quarta-feira, 18 de julho de 2012

Opinião de Primeira

COLLOR, UMA LIÇÃO RECENTE QUE
OS BRASILEIROS NÃO APRENDERAM
Alguém aí lembra dos estudantes caras pintadas? Pois muitos deles, que hoje vivem das benesses de verbas oficiais, apareceram nas ruas, em agosto de 1992, exigindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Ele mesmo: o caçador de marajás, o político que ia reconstruir o Brasil; acabaria com a inflação e nos colocaria no Primeiro Mundo. Collor tinha sido eleito com quatro milhões de votos a mais que Lula, seu adversário. O debate entre os dois tinha sido editado pela TV Globo para beneficiar o candidato que acabaria eleito. No cargo, Collor invadiu a poupança, cortou cargos, anunciou medidas duras, mas nada adiantou. Menos de um ano e meio depois da posse, a inflação estava em 400% e o governo dele começou a balançar, com o surgimento das primeiras denúncias de corrupção. O homem por trás de tudo: Paulo César Faria, seu tesoureiro de campanha. Em 29 de dezembro de 92, dois anos depois de eleito, Collor e sua esposa, Roseane Collor de Mello, desceram a rampa do Planalto pela última vez. Ele foi cassado e teve seus direitos políticos perdidos por oito anos.

Vão se completar 20 anos. Collor era chamado de quadrilheiro, ladrão e bandido por Lula e o PT, na época. Hoje, Lula e sua turma vivem de mãos dadas com Collor, que voltou à política e é senador por Alagoas. Absolvido no Supremo, ele se considera injustiçado. Nado do mal que causou para seu país e para seu povo, enquanto no poder, fazem parte das suas lembranças. E nem da lembrança dos alagoanos, que ainda o elegem. Nem de Lula e sua turma, que o querem agora como aliado. O Brasil perdeu, nessas últimas duas décadas, a oportunidade de se corrigir pela dor. Ao contrário, pioramos nesse quesito. Collor pode ser considerado um trombadinha, ante a roubalheira institucionalizada em vários setores. Foram anos perdidos...

DE OLHO
Candidatos que já passaram pelo crivo do TRE e iniciaram a campanha, têm que redobrar os cuidados para não ultrapassarem limites da propaganda eleitoral. A Justiça está de olho, mobilizando grande equipe. Inclusive uma centena de jovens que vão atuar como voluntários. Denúncias sobre irregularidades também podem ser feitas pelo fone 148 e o denunciante não precisará se identificar. Com o ação do Ministério Público Eleitoral, livrando a sociedade dos ficha sujas e com a ação de combate à propaganda ilegal, poderemos ter uma eleição realmente limpa, neste ano.

CEM ANOS
Está tudo sendo preparado para uma grande festa do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no próximo dia 1º de agosto (uma quarta-feira), em Porto Velho. Shows, discursos, exposições e a presença esperada de um grande público vão marcar a data. Vários artistas já estão trabalhando na área, fazendo pinturas, inclusive na velha locomotiva Maria Fumaça, que até deverá voltar a andar num pequeno trecho. A EFMM também poderá se transformar em patrimônio da humanidade. Intensa campanha nesse sentido está sendo realizada no Estado.

DÚVIDAS NO PT
Entrará mesmo, de corpo e alma, o prefeito Roberto Sobrinho na campanha de Fátima Cleide? No lançamento do dupla Fátima-Miguel de Souza, Sobrinho garantiu que sim. Mas sabe-se, nos bastidores, que a divisão entre os grupos liderados pela candidata do PT e o atual prefeito é enorme. O que se ouve é que o atual alcaide da Capital ficaria neutro no processo e que, seu pessoal poderia apoiar Mário Sérgio, seu secretário por vários anos e com quem essa turma tem muito mais afinidade. Mas, ao menos nas fotos oficiais, a dupla petista Fátima e Sobrinho anda distribuindo sorrisos. Juntos.

ATRÁS DO VOTO
O empresário Mário Português tem andado como nunca. Já percorreu vários bairros da Capital e nesta semana inaugura seu comitê central de campanha, na avenida Nações Unidas. Vem com apoios importantes tanto no mundo político quanto empresarial. Agora, está batalhando muito para chegar onde o povo está. É um desafio e tanto para ele, empresário de grande sucesso, mas estreante na política. Pode se tornar uma surpresa na eleição municipal deste ano, em Porto Velho. Está correndo trecho, atrás do eleitorado.

FICANDO MORNO
Os demais concorrentes também começam a acelerar. Mauro Nazif, Lindomar Garçon, José Augusto, Pastor Aluízio, Mário Sérgio, Mariana Carvalho já estão ou nos preparativos finais para tocar suas campanhas com força total, ou já as estão colocando nas ruas. O clima nos últimos dias é ainda frio, mas a tendência é que fique pelo menos morno daqui para a frente. Na segunda quinzena de agosto esquenta de vez, com a chegada do horário eleitoral gratuito e, dali em adiante, imagine-se que as coisas vão ferver. Até agora, só foi pedida a impugnação do candidato do PSTU.

SÓ A PONTA
O novo escândalo de desvio de dinheiro público, nas obras da Ferrovia Norte-Sul, mostrou até agora apenas a ponta do iceberg. O Ministério Público já denunciou vários envolvidos e levantamentos oficiais já indicam desvios de algo em torno de 100 milhões de reais. Já foram investidos perto de 6 bilhões na obra, mas os trilhos apenas ligam o nada a lugar nenhum. Tem ainda muito o que descobrir, porque os desvios podem ter sido muito, mas muito maiores. Pobre Brasil!

PERGUNTINHA
Quando a queda de juros decretada pelo governo, vai chegar realmente a beneficiar o pobre consumidor, que continua pagando taxas exorbitantes em cartões de crédito e cheques especiais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário