A HORA É DE PRUDÊNCIA PARA NÃO
SE TORNAR MAIS UM ENDIVIDADO
O crescimento do percentual de família brasileiras muito endividadas, algumas sem qualquer chance de pagar suas contas, é também o resultado da liberalização do crédito durante longo tempo, mesmo com os juros absurdos que ainda são cobrados. O economista Silvio Persivo, que acompanha essa evolução aqui em Rondônia, também está preocupado. Nada menos do que 26,5% das famílias do nosso Estado estão com problemas relacionados à pesadas dívidas e quase 8% delas, numa situação em que o povão chama claramente de “com a corda no pescoço”. Ou seja, não têm como pagar tudo o que devem. Embora a inflação ainda esteja estável, é com relação a compras de longo prazo, inclusive eletrodomésticos e a aquisição de carros novos, onde o consumidor paga às vezes mais que o dobro do valor real do produto, por causa dos juros pornográficos que ainda se cobra no Brasil, que o brasileiro comum mais sofre. País afora, as financeiras estão alugando enormes garagens para colocar os carros que são apreendidos todos os dias, porque seus compradores não conseguem pagar as prestações. Pessoas desesperadas, estão procurando comissões de direitos do consumidor, tentando renegociar suas contas, porque não suportam mais tantas cobranças e avisos do Serasa.
A hora, para quem tem consciência da realidade da economia, é gastar com o que realmente é importante; renegociar as dívidas e exigir juros mais baixos; fechar o bolso para supérfluos. Quem puder, que jogue o cartão de crédito no lixo e só pegue outro quando a situação estiver sob controle. Do total de endividados em Rondônia, quase 60% estão com sérios problemas, porque não conseguem pagar as contas dos seus cartões em dia. A hora é de ter muito cuidado com, a grana. Porque prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
TSUNAMI
O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, não tem papas na língua. No encerramento das atividades do parlamento do primeiro semestre, bateu duro no governo Confúcio Moura. Só salvou a figura do governador, pessoalmente. Afora isso, desancou a administração estadual e avisou que em breve os servidores poderão ficar sem seus salários em dia. Cada entrevista do chefe do parlamento rondoniense é uma espécie de tsunami. Hermínio não se policia e diz exatamente o que pensa. A classe política se assusta, mas o povão adora...
SOB CONTROLE
Horas depois da entrevista de Hermínio, o governador Confúcio Moura esteve na TV Candelária, e disse, ao vivo, que não há risco de que os servidores não recebam em dia. Ele não negou que esteja havendo diminuição de arrecadação (em maio, as perdas foram de 12 milhões de reais), mas garantiu que os recursos estão sendo bem administrados. Confúcio acrescentou que a prioridade sempre será o pagamento em dia do servidor e que os fornecedores poderão, eventualmente, “esperar alguns dias” para receber. Ou seja, segundo ele, a situação é difícil, mas está sob controle.
DIA D
Hoje tem mais convenções. Entre os principais candidatos à Prefeitura, oficializam suas postulações o empresário Mário Português; o deputado federal Mauro Nazif; o ex-deputado Lindomar Garçon e o jovem vereador Mário Sérgio. Mariana Carvalho, Miguel de Souza e Dalton di Franco já estão garantidos. Fátima Cleide foi a primeira a ser confirmada pelo PT. O pequeno PSOL também garantiu o pastor Aluísio. A convenção mais aguardada, é a do PMDB. O partido poderá confirmar o médico José Augusto ou buscar outra alternativa. Tudo se decide neste sábado.
COMEÇOU IGUAL
Boatos, traições, uns passando a perna nos outros, promessas juramentadas, engolidas na última hora, acordos sacramentados simplesmente ignorados, amigos que já não são amigos e companheiros que passaram para o campo adversário: tudo isso está se vendo na corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Lamentavelmente, é o mesmo cenário de sempre. A política, na essência, não evolui, porque cada um quer tratar de si mesmo. O interesse coletivo, na vida real, sempre é secundário. Portanto, agora sim, começou de verdade a campanha na Capital. Desse jeito que a gente já conhece!
NEGOCIAÇÃO
Uma importante negociação de bastidores está em andamento, envolvendo a compra dos direitos de uma publicação que já marcou época no Estado e que está, agora, em estado falimentar. Grupos políticos e empresariais estão avaliando se vale ou não a pena investir na empresa, que ruiu por má administração e não por qualquer outro motivo. Nos próximos dias, poderão ser anunciadas novidades na área das comunicações do Estado.
OS DIREITOS “DELES”...
Essa semana, quase duas dezenas de canalhas, que fazem parte de uma rede internacional de pedofilia, foram presos em vários estados brasileiros. Protegidos pela legislação brasileira feita sob medida para dar guarida ao crime, os nomes dos bandidos não podem ser divulgados. Nem suas fotos. É assim que o Brasil trata bandidos deste naipe, priorizando os direitos humanos dele, mesmo que desrespeitem os direitos de crianças. É com essa mentalidade que os políticos que fazem as leis acorreram em defesa do crime. E a população ainda continua votando nessa gente. Não tem cura...
PERGUNTINHA
Depois de anunciar 4,5% de crescimento neste ano; baixar para 3,5% e agora para 2,5%, até quando o governo vai conseguir segurar os baixos índices de crescimento para 2012?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário