Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes revelou que o país tem até capital sem saneamento básico. É o caso de Porto Velho, capital de Rlondônia. O problema se repete em muitas outras cidades. Só no ano passado, as 81 maiores cidades brasileiras despejaram por dia no meio ambiente cinco bilhões de litros de esgoto sem tratamento.
"Dois terços de todo o esgoto não são tratados" - As dez melhores cidades brasileiras em saneamento, são: Santos ocupando o primeiro lugar, seguida por Uberlãncia, Franca, Jundiái, Curitiba, Ribeirão Preto, Maringá, Sorocaba, Niterói e Londrina. Ja, as dez piores posições são ocupadas por Canoas, Jaboatão dos Guararapes, Macapá, Ananindeua, Nova Iguaçu, Belém, São João do Meriti, Belfort Roxo, Duque de Caxias e Porto Velho.
De acordo com o estudo do ITB, enquanto a cidade do Rio de janeiro tem 75% de saneamento, São Paulo tem 57%. O cenário nas regiões metropolitanas das duas cidades é bem pior. São Josão do Meriti e Duque de Caxias, no Rio têm zero de saneamento, e Nova Iguaçu tem apenas 1%, Itaquaquecetuba tem 4% e Diadema, 10%.
O Brasil investe somente 0.2% do PIB em saneamento, afirma o instituto, que destaca a necessidade de investimento tr~es vezes maiores.
Fonte: Lacerda da Silva/Correio de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário