terça-feira, 10 de julho de 2012

Opinião de Primeira

RONDÔNIA GANHA HOJE UM DOS MAIS
IMPORTANTES HOSPITAIS DO BRASIL
Hoje é uma data para entrar na história de Rondônia, para ser colocado na memória entre os grandes avanços que nossa terra, tão distante dos maiores centros, mas com um povo que dá exemplos para o restante do país. A inauguração do Hospital do Câncer, filial praticamente idêntica à sede principal do hospital de Barretos, é um momento ímpar de avanço, de melhoria, de proteção a milhares de doentes. Só no primeiro ano, o Estado economizará mais de 25 milhões em recursos do TFD (Tratamento Fora do Domicílio), porque cerca de seis mil rondonienses que estão em tratamento de vários tipos de câncer, não precisarão mais se deslocar para Barretos, para dar continuidade ao combate à terrível doença. Há ainda o aspecto humano, da maior importância. Os doentes poderão ser acompanhados aqui perto, por suas famílias. Quando se deslocam par ao interior de São Paulo, a mais de 2.500 quilômetros, muitos ficam distantes dos seus, solitários, sofrendo, sem o apoio daqueles que os amam. E ter esse tipo de apoio é uma parte essencial da luta contra o câncer.

A abertura das portas do Hospital do Câncer, ao lado do HB, em Porto Velho, é portanto uma vitória de todos os rondonienses. É o resultado de uma grande luta do Governo do Estado, das autoridades de todos os poderes, da classe médica, de empresas, dos órgãos de comunicação que apoiaram a iniciativa desde o primeiro momento. E é também uma demonstração clara de apoio dos comandantes do Hospital do Câncer de Barretos com a comunidade de Rondônia, que, proporcionalmente, é o Estado brasileiro que mais envia doentes para serem tratados. Mas é, mais que tudo, um grande avanço para a saúde pública da população, exatamente um setor onde ainda estamos lutando para chegar a um patamar ao menos aceitável. O Hospital do Câncer de Rondônia é uma realidade. Por isso, temos que comemorar.

SÓ BLEFE?
Pode ser só blefe, mas o anúncio até ontem era de que os ônibus entrariam em greve a partir desta terça, em Porto Velho. Motoristas e cobrados querem aumento salarial e outras vantagens. Para quem conhece o ramo, há os comentários maldosos de sempre: a manobra é feita em parceria com os empresários, quando a meta é aumentar o preço das passagens. Pressionada pelo risco da cidade ficar sem transporte, a Prefeitura acaba cedendo e permitindo o reajuste das passagens. Portanto, só durante o dia se saberá se a tal greve é blefe ou não.

MESMO DISCURSO
Aliás, o caso dos ônibus é, mais uma vez, praticamente unanimidade no discurso de todos os principais candidatos à Prefeitura da Capital. A questão da falta de qualidade neste serviço é assunto que se arrasta há muitos anos, décadas talvez. Ouve-se, de novo que, se eleito, o candidato vai abrir o sistema de transporte coletivo para novas empresas, ampliar a concorrência, oferecer novas alternativas aos passageiros. Mais ou menos o que se assistiu em campanhas passadas. Na Hora H, contudo, permaneceram as mesmas empresas de sempre. Será que dessa vez vai mudar mesmo?

SEM ADVERSÁRIO
Moleza mesmo terá o rondoniense Izael Dias Monteiro, atual prefeito da pequena mas progressistas comunidade de Cabixi. Será um dos poucos no Brasil (há apenas um outro caso semelhante, no Maranhão), em que ele irá para as urnas em outubro sem adversário. Ou seja, só não será eleito se perder para si mesmo (claro que é uma brincadeira!). Izael, que foi prefeito tampão depois que seu antecessor foi cassado, reuniu vários partidos em torno do seu nome e só ele vai concorrer à própria sucessão. Cabixi, portanto, já sabe quem será seu futuro prefeito.

TURBINOU
Não se pode negar que a adesão do ex-secretário de Finanças do Estado,. José Genaro, como companheiro de chapa do empresário Mário Português, deu uma turbinada na chapa. O também empresário Ailton Arthur, que faz grande sucesso no ramo imobiliária, decidiu renunciar, pressionado pela família e porque a política não é seu forte. Genaro fez sucesso cuidando das finanças do Estado e certamente tem um nome mais conhecido pela população. Ailton continua no grupo, mas como apoiador.

GRANDE PERIGO!
Mais um grave problema nacional, denunciado na edição desta semana da revista Veja: o alcoolismo está tomando conta da vida de milhões de jovens brasileiros. Um em cada três deles se embriagou pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, afirma a poderosa publicação. E vai mais longe: beber ainda muito jovem aumenta em até 70% o risco de dependência de drogas. Tem crianças de até 12 anos enchendo a cara. Terrível!

É CEDO AINDA
Mauro Nazif, Fátima Cleide, Lindomar Garçon, Mariana Carvalho, Mário Português são os nomes que saíram na frente nas conversas sobre o primeiro turno da eleição na Capital. José Augusto e Mário Sérgio também podem entrar no páreo, embora ainda sejam citados, ainda, com menos intensidade. O que isso significa? Que na verdade é tudo muito cedo e o que a grande maioria dos eleitores ainda não tem a mínima ideia em que vai votar. A eleição está aberta totalmente e as chances dos principais nomes são praticamente iguais. Pelo menos até agora.

PERGUNTINHA
Até quando as autoridades vão permitir a bagunça, até o amanhecer, que ocorre praticamente todos os dias na esquina das ruas Pinheiro Machado com Tenreiro Aranha, no centro da cidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário