sexta-feira, 20 de julho de 2012

Use com moderação

A satisfação de manter-se conectado 24 horas por dia, ouvir música alta sem incomodar os vizinhos ou passar a tarde aniquilando inimigos no videogame tem seu preço. A seguir, os médicos relacionam os riscos que o uso prolongado de alguns eletrônicos pode trazer a saúde.

  • FONES DE OUVIDO - Sensação de ouvido entupido, zumbido e perda da audição são problemas associados ao uso inadequado de fones. "O ouvido humano tolera, sem riscos, sons de até 80 decibéis. Ruídos entre 80 e 100 decibéis, a lesão pode ser instantânea", explica o otorrino Oswaldo Laércio Mendonça Cruz, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os fones de ouvido potentes podem reproduzir sons com mais de 100 decibéis - intensidade equivalente à de uma furadeira. As reclamações são cada vez mais frequentes nos consultórios, mas reduzir o volume apenas estabiliza o estrago. "Uma vez danificadas, as células sensoriais do sistema auditivo não se regeneram", resume Mendonça Cruz.
  • MONITORES E TELAS DE CELULARES -  O ressecamento provocado pela redução natural na frequência de piscados diante da tela de um computador, tablet ou smarthone costuma causar ardência nos olhos. Para umedecê-los e reduzir o desconforto, mantenha sempre à mão um colírio lubrificante, também conhecido como lágrima artificial. Usar mais de um aparelho simultaneamente pode trazer outro incoveniente. "Mudar o foco para diferentes objewtos rapidamente seguidas vezes, pode provocar dor de cabeça", explica Aderbal Alves Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmogoia. O problema é agravado em quem usa óculos multifocais, uma vez que, para obter foco, é preciso direcionar os olhos para áreas específicas da lente.
  • TECLADO E MOUSES DE SMARTHONES -  Os movimentos repetitivos do polegar quando se manuseiam os diminutos mouses e teclados podem provocar tendenite e dor nas articulações - a dor é tão comum entre os digitadores de smartphone mais habilidosos que ganhou o apelido de "dedão de BlacBerry".
  • JOYSTICKS DE VIDEOGAMESS - Pressionar o joystick deixa as mãos em tensão permanente - aqual pode provocar, ironicamente, uma lesão típica de atletas. A epicondilite, ou "cotovelo de tenista", é uma inflamação dos tendões do cotovelo que causa dor ao longo de todo o antebraço.
Desligue o celular e curta os amigos
Nos Estados Unidos, o mau hábito de quem não consegue se desvencilhar de tablets e celulares nem por um minuto virou um desafio entre amigos. No phone satacking, os aparelhos são empilhados sobre a mesa do bar ou do restaurante. Quem não resiste e pega o seu primeiro paga a conta. Conheça a seguir algumas normas de etiqueta que possibilitam uma convivência saúdavel entre amigos e seus eletrônicos.
  • Na hora do almoço e do jantar, desligue o celular ou deixe-o no bolso, no modo silencioso. Tão deselegante quanto papear ao celular é deixar de dar atenção a quem está ao seu lado para checar mensagens, explica a consultora em etiqueta e marketing pessoa  Ligia Marques.
  • Se precisar atender o celular ou enviar um e-mail durante uma reunião, avise antes de ela começar. Quando o aparelho vibrar saia da sala para falar e seja o mais breve possível.
  • Ainda durante uma reunião, só utilize celulares e tablets se eles forem necessários para o trabalho naquele momento. Dar uma espiadela nas redes socais, mesmo que discretamente, nem pensar.
  • Por fim, não fotografe tudo e todos, nem compartilhe fotos sem a autorização de quem nelas aparece.
Fonte: Autoras dos Textos: Daniela Macedo e Gabiela Sandoval/Revista Veja - edição 2271-30.05.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário