domingo, 22 de julho de 2012

Opinião de Primeira

CONFÚCIO E O PMDB SE EQUILIBRAM
NUMA LINHA TÊNUE DE CONVIVÊNCIA
O PMDB tem o Governador do Estado, mas as relações com ele não tem sido fáceis. Confúcio Moura tem um estilo próprio, suprapartidário e segue suas ideias e projetos. Se eles agradarem ao partido, tudo bem. Senão, serão feitos do mesmo jeito. Os peemedebistas estrilam, mas só da porta para dentro. Para fora, mantém o discurso de que Confúcio já está colhendo bons resultados do que plantou e que, quando encerrar esse mandato, estará apto a disputar a reeleição. O presidente nacional da sigla, senador Valdir Raupp e a deputada federal campeã de votos, Marinha Raupp, evitam falar publicamente, mas internamenter têm feito muitas queixas. O PMDB de Porto Velho também, embora haja situações em que até o partido até ache corretas ações de Confúcio, como mudança no Deosp. Houve compreensão de que Abelardo Castro Neto não conseguiu cumprir as metas dadas pelo Governador. O que o PMDB gostaria, contudo, é que o substituto dele fosse um nome indicado pelo partido. Lúcio Mosquini é do PMDB, mas sua escolha foi pessoal do Governador.

Mas o PMDB não discorda em tudo com Confúcio. Um importante nome do partido comentou, que apesar das divergências e da pouca atenção ao PMDB, Confúcio faz um bom governo. “Ele não é de fazer salinha de aula, faz escolas de alta qualidade; não faz postinho de saúde, constrói grandes hospitais”. Ou seja, embora divirja do seu companheiro no poder, hoje, há peemedebistas reconhecem que o governo está começando a dar bons resultados. A verdade é que a relação de Confúcio Moura com seu partido não será fácil, como não o foi até agora. Mas o sucesso dele influirá decisivamente no futuro da sigla. O PMDB quer mais voz ativa no poder estadual. Confúcio mantém seu jeito pessoal de governar. É nessa linha tênue que Governador e seu partido estão convivendo.

HORA DE TRABALHAR!
O governador Confúcio Moura não quis dizer o nome, mas falou com todas as letras e no microfone da Rádio Parecis, que há secretário chegando para trabalhar perto do meio-dia. Ou havia, já que ele não deixou bem claro. Ao ser questionado pelo jornalista Sérgio Pires se haveria mais demissões e mudanças na sua administração, o governador deixou claro que quem não dançar conforme a música tocada pelo chefe, vai receber o bilhete azul. Como diz aquele apresentador de TV: “Você está demitido!”...

SÓ UM INCÔMODO
A tendência óbvia é que não vá dar em nada, mas mesmo assim, é um problema para os irmãos Viana, que mandam no Acre. O Ministério Público Eleitoral pediu ao TSE a cassação do então governador do Acre, Tião Viana, do seu vice, Carlos Cesar Correia de Messias, do irmão do governador, o senador Jorge Viana (PT), e seus suplentes. Tudo por abuso de poder econômico e “orientação editorial da grande mídia”, em favor deles, quando candidatos. Os petistas da família Viana comandam a política do nosso estado vizinho. Vão se incomodar, não mais que isso...

ONDE ESTÃO?
Quando o IBGE anunciou que em Rondônia haviam cerca de 300 mil pessoas vivendo com menos de 100 reais por mês, ou seja, abaixo da linha da pobreza, poucos acreditaram. O governo do Estado decidiu então criar o programa FutuRo e colocou pesquisadores de casa em casa, em todas as cidades. Em algumas delas, como a progressista Nova Brasilândia, os números encontrados foram de estarrecer: a pobreza extrema atinge quase 30% da população. Números piores foram computados em outros municípios. Ou seja, o IBGE estava certo!

JOGOS OLÍMPICOS
Começa nesta próxima quarta-feira mais uma Olimpíada, um dos momentos mais sensacionais do esporte mundial. O Brasil dis0puta em várias categorias e tem chances de voltar com muitas medalhas. Poderia até ir mais longe, se o esporte amador fosse realmente apoiado com força no país. Competições imperdíveis serão disputadas até 12 de agosto. A transmissão exclusiva de toda a competição que mobiliza o Planeta será da rede Record de Televisão (aqui no Estado, TV Candelária, Canal 11 no Canal Aberto e Canal 25 na TV a Cabo), além da Record News (Canal 58. Imperdível.

OITO NA BRIGA
Mais um final de semana em que os candidatos na Capital – agora são oito, porque o do PSTU foi impugnado pela Justiça Eleitoral – saem para as ruas em busca de contato com o eleitorado. Estão no páreo: Mauro Nazif, Lindomar Garçon, Fátima Cleide, Mário Português, Mário Sérgio, Mariana Carvalho, Pastor Aluízio e José Augusto. Uma amálgama de nomes e partidos numa corrida eleitoral que só começará a envolver o eleitorado mesmo na segunda quinzena de agosto. A eleição, no primeiro turno, será em 7 de outubro.

CAINDO DE PAU
Já faz uma semana, mas principalmente nas redes sociais, ainda repercute a entrevista da ex-primeira dama Roseane Collor, reclamando que “só”! recebe 18 mil reais de pensão do ex-marido, Fernando Collor de Mello. A indignação dos internautas é unânime. Roseane contou a história de uma amiga, recém separada, que ganha do ex nada menos do que 40 mil reais. Pra que! O cacete baixou na primeira dama, que nas redes sociais é atacada com fúria por causa da sua pedida de pensão...

PERGUNTINHA
Quantos servidores federais vão anunciar greve nacional, somando-se às mais de duas dezenas de categorias que estão tentando paralisar o país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário