O motor Dual Spark da Ducati tem duas velas por cilindro |
"Alguns motores têm duas velas por cilindro. Afinal, qual é a vantagem dessa dupla ignição?"
Dentro de um motor quatro tempos, um dos ciclos é o da compressão, à qual se segue a explosão da mistura ar/combustível. Ao contrário dos motores disses, os motores quatro-tempos (conhecidos por ciclo Otrto, nome de seu inventor alemão) precisam da presença de uma centelha no momento da compressão máxima da mistura para provocar a explosão que empurra o cilindro e começa o movimento. A vela de ingnição é um elestrodo que,a mando do sistema el´treico do motro, produz uma faísca elétrica muito rapidamente. A idéia, portanto, é que duas centelhas no lugar de uma possam ser mais efetivas, queimando completamente toda a quantidade de mistura admitida. É claro que você sabe que grande parte dos elementos poluentes emitidos pelos automóveis são moléculas de combustível cru. Melhor queima, portanto, diminui poluição e aumenta o rendimento do motor em relação ao seu consumo de combustível. Ocorre que os modernos sistemas eletrônicos de gerenciamento de motores, com infinitas variações de avanço de ingnição e de injeção de combust´viel, estão reduzindo o apelo do uso de duas velas de ignição.
Fonte: Quatro Rodas/Motos/Especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário