quarta-feira, 25 de julho de 2012

Opinião de Primeira


SINTOMAS DE QUE A HORA É DE REDOBRAR CUIDADOS COM A GRANA
O mar não está pra peixe! A crise econômica mundial começa a chegar ao Brasil, ainda sem os avassaladores resultados negativos, mas ao menos para acender a luz amarela, já quase passando para a vermelha. Os índices do crescimento do país já caíram muito desde 2010, quando chegamos a patamares chineses, com nossos 7,5%. No ano passado, a realidade já foi outra: apenas 2,7 e, para 2012, embora os insistentes informes oficiais de que teremos níveis razoáveis no PIB, há quem ache que ele será perto do zero, se não for negativo. Há casos externas e internas. O endividamento das famílias, chamadas a gastar e que, agora, na vida real, não conseguem cumprir seus compromissos é um deles. A falta de investimentos na indústria e a diminuição do emprego são outras. O governo investiu pesado em obras e distribuição de dinheiro para vários setores, mas o resultado tem sido pífio. Um dos ingredientes: empreiteiras pegam milhões e milhões para realizar grandes obras, mas ao invés de comprar materiais da indústria nacional, o fazem com importados, que são mais baratos porque não têm carga de impostos tão pesados. Ou seja, nossa indústria perdeu a competitividade por causa do governo, que agora quer salvá-la apenas com medidas paliativas.

O volume de emprego formal no país caiu quase 26% entre janeiro e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A inadimplência no comércio e bancos chegou a patamares preocupantes. As vendas vêm caindo nos últimos meses, até porque o consumidor anda assustado. E, com consumo menor, problemas maiores para a economia. Mas o maior sintoma de que as coisas vão mal foi o balançado do banco Itaú/Unibanco: o crescimento, embora enorme, foi mais de 300 bilhões de reais menor que em 2011. Quando até os poderosos faturam menos, é porque a gente aqui, na planície, começa a correr sérios riscos...

NO MÍNIMO...
Cada vez complica mais a situação do pagamento milionário de precatórios envolvendo o Sintero, advogados e até membros da magistratura. O caso continua sob investigação do Conselho Nacional de Justiça e a cada semana surgem novas denúncias e suspeitas. Uma servidora do TRT chegou a depor acusando o atual presidente da OAB, Hélio Vieira, um dos profissionais que receberam muito dinheiro de honorários no episódio. Não há nada comprovado até agora, mas o caso é, no mínimo constrangedor para a instituição. E vem muito mais por aí...

ESCABROSO
Até agora nada foi comprovado, mas o caso é escabroso, envolve gente importante e famosa. A comandante do CNJ, ministra Eliana Calmon, comanda pessoalmente a investigação do caso. Ouve-se que até agora o que se conhece é apenas uma pequena ponte do enorme iceberg. Muitos detalhes sobre o assunto já estão nas mãos da Polícia Federal e do Ministério Público. Vai-se começar a saber mais coisas quando a dona Eliana começar a falar. Aí, pode ser um Deus nos acuda!

RITMO VELOZ
A Prefeitura da Capital está cumprindo a promessa: as obras de pelo menos três dos seis viadutos sobre a BR 364 estão andando a toda, nessa época de verão amazônico. Depois de muitos problemas que causaram várias paralisações, o viaduto da Jatuarana está prestes a ser entregue, faltando apenas o asfaltamento. Estará pronto em uma ou duas semanas. No do Trevo do Roque, um terceiro turno, à noite, está agilizando os trabalhos. E no que dará acesso à Rua Três e Meio já teve a estrutura principal toda concluída, faltando apenas o acabamento. Agora vai mesmo!

TIME NOVO
Muda o time do Ministério Público federal em Rondônia, inclusive seu comando. O promotor Ercias Rodrigues, que teve destacada atuação à frente do órgão, foi transferido para o Paraná. No seu posto, foi indicado o procurador Fábio de Oliveira. A equipe do MPF foi reforçada mais sete promotores recém chegados: Lincoln Meneguim, Renata Baptista, Walquíria Picoli, Bruno Silva Nunes, Leandro Fernandes, Valéria Siqueira e Roserson Pozzobon. Dessa equipe, três vão para o interior e os demais ficam na Capital.

DE CABEÇA
Uma das principais ações da nova equipe, poderia ser a de entrar de cabeça nas questões contra a Eletrobras Rondônia, campeã de reclamações dos consumidores. Como a Eletrobras é um órgão federal, o MPF teria como agir de imediato, determinando medidas da empresa, que acabem com a exploração que está sendo praticada contra a população, como a apresentação de contas de consumo de energia absurdas. Já seria um bom cartão de apresentação da nova turma do MPF.

OTÁRIOS
Tem gente se achando malandra, quando na verdade está é fazendo papel de otária. Tanto aqui como em outros Estados. Como as operadoras foram proibidas de vender chips novos, há quem vá a bancas de jornais, pequenas lojas e outros locais, adquirindo o chip até a preço menor, achando que fez um bom negócio. Daí, entra numa fria, simplesmente porque a operadora está impedida de liberar o novo número. Bem feito para os que acham que dão jeitinho em tudo. Perdem seu dinheiro, nesse caso.

PERGUNTINHA
A ameaça das centrais sindicais contra os ministros do STF, avisando que vão mobilizar os trabalhadores contra o julgamento do Mensalão, vai influir na decisão do Supremo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires





Nenhum comentário:

Postar um comentário