Com cautela - Apesar da taxa de sucesso as empreas tem se utilizado deste instrumento com cautela por receio do Código do Consumidor
Não adianta desligar o telefone, ignorar emails e menagens ou mudar de endereço para fugir das cobranças. As empresas têm, agora, buscado um novo - e eficiente - aliado na localização de inadimplentes: o Facebook. Um estudo feito para o MBA executivo IGEOC-ACREFI em Crédito e Cobrança mostrou que dos 852 clientes pesquisados, 613 têm perfil na rede social. O grupo de pesquisa escolheu devedores de todo o Brasil, com mais de 720 dias de atraso em financiamento de veículos, cartão de crédito, empréstimo consignado e consórcio. Todos tinham o estatus de "deslocalizados" (termo usado pelo setor de cobrança) e eram consideradas perdidos pelas empresas. A região Centro-Oeste foi a campeã de localizações. Lá, 83% dos clientes "deslocalizados" foram encontrados através do Facebook. Em seguida vem as regiões Sul (com 80%). Sudeste (77%), Norte (60-%) e Nordeste (57%).´"É necessário estar presente onde o cliente está. Somente desta forma é possível suprir as demandas atuais de forma eficaz e eficente. Para as empresas se adequarem a essa nova realidade, atendendo as necessidades de seus clientes e superando as suas expectativas para criar um vínculo de fidelização com o consumidor, ela deve ser multicanal na sua comunicação", afirma Tatiana Pomar, autora da pesquisa. Apesar do sucesso para localizar inadimplentes, abordá-los nas redes sociais ainda é um ponto de discussão entre as empresas.
Elas tem receio de descumprir o Código de Defesa do Consumidor ao expor os devedores em mensagens compartilhadas. A solução tem sido enviar notificações pessoais e apenas solicitar que o cliente entre em contato com a empresa de cobrança.
Fonte: Alto Madeira.
Atenção "velhacos" de plantão que não gostam de pagar as suas contas, é melhor pagá-las e ficar tranquilo, caso contrário o "Dr. Face" vai agir...................
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