quinta-feira, 26 de julho de 2012

Consumidor já está pagando mais caro pelo diesel

Os consumidores que forem abastecer ou já estão abastecendo seus veículos com óleo diesel nos postos de todo país, já estão pagando mais caro (desde o dia 1º de julho),ou seja, R$0,02 (dois centavos) pelo litro do derivado. Segundo nota divulgada pela Federação Nacional de Comércio de Combustiveis Lubrificantes (Fecombustíveis), que representa os postos de serviços e revendedores de gás liquefeito, os postos de combustíveis já vêm sendo comunicados por suas distribuidoras de que haveria a elevação no preço do custo do litro de diesel.

A alta foi em decorrencia dos maiores valores cobrados pelo bi-diesel no vigégimo sexto leilão do produto, realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com início das entregas.  A elevação nada tem a ver com o reajuste do preço do diesel na refinaria, anunciado pela Petrobrás no final de junho. A Fecombustíveis lembra que, desde janeiro de 2010, todo diesel rodoviário comercializado no Brasil possui 5% de biodiesel, o chamdo B5. O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, ressaltou que o aumento de 3,4%, concedido na  final de junho, para o diesel vendido em suas refinarias, não impactou o consumidor, tendo em vista que o governo federal zerou a alílquota relativa à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

"Esse  repasse médio de dois centavos decorre exclusivamente do aumento do óleo vegetal. No caso, é o biodiesel que é misturado ao diesel convencional. Segundo o atual modelo de comercialização de combustíveis no Brasil, o posto revendor não pode comprar produto diretamente da refinaria ou das usinas, adquirindo-o exclusivamente das distribuidoras", disse.  Assim, o preço do diesel invevitavelmente, acaba vinculado ao valor cobrado pelas distribuidoras. O presidente da Fecombustíveis ressaltou que o mercado é livre e competitivo em todos os segumentos, e que, portanto, caberá a cada distribuidora e posto revendor decidir se repassa ou não ao consumidor os maiores preços, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo.

"Nós estamos alertando os consumidores sobre a possibilidade de aumento porque as com panhias distribuidoras já nos avisaram que estão comprando esse óelo (biodiesel) mais caro e que teriam que repassar este aumento. É preciso rssaltar, ain da , que as margens de comercialização do óleo diesel são muito pequenas - são as menores dentre todos os derivados. Eu dificilmente acredito que o revendedor consiga absorver o aumento sem repaassá-lo ao consumidor final", disse.
Fonte: Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário