terça-feira, 22 de novembro de 2011

Servidores de Rondônia devem se recadastrar a partir do próximo dia 17

Para conhecer melhor os cerca de 55 mil servidores públicos e desenvolver políticas de valorização profissional e de modernização da gestão, o Governo do Estado vai realizar o recadastro de todos os funcionários ativos, incluindo-se detentores de cargos comissionados, além de inativos e pensionistas.
A iniciativa foi lançada oficialmente nesta terça-feira (8) pelo governador Confúcio Moura, em solenidade realizada no auditório do Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho, e será colocada em prática a partir do próximo dia 17 ao dia 19 de dezembro, através do portal: www.recadastramento.ro.gov.br.
O trabalho tem à frente as Secretarias de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) e de Administração (Sead), com o apoio do setor de Recursos Humanos de todas as repartições do Estado, além da Diretoria Estadual de Tecnologia da Informação, responsável pela montagem do portal.
De acordo com o governador, por ser indispensável à modernização da gestão estadual e ser realizado via online, o recadastro é obrigatório, sob pena de bloqueio do salário mensal. “Nossa intenção é conhecer os servidores, a origem, o local onde prestam serviços, bem como, detectar o nível intelectual e o esforço de cada um em prol do desenvolvimento do Estado, para que possamos investir em políticas de valorização, com cursos de capacitação, planos de cargos e carreira e a progressão funcional que todos almejam”.
Confúcio Moura destacou que para a formação de um Estado-Servidor, é necessário por fim à anestesia profissional ou comodismo de muitos servidores que por anos executam uma mesma atividade.
Conforme a secretária de Assuntos Estratégicos, Cira Moura, o recadastramento, que tem como base o Decreto 16.297, de 3 de novembro de 2011, objetiva também unificar os dados para facilitar o processo de lotação de servidores e identificação de aposentados que já faleceram, incluindo o Estado no sistema nacional de óbitos.
Para se recadastrar, o servidor ativo deverá acessar o portal e digitar o CPF e a matrícula (no campo indicado) para abrir o formulário, que depois de preenchido deverá ser impresso e apresentado ao chefe imediato com cópias dos documentos pessoais.
O processo será finalizado com a biometria, sistema que visa garantir a segurança por meio digital. Com relação aos aposentados e pensionistas, ela disse que o trabalho terá o apoio do Ministério da Previdência, por meio do Siprev. “O formulário será aberto com as informações dadas pelos RHs, que poderão ser alteradas pelo servidor para atualizá-las”, disse Cira Moura, citando que serão solicitados endereços e contatos, informações adicionais (necessidade especial, curso superior em andamento, entre outros), dependentes, listagem de cargos, principais atividades exercidas, formação, capacitações realizadas e sugestões de outras que o Estado possa ofertar.
“O recadastro é importante para que o Estado conheça o perfil de seus servidores, assim como o Exército precisa conhecer seu efetivo para ir a uma guerra”, definiu o secretário de Administração, Rui Vieira. Já o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), Walter Silvano, lembrou que o último recadastro foi feito há três anos e que muitos benefícios podem estar sendo pagos, mesmo com o aposentado falecido.
Autor: Vladimir Soster - SRTE-RO 1060
Fonte: www.NAHORAONLINE.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário