sábado, 28 de julho de 2012

ALIMENTO - Os (fortes) poderes da banana

Ela tem sabor com várias vitaminas e minerais. Sim, ela tem tudo isso!

Símbolo dos diversos países tropicais e muito famosa no mundo todo, a banana é uma das frutas mais populares entre os brasileiros. Possui alto teor de vitaminas, sendo perfeita para a nossa saúde. Seu consumo pode ser ao natural, frita, à milanesa, caramelada e até cozida,. Banana ouro, prata, maçã, nanica, figo, da terra, entre outras.

Dentre os seus nutrientes, podemos informar potássio e as vitaminas do complexo B e C. Ela tem vitaminas B6, que melhora os sintomas da TPM, tem grande concentração de potássio, essencial para a nossa musculatura e para evitar cãibras, além de auxiliar a digestão, pois começa a ser digerida na boca, diminuindo o trabalho do estômago. E além de dar cerca de 1/3 das necessidades diárias aconselhadas de potássio, a fruta ainda fornece fibra solúvel, que colabora cna redução das taxas de colesterol do sangue. As bananas também são recomendadas para as pessoas que têm úlcera e gastrite, auxiliam na regulação da pressão alta, ajuda no combate á diarréia, melhorm o humor e o sono.

Banana engorda e faz crescer?
É lógico que, como qualquer outro alimento com grande quantidade de carboidratos, a banna precisa ser consumida moderadamente. Isso é válido em especial para pessoas obesas e diabéticas. Segundo os nutricionistas, não se deve abusar das frutas, já que são uma fonte rica de açúcar e têm alto índice gilcêmico, isto é, apresentam maior potencial em aumentar a glicose sanguínea. É recomendado, o consumo de 5 porções todo dia, no máximo. Embora alguns estudos recentes indiquem a possibilidade de a banana verde auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2, a ingestão diária da fruta, para as pessoas diabéticas, não pode ultrapassar três porções.

As bananas normalmente são colhidas ainda verdes e amadurecem em alguns dias. Quando verdes, seu sabor é adstringente e intragável. Isto porque, antes da maturação, as bananas se compoêm, basicamente, de amido e água. Em seu processo de amadurecimento, a maior parte desse amido transporma-se em açúcar, glicose e sacarose  - é por isso que a banana é uma das frutas mais doces que existem. Não por acaso, ela é uma das frutas mais calóricas. Cem gramas de banana prata madura correspondem a 89 calorias - isto é, cada unidade contém aproximadamente 100 calorias. Como o corpo as converte rapidamente em energia, a banana é um dos alimentos favorítos para os atletas.

Mas e quem não é atleta? Para os nutricionistas, a conclusão de que banana engorda é um exagero, e não anula as propriedades benéficas do alimento. Embora um pouco mais calórica que as outras frutas, o que confere alguma verdade ao mito de que a banana engorda, é um alimento rico em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos. O seu consumo deve ser estimulado quando substitui, com vantagens calóricas e nutritivas, os bolos, doces e biscoitos. Pois é, a banana é um ótima pedida para os momentos de gula entre as refeições, principalmente pelo fato de saciar a fome com facilidade. A pectina, fibra contida na casca desta fruta, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, prolongando a sensação de saciedade.

Extinção
Agora vem a má notícia: essa fonte deliciosa de nutrientes pode estar com seus dias contados. Em 2003 veio à tona a informação de que a banana, em especial a manica, estaria ameaçada de extinção devido ao ataque de pragas e à falta de diversidade genética na planta para resistir a elas. A tese é a seguinte: como a versão comestível da banana é um mutante estéril, ou seja, que se reproduz de forma assexuada, fica difícil produzir novas variedades, o que a deixa vulnerável a peste como o mal-do-Panamá e a Sigatoka-negra, que contamina bananeiras (e outras plantações!) da América Central, África e Ásia. Neste caso, somente a manipulação genética poderia garantir a sobrevivência da espécie e evitar o seu desaparecimento. Isso é o que divulgaram cientistas da Rede Internacional para o Aprimoramento da Banana, na França.

Mas será que a ameaça  é real? Para os nutricionistas, a sobrevivência da banana está garantida no nosso território. O sensacionalismo em torno desta notícia foi grande. Na verdade, esta rede internacional queria pressionar a comunidade científica e os órgãos a liberar mais verbas para a pesquisa sobre transgênicos. A busca por novas variedades com características superiores que atendam às exigências do mercado consumidor deve continuar. A banana  não vai acabar. Apenas alguns tipos serão substituídos por outros.

Então, o melhor é nós aproveitarmos os benefícios e o sabor sem igual desta fruta - e apreciar os diversos tipos existentes por aqui.  Há muitas bananas. As comestíveis são agrupadas em variedades de acordo com a consistência e a coloração da casca e da polpa. Mas, para cda função ou uso, uma é melhor do que a outra, respeitando-se as preferências regionais e pessoais.

Saiba mais
A banana também ajuda e muito a constipação que afeta muito a pessoa, pois com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções instestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes. Também ajuda no combate à depressão, pois de acordo com recente pesquisas entre as pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém "triptofano", um tipo de aminoácido que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.

Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e reidrata o sitema. Elas têm  efeito antiácido natural contra a azia. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.  Já para melhorar o enjôo matinal, comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas. E por fim, essa fruta ajuda a combater o fumo, onde elas podem ajudar pessoas que estão largando o cigarro, porque seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de postássio e magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário