terça-feira, 31 de julho de 2012

As melhores ferramentas e estratégias para a produtividade

Transforme sua atividade em conquista . A produtividade não é um acidente. É uma decisão.

O legendário treinador John Wooden disse: “Não confunda atividade com conquista”. Você pode estar ocupado do momento em que seu despertador toca de manhã até o momento em que sua cabeça se encosta no travesseiro à noite, mas você está conquistando algo significativo em direção à completude de seus objetivos? Você está fazendo progressos ou correndo no mesmo lugar?

Tome hoje a decisão de parar de perder tempo – ou simplesmente gastar tempo – e, ao invés disso, invista algum tempo em aprender como você pode ser mais produtivo nas áreas da sua vida que realmente importam.

Nosso time reuniu dicas e estratégias de experts e também de leitores para melhorar sua produtividade no escritório, em casa e na vida. Leia as nossas favoritas e sinta-se à vontade para participar da discussão e compartilhar algumas próprias experiências.

Planeje seu dia.
Apesar de muitas pessoas confiarem em seus calendários virtuais, pôr no papel eventos e coisas a fazer em um planejamento diário força você a gastar alguns minutos todos os dias definindo objetivos de curto prazo e priorizando tarefas. O planejador de Franklin Covey é um queridinho clássico. Outros leitores descobriram o The 7-Minute Life Daily Planner (Planejador de Vida Diário de 7 Minutos), de Allyson Lewis, que sugere um estratégia de “5 antes das 11” – fazer cinco coisas que você precisa fazer antes das 11h da manhã.

Liste seus objetivos.
Desejos e sonhos são apenas fantasias até que você os identifique, ponha-os no papel e crie um plano para conquistá-los.

Determine o seu melhor momento do dia.
Você é uma coruja noturna? Uma flor da manhã? Pode ser que você já saiba quais são os seus momentos de pico de energia e criatividade durante o dia. Se não, pegue uma semana e anote os momentos do dia em que você está com mais energia e atenção. Quando você trabalha rápida e criativamente? Quando você comete mais erros? Assim que souber seus horários de pico, agende atividades de acordo com eles, tendo em mente que todos têm seus altos e baixos durante o dia; é o que fazemos com eles que conta.

Diário.
Um diário é um englobador de pensamentos, ideias, discussões, números de telefones, tarefas, planejamentos, lembretes, etc. Mantendo um diário, você terá que procurar em um único lugar quando quiser rever ideias, pensamentos e planos. Como o consultor Jim McMonagle diz: “Meu diário é minha ferramenta de produtividade. Ele me mantém focado no que é mais importante todos os dias”.

Tenha um parceiro de “performance de pico”.
Uma vez por semana, encontre-se com outra pessoa engajada com seus objetivos. Discutam suas conquistas, suas perdas, seus consertos e suas ideias e desafiem um ao outro por melhores resultados no ano seguinte.

Repense e renove.
O historiador Arnold Toynbee disse: “Nada falha mais que o sucesso”. Usar estratégias velhas para enfrentar circunstâncias novas pode estar impedindo você de chegar mais longe. Stephen Covey recomenda que você tire um tempo pra repensar. “Temos que examinar nossos paradigmas (nosso ponto de vista), nossas ferramentas e nossas habilidades para determinar se estamos abordando o problema da maneira correta. Como um primeiro passo, pode ser que tenhamos que dar um passo para trás para nos certificarmos de que definimos o problema corretamente. Daí, temos que ver se, baseados nas evidências de resultados ou falta deles, precisamos de uma nova abordagem”. Se você perceber que precisa de novas ferramentas ou habilidades, não se desencoraje. “Essa pode ser uma proposta animadora porque você provavelmente descobrirá o crescimento e o desenvolvimento no processo – isso é sucesso!”.

Tradução & Edição: Lumos Traduções - Darren Hardy é editor-chefe da revista Success, publicada nos EUA, cargo no passado ocupado por autores consagrados como Napoleon Hill, O.G. Mandino e W. Clemente Stone. Autor do best-seller The Compound Effect (O Efeito Composto). Darren se dedica a ensinar sobre desenvolvimento pessoal há mais de 15 anos, já tendo fundado dois canais de televisão (nos EUA) dedicados ao crescimento pessoal e sendo anfitrião de diversos programas de rádio e TV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário