terça-feira, 15 de novembro de 2011

DUPLA EXPLOSIVA

O motor Dual Spark da Ducati tem duas velas por cilindro
"Alguns motores têm duas velas por cilindro.  Afinal, qual é a vantagem dessa dupla ignição?"
Dentro de um motor quatro tempos, um dos ciclos é o da compressão, à qual se segue a explosão da mistura ar/combustível.  Ao contrário dos motores disses, os motores quatro-tempos (conhecidos por ciclo Otrto, nome de seu inventor alemão)  precisam da presença de uma centelha no momento da compressão máxima da mistura para provocar a explosão que empurra o cilindro e começa  o movimento. A vela de ingnição é um elestrodo que,a mando do sistema el´treico do motro, produz uma faísca elétrica muito rapidamente.  A idéia, portanto, é que duas centelhas no lugar de uma possam ser mais efetivas, queimando completamente toda a quantidade de mistura admitida.  É claro que você sabe que grande parte dos elementos poluentes emitidos pelos automóveis são moléculas de combustível cru.  Melhor queima, portanto, diminui poluição e aumenta o rendimento do motor em relação ao seu consumo de combustível.  Ocorre que os modernos sistemas eletrônicos de gerenciamento de motores, com infinitas variações de avanço de ingnição e de injeção de combust´viel, estão reduzindo  o apelo do uso de duas velas de ignição.
Fonte: Quatro Rodas/Motos/Especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário