terça-feira, 24 de julho de 2012

30 dicas para aumentar sua produtividade - Parte 2

Meu último artigo sobre 30 dicas para aumentar sua produtividade teve uma resposta positiva, então decidi apresentar mais 30. Algumas delas são parecidas com as que já foram postadas, mas a maioria é nova. Às vezes, olhar para a mesma ideia de ângulos diferentes pode ser benéfico.

Então veja mais 30 dicas para aumentar sua produtividade:

1. Superdevagar. Dedique-se a trabalhar em um projeto particularmente difícil apenas uma vez por semana, por 15 a 30 minutos no máximo. Limpe uma gaveta pequena. Selecione 10 peças de roupa de que você não precisa mais. Escreva alguns parágrafos. Daí pare.

2. Diárias. Agende um determinado horário do dia para trabalhar em uma tarefa ou hábito específico. Uma hora por dia pode ajudá-lo a terminar um livro ou a ter um negócio lucrativo na internet um ano depois.

3. Adicionais. Adicione uma atividade que você quer tornar um hábito a um de seus hábitos usuais. Regue as plantas depois de almoçar. Envie mensagens de agradecimento logo após checar seus e-mails.

4. Plugins. Insira uma atividade no meio de outra. Leia durante o almoço. Ouças as notícias do dia enquanto dirige.

5. Gratidão. Quando alguém faz algo um favor para você, envie um cartão de agradecimento. Um cartão de verdade, não um cartão virtual. Isso é raro e memorável e a pessoa que você agradeceu vai se dispor a ajudá-lo mais vezes.

6. Treinamento. Treine suas habilidades em vários hábitos produtivos. Treine para digitar a uma velocidade de 60 palavras por minuto, ou até mesmo 90. Aprenda a ler com rapidez. Desenvolva suas habilidades de comunicação.

7. Softwares. Tire vantagem dos softwares que aumentam sua produtividade para melhorar sua eficiência.

8. Fora da casinha. Adentre a zona de pico de criatividade e veja seus resultados decolarem.

9. Negação. Simplesmente diga “não” àqueles que pedem o seu tempo sem necessidade.

10. Recapture. Use o tempo mal utilizado pelas outras pessoas para você. Visualize seus objetivos durante palestras chatas. Escreva sua lista de compras do mercado enquanto participa de uma reunião desnecessária.

11. Mente mestra. Conte seus problemas a alguém, de preferência a um grupo de pessoas. Peça por todos os conselhos, feedbacks e críticas construtivas que você consegue aguentar.

12. Vinte. Pegue um pedaço de papel, escreva os números de um a 20, e não pare até que você tenha listado 20 maneiras criativas de melhorar sua produtividade.

13. Desafio. Torne a tarefa mais difícil deliberadamente. Atividades desafiadoras fazem você se engajar mais do que atividades entediantes. Escreva um poema original. Crie uma apresentação de Power Point sem palavras.

14. Música. Experimente descobrir como a música pode melhorar sua criatividade. Tente músicas de batida rápida para checar e enviar e-mails; música clássica ou new age para trabalhar em projetos; e silêncio total para atividades criativas que exijam muita concentração.

15. Rapidinha. Estime quanto tempo você vai levar para completar uma tarefa. Daí acione um cronômetro e tente completá-la em metade do tempo.

16. Passe pra frente. Quando uma tarefa indesejada é delegada a você, redelegue-a a outra pessoa.

17. Devolução. Quando uma tarefa aparentemente inútil é passada para você, devolva-a à pessoa que a delegou a você e desafie-a a justificar sua necessidade operacional.

18. Caia fora. Largue clubes, projetos e assinaturas que consomem mais do seu tempo do que valem.

19. Triagem. Salve a vida de projetos importantes matando aqueles que vão morrer de qualquer maneira.

20. Procrastinação consciente. Adie tarefas não urgentes pelo tempo que você conseguir. Muitas delas acabaram desaparecendo e você sequer precisará fazê-las.

21. Sem TV. Desligue a TV, especialmente na hora do noticiário, e ganhe muitas horas úteis.

22. Cronômetro. Cronometre todas as suas tarefas durante um dia inteiro – ou, preferencialmente, durante uma semana. Só o fato de você cronometrar já ajuda a melhorar sua produtividade, além de fazer você aprender como usa o próprio tempo.

23. Coragem. Escolha um item que mais o assusta em sua lista de afazeres. Angarie toda a coragem que você conseguir, e resolva-o imediatamente.

24. Não conformismo. Faça coisas em horários não muito populares para evitar multidões. Faça compras pouco antes de as lojas fecharem ou logo depois que abrirem. Tire vantagem das lojas 24 horas se você for um vampiro.

25. Agorafobia. Faça compras online sempre que possível. Veja as melhores seleções, consulte avaliações dos consumidores e compre o que quiser em questão de minutos.

26. Lembretes. Adicione lembretes de aniversários e feriados ao seu calendário um mês ou dois meses antes de suas datas verdadeiras. Aproveite para comprar os presentes e não precisar fazê-lo de última hora.

27. Faça agora! Recite essa frase repetidamente até que você fique tão cansado dela a ponto de desmoronar e vá trabalhar.

28. Inspiração. Leia livros e artigos inspiradores, vá a seminários para continuar absorvendo novas ideias inspiradoras (bem como refrescar as antigas). As ideias que você sempre acha que “já sabe” podem motivá-lo repetidamente se você continuar sendo exposto a elas.

29. Rato de academia. Faça exercícios físicos diariamente. Melhore seu metabolismo, sua concentração e sua clareza mental com apenas 30 minutos por dia.

30. Caça-fantasmas. Elimine os fantasmas negativos da sua vida e associe-se apenas a pessoas positivas, felizes e bem sucedidas. Estados de espírito são contagiosos. Demonstre lealdade ao seu potencial, não às suas carências.
Fonte:  Sonhos Estratégicos -  Autor do Texto Steve Pavlina - Um dos “blogueiros” mais famosos do mundo, Steve abandonou uma carreira promissora como criador de softwares e jogos para se dedicar a um site de desenvolvimento pessoal na web, compartilhando com o mundo seus insights e idéias sobre os mais diversos temas ligados ao crescimento pessoal. Conheça o site original de Steve Pavlina em: http://www.stevepavlina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário