quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CAFÉ

Café pode diminuir risco de câncer de endométrio
Versão descafeinada da bebida também tem fator de proteção

Consumir até quatro xícaras de café por dia pode reduzir em até 30% as chances de câncer endometrial, também chamado de câncer de endométrio, diz um estudo feito por cientistas e professores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA). De acordo com os autores do estudo, mesmo a versão descafeinada da bebida tem ação preventiva contra esse tipo de tumor. Câncer endometrial refere-se a diversos tipos de câncer que surgem no endométrio, o revestimento do útero.
Câncer endometrial pode ser às vezes chamado simplesmente de câncer de útero. Entretanto, diferentes tipos de câncer podem se desenvolver não só na região endometrial do útero, como também em outras partes, como o câncer cervical e sarcoma do miométrio.
O estudo contou com a participação de 67 mil mulheres e durou 26 anos. Os hábitos alimentares e estilo de vida de cada uma das participantes foram acompanhados por médicos no decorrer da pesquisa. Além isso, o histórico familiar e médico de cada uma das participantes também foram estudados. Durante o estudo, 672 voluntárias da pesquisa desenvolveram câncer no endométrio.
Após observar os resultados, os cientistas descobriram que as mulheres que tomavam até quatro xícaras de café normal tinham 30% menos chances de desenvolver câncer de endométrio, enquanto as participantes que consumiam a mesma quantidade na versão descafeinada tinham 22% menos riscos.
De acordo com os autores da pesquisa, o café ajuda a regular os níveis de insulina no sangue, além de diminuir os níveis do estrógeno no organismo. O excesso de insulina e estrógeno são dois fatores bastante associados ao aparecimento de câncer de endométrio.
Mesmo que os resultados do estudo sejam claros, os cientistas afirmam que o café ainda não deve ser usado como único fator de prevenção, já que a prática de exercícios físicos, controle do peso corporal e o hábito de não fumar são métodos de prevenção muito mais eficazes.

Saiba Mais :Café protege contra câncer de próstata

Não são apenas as mulheres que podem se beneficiar do consumo controlado de café. Um estudo recente realizado por pesquisadores norte-americanos sugere que beber café pode diminuir as chances de desenvolver câncer de próstata. Segundo o estudo, ingerir grandes quantidades da bebida diminuiu em 60% os riscos de surgimento de tumores.
Cerca de 50 mil homens tiveram o consumo de café monitorado a cada quatro anos entre 1986 e 2006. Segundo os pesquisadores, o café influencia em fenômenos associados ao câncer de próstata devido a forma como o organismo quebra as moléculas de glicose e também a quantidade de hormônios sexuais liberados.
Os pesquisadores afirmam que não sabem ao certo quais os componentes que tornam a ingestão de café positiva, porém minerais e antioxidantes presentes na bebida limitam danos nos tecidos causados pela liberação de energia nas células.
Contudo, os responsáveis pelo estudo ressaltam que o alto consumo de cafeína pode causar outros problemas à saúde, mas quem toma regularmente uma xícara de café não precisa desistir do hábito. Fonte: Yahoo



Nenhum comentário:

Postar um comentário