sábado, 28 de julho de 2012

Opinião de Primeira

JUSTIÇA DE RONDÔNIA DÁ OUTRO EXEMPLO AO PAÍS
Há casos complicados, envolvendo os movimentos de sem terra e as complexas leis brasileiras. Exemplos não faltam, país afora, mas vamos nos ater a um deles, ocorrido em fevereiro deste ano, na região de Chupinguaia, local onde os conflitos agrários são comuns. Três dezenas de pessoas, dizendo-se sem terra, invadiram a Fazenda Dois Pinguins, de propriedade do pioneiro da região Moacir Caramelo. Ali aconteceu de tudo. Os invasores, encapuzados e fortemente armados – tudo segundo inquérito policial - atiraram nos peões e fizeram reféns. Mataram uma pessoa. Foram feitas várias prisões, entre as quais a do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Udo Whalbrink, acusado de liderar o ataque, ao lado de outro preso, o vereador de Vilhena Roberto Ferreira Pinto. A partir daí, como ocorre em todo o Brasil em eventos dessa natureza, os agressores passaram a agir como vítimas, ou seja, tentando passar para a versão de que eles tinham o direito de invadir a fazenda, de praticar todos os atos de vilania que praticaram e que a culpa é do dono da terra. Não deles.

A diferença é que dessa vez não colou. O Ministério Público a Justiça agiram com rigor, mantendo todos os agressores na cadeia. Ninguém deu bola às ameaças dos chamados “movimentos populares” e nem ao deputado federal Padre Tom, que em nome dos direitos humanos dos que transgrediram a lei, (atacaram, armados, trabalhadores indefesos da fazenda), exige a libertação dos envolvidos nos crimes denunciados. Agissem assim os poderes constituídos em todo o país e essa esculhambação teria fim. E não serviria para dar grana a malandros que transformaram as invasões em profissão. Enfim, de vez em quando, há sim uma luz no fim do túnel neste país.

QUEM SERÁ?
A contar de hoje, faltam exatos 70 dias para as eleições municipais. No dia 8 de outubro, uma segunda-feira, 51 das cidades rondonienses conhecerão seus novos prefeitos e vereadores. Só em Porto Velho haverá segundo turno. Dos oito candidatos na Capital, pelo menos cinco têm chances reais de ir para a reta final da disputa. A partir de agora, começa a esquentar mesmo a corrida pela sucessão de Roberto Sobrinho. Já há sinais claros que as campanhas estão na rua. Quem será o ungido pelos porto-velhenses?

HOMOFOBIA
Como se imaginava, a ex-senadora Fátima Cleide está enfrentando problemas com grupos evangélicos, por sua defesa pela criminalização da homofobia. Projeto defendido por ela no Senado, segundo lideranças religiosas, poderia punir pastores e padres que pregassem contra o homossexualismo. Na verdade, a idéia do projeto não era essa, mas sua “tradução” está causando problemas na campanha de Fátima. Ela tem explicado sua posição sobre o assunto e tentado desviar dele. Mas o tema está na campanha.

FITAS FANTASMAS
Ás vésperas da eleição presidencial de 2010, a então ministra chefe da Casa Civil, Elenice Guerra, foi jogado aos leões por denúncias de corrupção. A revista Veja publicou uma série de matérias a envolvendo com atos ilícitos. Quando o caso chegou à Justiça, a Veja se negou a mostrar pretensas gravações que teria, com provas contra a então ministra.Ou seja, ficou claro que as fitas famosas não existiam. Elenice foi absolvida das acusações. Mas agora, quem vai ser responsabilizado pelo mal que ela sofreu? A imprensa tem o direito de acusar sem provas? Será que ficará por isso mesmo?

FALTOU O PRINCIPAL
A Eletrobras Rondônia continua com serviços muito ruins, mas agora, a empresa distribui release à imprensa, explicando seu trabalho, dizendo que está fazendo uma reavaliação em todos os medidores para que não se repitam os erros nas contas dos consumidores e coisa e tal. Mas pecou pela falta do essencial. Não disse, em nenhum momento, que vai refazer toda a bagunça e reparar os danos causados a milhares de famílias, no Estado, que receberam contas de energia com valores, em alguns casos, estratosféricos. Quando fizer isso, certamente, a estatal voltará a cair nas graças da população.

QUASE PRONTO
Está prevista ou para o próximo final de semana ou início da outra, a inauguração oficial do viaduto sobre a BR 364, na avenida Jatuarana. É uma das obras mais esperadas da Capital e vai ajudar a dar uma grande aliviada no pesado trânsito. Levou um longo tempo para ficar pronto, em função de tantos problemas, que ali parecia ter um sapo enterrado. Mas, agora, a rapidez do serviço já deixou a obra praticamente pronta. O asfalto começa a ser colocado neste final de semana ou já a partir desta segunda.

2 DE SETEMBRO
Guarde bem esta data. Neste dia, será ocupado o primeiro prédio do Complexo Rio Madeira, que antes se chamava CPA. Depois que Lúcio Mosquini e seu time assumiram os trabalhos, a coisa começou a andar. Os primeiros servidores a entrar para o novo centro administrativo, iniciado no governo Cassol, continuado no de João Cahulla e que será concluído na administração Confúcio Moura, serão os das áreas de educação e do DER. Quando todos estiverem já trabalhando no local, começa a expansão para os demais prédios. O último será o que servirá de residência oficial para o Governador.

PERGUNTINHA
Quantas medalhas de ouro nossos atletas olímpicos vão trazer de Londres e em que modalidades vamos nos destacar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário