São Paulo (SP) - É alarmante o desmatamento nas florestas brasileiras, pesquisas apontam que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevive à cobertura original de 1500. Embora os casos da Floresta amazônica e da Mata Atlântica sejam os mais problemáticos, o desmatamento ocorre em todo o país.
O crescimento das cidades também tem provocado a diminuição das áreas verdes. O crescimento populacional e o desenvolvimento das indústrias demandam áreas amplas nas cidades e arredores. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais. Rodovias também seguem neste sentido. Cruzando os quatro cantos do país, projetos rodoviários provocam a derrubada de grandes faixas de florestas.
Foi pensando nisso o presidente da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, Lucas Pimentel criou o Projeto Frutificar.
"A idéia básica é estimular os motociclistas a adotarem práticas ecologicamente corretas, através da informação e realização de ações ecológicas", completa Pimentel.
A ABRAM resolveu criar uma ação diferenciada, preocupado com a necessidade de inserir o motociclista no contexto da preservação do meio ambiente, lançou no Salão Internacional Duas Rodas 2007, o Selo de Responsabilidade Sócio-Ambiental “Parceiros do Motociclismo Ecológico”, e dando continuidade nessa iniciativa lançou o Projeto FRUTIFICAR, onde os participantes são convidados a assumirem o seguinte conceito: "Após comer uma fruta, frutifique, devolva a semente à natureza".
Cada participante é convidado a plantar numa embalagem reciclada de leite integral, a semente da fruta consumida, como por exemplo: abacate, limão, manga, goiaba, em geral árvores frutíferas comestíveis para o homem. As mudas serão plantadas individualmente ou em grupos.
"Somos 12 milhões de motociclistas brasileiros, se cada motociclista plantar uma árvore por ano, teremos 12 milhões de novas árvores em 1 ano, e cerca de 60 milhões em 5 anos, e esse reflorestamento sem dúvida nenhuma será muito significativo para nosso país", afirma Pimentel.
Os voluntários do Projeto Frutificar poderão enviar fotos das mudas e árvores plantadas, para serem publicadas no site da ABRAM.
Fonte: ABRAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário