sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Motociclista ou Motoqueiro?

Entrando um pouco nesta seara e retirando o meu diploma de pedagogo do armário vamos dar uma de professor Pasquali ;-)))
motociclista (substantivo)
mo.to.ci.clis.ta
s m+f (moto5+ciclo2+ista) Pessoa que conduz uma motocicleta.

motoqueiro (adjetivo)
mo.to.quei.ro
adj+sm (motoca+eiro) gír Diz-se do, ou o que anda de motocicleta.

substantivo
subs.tan.ti.vo
adj (lat substantivu) Designativo da palavra que, exclusivamente e sem auxílio de outra, designa a substância; que designa um ser real ou metafísico.

adjetivo
ad.je.ti.vo
adj (lat adjectivu) Palavra que se ajunta a um substantivo para descrever-lhe uma ou mais qualidades.

Desta forma temos uma mesma palavra primária (moto ou motoca) seguida de sufixos nominais cuja finlidade é diferenciá-las.
sufixo
su.fi.xo
(cs)sm (lat suffixu) Gram Partícula que se junta pospositivamente aos temasdas palavras primitivas, ou já derivadas, para formar outras porderivação.
sufixo nominal: aquele responsável pela formação de nome (substantivo ou adjetivo): pad-eiro, favel-ado.
-ista (partidário ou sectário de doutrina, sistema, teoria, principio,agente, ocupação, origem = socialista, capitalista, comunista,simbolista, realista, anarquista, dentista, artista, pianista, budista,paulista, sulista, nortista).
-aria, -eiro(a) (atividade,estabelecimento comercial, coleção = pizzaria, padaria, estrebaria,tesouraria, livraria, pedraria, bruxaria, livreiro, galinheiro,caseira).

Ou seja: motociclista é aquele que usa a moto por princípio, por vontade própria, por gosto ou prazer, para seu lazer e o motoqueiro é aquele que utiliza a moto como atividade comercial, para o trabalho. Ninguém é "ipso facto" motociclista ou motoqueiro: ele está motociclista ou motoqueiro dependendo da situação (por lazer ou a trabalho).
Desta forma quem possui uma moto adquirida para lazer (as shinerays) é,por definição, um motociclista. Ele pode ser um motociclista educado ou mal educado, mas será um motociclista. Se a adquiriu para o trabalho ele é um motoqueiro educado ou não. O uso destes termos de forma pejorativa é um contra senso e no mínimo demonstra algum deconhecimento da nossa lingua.
Vamos respeitar os amigos motoqueiros (motoboys, mototaxistas, etc) e tentar provê-los de mais educação no trânsito. Vamos fazer uma campanha contra o uso daquele famigerado pet escrito "MOTOQUEIRO É A PQP".... lembre-se que se vc tem uma moto e a utiliza não apenas para o lazer (motociclismo) mas também como transporte de carga ou mesmo para seu deslocamento para o trabalho então voce também é um motoqueiro... paremos, pensemos e meditemos.... sejamos menos preconceituosos e agreguemos ao nosso meio sem pudor aqueles que sacrificam-se em seu dia-a-dia para ter este objeto de cobiça e de prazer que é sinônimo de liberdade e que se chama MOTOCICLETA.
amicus certus in re incerta cernitur : O amigo certo se manifesta na ocasião incerta.

Marcos Vinicius Tavares Oliveira
Presidente da AMO Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário