quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Motociclista não vai mais pagar pedágio em rodovia (esperamos)

Nova lei que pode isentar o pagamento está em tramitação na Câmara. Acidentes de trânsito envolvendo os veículos registraram aumento no DF
07/11/2011 – A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que isenta os proprietários e condutores de motocicletas do pagamento de pedágio em rodovias federais que foi proposto pelo deputado Washington Reis (PMDB-RJ). Para o autor da proposta, esses veículos não causam danos às vias públicas, nem ao meio ambiente já que são de baixa tração e, além disso, consomem pouco combustível.
O argumento que pode beneficiar os proprietários e condutores de motocicletas é que elas não causam danos à via pública
Segundo o parlamentar, as motos são os veículos que menos congestionam o trânsito. Por isso, ele garantiu, “parece justo que mereçam uma atenção especial pela diminuição do volume de tráfego, dos elevados índices de poluição e até do estresse ocasionado pelos engarrafamentos.”
O Projeto de Lei, que teve o número 1.410/11, tramita em caráter conclusivo pela Comissão de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação, bem como pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Acidentes fatais – Mais de 40.610 pessoas morreram em acidentes de trânsito, no ano passado, sendo que 25% dos casos foram com motocicletas, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, ao acrescentar que nos últimos nove anos saltou de 3.744 para 10.140 os óbitos ocasionados por colisões com motos. No Distrito Federal, as mortes totalizaram, em 2010, 548, sendo 121 por acidentes de motos.
“Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacando que o Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências como essas, segundo a Organização Mundial da Saúde: “Estamos atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia”.
Fonte: Redação Jornal Coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário