sábado, 21 de julho de 2012

Opinião de Primeira

PORQUE A AGÊNCIA REGULADORA DA
ENERGIA NÃO PUNE A ELETROBRAS?
Há uma luz no fim do túnel? A agência reguladora das comunicações, a Anatel, puniu operadoras país afora pelo péssimo serviço prestado aos consumidores. Aqui em Rondônia, foi a TIM a punida. A partir de segunda-feira, a empresa não pode mais vender linhas de celulares e outros serviços, até que melhore a qualidade do seu atendimento, melhore a qualidade do sinal, implante novas torres, enfim, cumpra o que prometeu quando inundou o mercado com seus aparelho, chips e serviços de internet. É um sinal de que, até que enfim, os direitos dos consumidores estão sendo levados a sério. Não é mais possível se pagar por um serviço que deveria ser de Primeiro Mundo – pelos custos – mas o que se recebe é uma migalha de retorno. Mas tem mais: a Anatel pune empresas privadas, que visam o lucro e que estão desrespeitando o consumidor, então porque agências reguladoras dos serviços públicos, como a Aneel, não fazem o mesmo?

Se agisse com algum rigor em Rondônia, a Eletrobras seria obrigada a prestar um serviço de qualidade aos rondonienses e, mais que isso, teria que explicar os abusivos reajustes nas contas de energia, que estão deixando desesperadas centenas e centenas de famílias. Depois das operadores dos serviços de celular, a Eletrobras Rondônia é a campeã em reclamações, só que, com ela, nada acontece. O serviço 0800 é um arremedo, no geral; falta energia seguidamente em várias cidades; os preços são impostos sem qualquer informação ao consumidor e, quando ele pede para que o relógio que contabiliza o consumo seja revisado, para acompanhar a revisão tem que viajar a Minas Gerais, porque aqui não tem esse serviço. A cacetada que atingiu a TIM e outras operadoras deveria vir com muito mais força contra a Eletrobras. Ela sim, está imune e impune. E o consumidor é que se dane!

MAIS MUDANÇAS
Em entrevista que concedeu esta semana ao programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, Confúcio Moura deixou no ar (literalmente), que poderão haver mais mudanças no secretariado. Mas não um pacotaço, com mudanças em vários setores ao mesmo tempo, como chegou a ser veiculado na mídia. O governador disse que mudará na medida em que achar que determinado secretário não acompanha o ritmo da sua administração, não traga resultados do seu trabalho e que não fale a mesma linguagem dele, governador. Provavelmente depois das eleições de outubro, haja sim, pelo menos duas ou três trocas em secretarias.

BLOCO NA RUA
Depois de meses de uma duríssima temporada de chuvas, a Prefeitura da Capital colocou o bloco na rua e está dando uma grande melhorada na cidade. E não só em ruas e avenidas principais, mas também em pequenos trechos de ruas, que ficaram esburacadas pelo força do aguaceiro. Roberto Sobrinho colocou à frente das obras a incansável Miriam Saldaña, que está dando conta do recado. Melhorou – e vai melhorar mais ainda – a situação das ruas e avenidas da Capital.

FERVENDO
Uma das disputas mais acirradas por Prefeituras no Estado certamente está acontecendo em Vilhena, que foi reduto político, durante muitos anos, da família Donadon. Os dois candidatos, fortes, que estão disputando pau a pau o voto do eleitor são o atual prefeito, José Rover e o deputado estadual Luizinho Goebel. O clima no extremo sul do Estado está fervilhando, ao contrário da Capital, onde sequer ainda ficou morno. Vilhena assistirá a uma das mais complexas corridas eleitorais, em 7 de outubro. Recém começou a campanha e o quadro já de temperaturas superelevadas...

UM DIA INTEIRO
No próximo dia 1º de agosto, uima quarta-feira, Porto Velho vai viver 24 horas de grande festa. Vão ser 24 horas de programação, começando às sete da manhã, atravessando o dia e entrando noite adentro, até a madrugada de quinta, dia 2. Será a chamada “Virada Cultural”. A proposta é da prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, como parte das extensas atividades que realizará em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A festança será daquelas à altura de uma festa de 100 anos.

FORÇAS SOBRENATURAIS
Lúcio Mosquini assumiu o comando também do Deosp com duas missões importantes: concluir as obras do Palácio Rio Madeira e do Teatro Estadual. Ambas estão atrasadas, mas a construção do teatro é alguma coisa inacreditável. Lá sim, parece que há forças sobrenaturais que não permitem a conclusão dos trabalhos. Já se passaram duas décadas e quatro governadores e nada do teatro ser entregue à população. Mosquini vai chamado para desenrolar esse nó. Tomara que consiga, porque não dá mais para esperar tanto tempo.

SETE MIL
Junta Comercial e Sebrae divulgaram um número surpreendente sobre Rondônia. Mesmo com toda a burocracia e riscos do momento da economia nacional, mais de sete mil novas empresas foram criadas no Estado, somente no primeiro semestre deste ano. É um dado impressionante, que deixa claro o crédito que empresários de todos os tamanhos dão ao futuro da nossa terra. Empresas representam desenvolvimento, empregos, impostos, oportunidades e justiça social. Tudo no mesmo pacote.

PERGUNTINHA
Você já sabe em quem vai votar para Prefeito e Vereador nas eleições de 7 de outubro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário