moto para alerta e isso não tem tempo a perder, um delay pode causar acidente.

No trânsito principalmente eu nem tentava acionar a buzina, no corredor com as outras motos eu usava o som do motor mesmo. Este tipo de buzina a BMW tem que melhorar urgente.

Dados Técnicos BMW K1600 GT

Motor
Tipo Motor de 6 cilindros em linha
4 tempos
4 válvulas por cilindro
Refrigeração a água
Diâmetro / curso xxxx
Cilindrada 1.649 cc
Potência máxima 160 cv / 7.750 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 175 Nm a 5.250 rpm
Taxa de compressão 12,2:1
Preparação do combustível / gestão do motor
Catalisador 3 vias com sonda Lambda
Norma de gases EU-3
Desempenho
Velocidade máxima > 265 km/h no velocímetro
Combustível xxxx

Alternador / Autonomia xxxx
Alternador / Autonomia 580 W / —
Bateria xxxx

Transmissão xxxx
Embreagem xxxx
Câmbio 6 marchas

Transmissão Cardã
Ciclística / freios xxxx
Quadro xxxx

Suspensão dianteira BMW Motorrad Duolever com ESA
Suspensão traseira BMW Motorrad Paralever com ESA, balança traseira monobraço de alumínio
Curso da suspensão dianteira / traseira 125mm /135 mm
Distância entre eixos xxxx
Trail xxxx
Ângulo da coluna de direção xxxx

Rodas
Roda dianteira 3,50 x 17″
Roda traseira 6.00 x 17″
Pneu dianteiro 120/70 – ZR 17
Pneu traseiro 190/55 – ZR 17

Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 320 mm
com pinças de 4 pistões
Freio traseiro Disco simples de 320 mm
com pinça flutuante de 2 pistões

ABS
Dimensões / pesos
Comprimento (mm) 2,324 mm
Largura (mm) 1,000 mm
Altura (mm) 1,440 mm
Altura do banco (mm) 810 mm / 830 mm
(800 mm / 780 mm opcional)
Curvatura das Pernas xxxxx
Peso em ordem de marcha 1) 332 kg
Peso seca 2) 306 kg
Peso total permitido xxxx
Carga útil (com equipamento de série) xxxx
Capacidade do tanque de combustível 24 litros
Reserva 4 litros

Conclusão
Excelente moto, uma das mais confortáveis que já pilotei, econômica, motor forte, super segura com toda eletrônica que a BMW instalou no modelo. Para quem deseja uma moto, segura, confortável, econômica, fácil de pilotar, tem dinheiro; esta é a moto…
Fonte: Marcos Branco - http://www.motoesporte.com.br/











Nenhum comentário:

Postar um comentário