sábado, 14 de julho de 2012

Dor. Tire essa idéia da cabeça

Ai, que dor de cabeça.
De acordo com várias pesquisas, apenas 3% da população tem o privilégio de nunca ter uma dor de cabeça ou cefaleia na vida. Trata-se, portanto, de um mal que ationge milhões de pessoas diariamente, afetando as relações com a família e os amigos, além da produtividade no trabalho. Este  impacto é tamanho que a qualidade de vida de pessoas com enxaqueca é considerada pior quando comparada com a de pessoas comn diabetes, hipertensão arterial e artrite. Apesar disso, muitos pacientes não procuram auxílio médico e os que o fazem demoram em média 5 anos.

Enxaqueca ou dor de cabeça?
Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça. Na verdade as cefaleias são divididas em primárias e secundárias. As secundárias, como o nome diz, são ocasionadas por outras doenças (tumor cerebral, meningite etc). Já nas primárias, que felizmente são a grande maioria, as dores não decorrem de outras doenças. Destas, a mais comum é a cefaleia do tipo tensão. Estima-se que 78% da população vai apresentar uma crise pelo menos uma vez na vida, Já o tipo que mais incomoda e leva as pessoas aomédico é a enxaqueca. Neste caso, as dores são mais intensas e incapacitantes e muitas vezes se acompanham por outros sintomas como náuseas e intolerãncia à luz e ao barulho. Confira a seguir as principais características das enxaquecas e das cefaleias do tipo tensão.

Como reconher:
ENXAQUECAS -  duração da crise:  - As crises duram, em média, de 4 a 72 horas
A dor:
É unilateral
É latejante (pulsa)
É moderada ou forte
Piora com atividade física

Durante a dor, pode haver:
Náuseas/vômitos e/ou intolerãncia à luz e ao barulho

CEFALEIA TIPO TENSÃO 9TENSIONAL) - duração da crise:
As crises podem durar de 30 minutos até 01 semana
A dor:
É bilateral
É em peso/pressão (não lateja)
É leve ou moderada
Não piora com atividade física

Durante a dor, não há:
Náuseas/Vômito nem intolerãncia à luz e ao barulho

Quando procurar um médico:
Deve-se procurar o médico quando as dores de cabeça:
Se apresentartem mais de duas vezes por mês por mais de 03 meses
Se iniciarem de forma súbita (como se algo explodisse na cabeça)
Embora esparsas, não melhorarem com analgésicos
Mudarem de padrão
Forem sempre unilaterais (de um lado só da cabeça)
Se associarem a febre e outros sintomas
Se associarem a esforços físicos
Se iniciarem após os 50 anos de idade
Se iniciarem após traumatismo craniano (pancada na cabeça)

Cefaleia tem tratamento
Nos útlimos anos, a Medicina evoluiu muito na compreensão dos motivos que levam uma pessoa a apresentar cefaleia. Isto permitiu desenvolver tratamentos muitos eficazes. Tudo começa por uma boa consulta médica. O médico, após detalhada avaliação, vai diagnosticar qual ou quais os tipos de dor de cabeça que a pessoa apresenta. Em seguida, na maioria das vezes sem necessidade de exames complementares, vai orientar o tratamento. Nas crises leves e esparsas, muitas vezes, o uso de analgésicos comuns e um breve período de repouso são suficentes. Nas crises mais fortes (como nas enxaquecas) e recorrentes, medicações para as crises (tratamento agudo) e para evitar as crises (tratamento preventivo) são necessárias. Neste caso o acompanhamento de perto por um neurologista é sempre recomendado. ASlém das medicações, gerenciar melhor o estresse, praticar exercícios regulares e identificar e evitar os fatores deflagradores das crises são atitudes que podem contribuir positivamente. Agindo assim, a maioria das pessoas apresenta uma diminuição im portante na intensidade e frequência das crises, o que repercute de forma positriva  na qualidade de vida.
Fonte: Revista Médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário