domingo, 15 de julho de 2012

Opinião de Primeira

MILHARES DE JOVENS BRASILEIROS
SÃO DIZIMADOS TODOS OS ANOS
Os dados até podem ser desencontrados, há várias estatísticas de setores diferentes, mas mesmo assim, assustadores. O número de jovens vidas perdidas no Brasil, por violência ou em acidentes de trânsito já deveria estar sendo mote de grandes debates nacionais, de uma preocupação prioritária de governos e autoridades de todos os níveis. Mas, silenciosamente, os índices só crescem, levando consigo uma pequena multidão de meninos e meninas, garotas e garotas que perecem sob o manto impune dos crimes e das tragédias das rodovias, estradas e ruas. Em 1998, morriam por assassinato 30 jovens para cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, esse percentual saltou para 53 jovens mortos para o mesmo tamanho de população. No trânsito, 40 mil brasileiros estão perdendo a vida todos os anos. Desse total, 70% (ou 28 mil), são pessoas com menos de 30 anos de idade. Os números oficiais apontam que em torno de 35 mil jovens, na faixa etária dos 12 aos 19 anos, perderam suas vidas para assassinos, nos últimos seis anos. A fúria dos criminosos não para e a de jovens vidas ceifadas também não. Somando-se tudo (crimes e trânsito), o Brasil pode estar perdendo, por ano, algo em torno de 20 mil jovens, algo parecido com toda a população da cidade de Candeias do Jamary, por exemplo.

Há uma soma de fatores para que o verdugo da morte esteja cercando nossos jovens. Álcool, drogas, permissividade, descontrole familiar, falta de oportunidades, desrespeito à convivência social, ensino ruim. Motivos não faltam. É por isso que nossos governantes deveriam conclamar a sociedade toda para que se busquem alternativas que amenizem essas tragédias contra vida de milhares de brasileiros, que deveriam ser o futuro da Pátria. Não temos o direito de deixar tanta gente nova morrer, sem que se faça um grande esforço nacional para proteger a vida delas!

MAIS CATÁSTROFES
Estava demorando! Depois do fracasso da teoria do aquecimento global, que foi finalmente desmentida por cientistas sérios, instituições e ONGs internacionais voltam ao ataque em relação à Amazônia, sempre com previsões catastróficas e sempre de olho em dinheiro grosso para se manterem. A última, divulgada pela revista britânica Science, é de que até 2050, até 90% das espécies de mamíferos, aves e anfíbios da maior floresta do mundo estarão extintos. Essa gente não tem mesmo vergonha na cara!

TEM QUE TER PACIÊNCIA!
Obra ruim é a que não é feita. Por isso, não se pode criticar a confusão do trânsito na área do Trevo do Roque. Ela é necessária para a conclusão do mais importante viaduto sobre a BR 364, que a Prefeitura constrói em parceria com o Dnit. Por isso, é importante ter paciência para enfrentar o pesado fluxo de veículos naquela área. Motorista que puder evitar passar por ali, deve fazê-lo. A situação vai durar pelo menos dois meses e meio. Depois, o viaduto estará pronto e resolverá em definitivo o caos do trânsito no Roque.

RAIZ DOS MALES
O combate ao tráfico de drogas se intensifica na Capital, mas também em todo o Estado. Na região de Ariquemes e cidades vizinhas, várias ações têm sido realizadas. No final de semana, em Porto Velho, mais de uma centena de policiais saíram às ruas, na caça aos grupos de traficantes que infernizam a cidade. O tráfico e o consumo de drogas, cada vez mais intenso, é a raiz da maior parte dos crimes registrados não só por aqui, mas também em todo o Brasil. Se os chefões forem para a cadeia, a segurança como um todo melhora mesmo...

LENTAMENTE
As campanhas políticas começam, ainda lentamente, mas já há algumas delas postadas nas ruas. Tudo com muita calma, quase parando. O candidato que mais se movimentou até agora foi Mário Português, que tem tido agendas pesadas de reuniões com vários grupos. Fátima Cleide e seu parceiro Miguel de Souza colocaram o time em campo, mas, da mesma forma, ainda em clima de câmera lenta.

UM MÊS E POUCO
Mauro Nazif e Lindomar Garçon estão sempre em campanha, embora as de ambos não tenham grande visibilidade até agora. O PMDB ainda não se mexeu e José Augusto deve incrementar suas visitas a partir de agora. Mariana Carvalho, Mário Sérgio e os candidatos do PSOL e PSTU não apareceram ainda. Provavelmente as coisas so andem mais rápido depois que começar o horário eleitoral gratuito, na terceira semana de agosto. Será uma campanha de pouco mais de um mês, portanto.

APRENDENDO NA PRÁTICA
O endividamento das famílias brasileiras – em Rondônia, é claro, não é diferente – deveu-se principalmente às facilidades de crédito e ao descontrole da gastança. Mais de 30 milhões de brasileiros entraram para o mercado do consumo e, em sua maioria, todos ávidos por uma qualidade de vida melhorar, acabaram gastando mais do que podiam. É um aprendizado das leis da economia, que todos, de um jeito ou de outro, vão aprender. Até lá, o Serasa, as financeiras e os bancos vão sofrer para recuperar seus investimentos. As famílias voltaram à realidade e só vão gastar de novo, depois de quitar o que está pendente. A prática ensina.

PERGUNTINHA
Se todos os prefeitos brasileiros andam chorando as mágoas pela grande perda de recursos nos cofres municipais, porque tantos políticos lutam desesperadamente para assumirem as Prefeituras?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário