terça-feira, 17 de julho de 2012

Opinião de Primeira

RONDÔNIA AUMENTA PRODUÇÃO RURAL
SEM AUMENTAR ÁREAS DE DERRUBADAS
Competência é o que não falta ao produtor rural rondoniense. Prova disso são os resultados obtidos no último ano, quando o Estado se tornou autossuficiente em vários tipos de produtos e fez a produção crescer em meio por cento, mesmo tendo diminuído bastante as áreas derrubadas e de plantio. A regularização fundiária e apoios dos governos municipais, estadual e federal, propiciaram bases importantes para que esse objetivo fosse alcançado. Rondônia já produz nada menos do que 1 milhão e 200 mil toneladas de soja, milho, café, arroz e banana. Some-se a isso a pecuária, com mais de 11 milhões e 500 mil cabeças de gado e se terá uma visão clara da importância vital do agronegócio para o Estado. E tudo isso com diminuição das derrubadas e preservação ambiental. Os financiamentos vindos de bancos oficiais – principalmente do Banco do Brasil – podem chegar a meio bilhão de reais neste ano, incentivando ainda mais o setor, aqui e no país. Há ainda, certamente, grandes dificuldades. Mas por aqui elas estão sendo superadas com muito trabalho, criatividade, tecnologia e parcerias.

A característica rondoniense de ter o maior volume proporcional de pequenos e médios proprietários rurais – mais de 90 mil propriedades – também ajuda essa expansão. Mas terá que vir muito mais das autoridades competentes, em termos de apoio em investimentos e tecnologia, para que possamos ir mais longe. Estamos no caminho certo, mesmo enfrentando graves problemas, como o das estradas para escoamento da produção e a interferência de órgãos internacionais relacionados com o meio ambiente. E ainda temos trunfos, como o setor da pesca, onde poderemos ir muito mais longe. A produção primária de Rondônia dá mostra clara de competência. Se esses setores forem tratados com seriedade e respeito, as coisas podem melhorar muito mais.

CADEIRA VAZIA
Ouve-se nos bastidores: João Carlos Ribeiro foi escolhido como novo diretor da Eletrobras Rondônia. Com larga experiência na vida pública, com ações importantes em várias áreas, João Carlos se preparou para tomar conta da empresa no Estado. Quando foi informado de que não teria nenhuma voz de comando, que não mandaria nada, que todas as decisões em relação a Rondônia são tomadas no Rio de Janeiro, simplesmente levantou da cadeira que nem chegou a esquentar e foi embora. Respeitou sua biografia e não aceitou ser boneco de ventríloquo. É o que corre nas rodas de conversas.

ESTRILOU
Tem gente que gosta de brincar com fogo. Na briga de foice no escuro em relação à contratação da nova agência para cuidar da publicidade da Assembleia, o jogo sujo começou a usar o indevidamente o nome do presidente Hermínio Coelho, colocando como suas palavras que ele jamais pronunciou. Hermínio estrilou, ao seu estilo e cheio de razão. Quer uma concorrência transparente e que seja vencida pela melhor empresa, cumpridos todas as exigências legais. Quem se armou de golpes sujos, pode é acabar dando com os burros n´água.

CAINDO DE PAU
O Ministério Público Eleitoral está caindo de pau em cima de candidaturas suspeitas. Dezenas delas estão tendo pedidos de impugnação em todo o Estado. Neguinho que achava que iria passar fácil pelo crivo da dos promotores eleitorais, se deu mal. Na primeira “leva” de análises, quase três dezenas de postulantes, só em Porto Velho, já terão que rever suas intenções de continuar na disputa. A Lei Ficha Limpa está sendo aplicada com rigor e quem tem rolo com a Justiça também pode ficar fora. As decisões definitivas serão anunciadas até o próximo dia 5.

OUTRO ESCÂNDALO
Os escândalos não param mesmo, nesse país da impunidade. O último envolve dois ex-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol e da Fifa. Tanto João Havelange quanto Ricardo Teixeira, que transformaram a CBF e Fifa em Capitanias Hereditárias, receberam mais de 45 milhões de reais para facilitar negócios de transmissão da Copa do Mundo, tanto em 2002 como em 2006. Denunciados pelo governo da Suiça, a dupla brasileira continua livre, leve e solta. O suiço Joseph Blatter, atual presidente da Fifa, tenta defender os dois, porque as investigações estão perto de chegar a ele, Blatter. Uma vergonha!

NA MIRA
Esquenta a informação de que o governador Confúcio Moura pode mexer em alguns postos do seu primeiro escalão. Não o fez ainda principalmente porque é período eleitoral e ele não quer dar nenhuma conotação que não seja a real, em relação às trocas que pretende fazer. Pelo menos dois nomes estão na alça de mira. Nos próximos dias, podem surgir novidades sobre o assunto.

IDADE PENAL
Diminuição da idade penal volta a ser tema debatido no Congresso a partir de agosto, na volta do recesso parlamentar. Um dos motivos é o grande aumento de participação de crianças e adolescentes em crimes, a maioria deles violentos e alguns até com tons de barbárie. Só em São Paulo, neste ano, já houve um acréscimo de 30% na presença de menores em crimes de todos os tipos. Nos últimos dois anos, esse crescimento foi de mais de quase 49%. Aguarda-se pesados debates sobre o tema, no ano em que o ECA chegou ao seu 22º aniversário.

PERGUNTINHA
O que vários partidos, muitos com sérios problemas para montar seu time de candidatos, farão para atrair as mulheres, que ainda são em numero muito pequeno na disputa eleitoral?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires









Nenhum comentário:

Postar um comentário