segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Você tem um mentor?

Não diga que é coisa de "gringo", ou que é apenas mais modismo nas corporações. Pode ser muito interessante para você.

O Mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal de longo prazo que pode trazer grandes benefícios para você também. Não confunda com um processo de "apadrinhamento corporativo", como já foi usado no passado. Este aspecto pode até existir ainda, mas não é o que conta, do contrário estaríamos promovendo a política corporativa na sua forma mais abominável.

O mais importante é entender que é um processo de transferência de conhecimento tácito de quem já viveu nas circunstância que você vive hoje ou irá viver ainda, no curso de sua carreira. Se não tem o poder de evitar que você cometa os seus próprios erros, pelo menos você  poderá saber de antemão os riscos envolvidos em cada alternativa das suas decisões.

Isso implica que é recomendável por ter um mentor com grande experiência profissional? Acredito que sim, mas pense no processo de aprendizado profundo que nos permite evoluir profissionalmente e pessoalmente. Qual é a base do aprendizado? É a reflexão mais profunda sobre os fatos e sobre os conhecimentos que adquirimos. É pensando que se aprende de verdade, desenvolvendo a capacidade de aprender de verdade, desenvolvendo a capacidade de aprender cada vez mais.

Um implica que é recomendável ter um mentor com grande experiência profissional? Acredito que sim, mas pense no processo de aprendizado profundo que nos permiti evoluir profissionalmente e pessoalmente. Qual é a base do aprendizado? É a reflexão mais profunda sobre os fatos e sobre os conhecimentos que adquirimos.É pensando que se aprende de verdade, desenvolvendo a capacidade  de aprender cada vez mais.

Um bom mentor deve conduzir o mentée a pensar refletir e buscar suas respostas com maior profundidade. A sua experiência deve ser transformada em questões mais profundas do que o nível usual de reflexão do mentée e em perguntas com uma abordagem ou com um ângulo inovador, diferente daqueles que ocorreriam ao mentée.

Um diálogo com poucas respostas, mas com boas perguntas para provocar pensamento inovadores e mais flexíveis dever ser o ambiente estabelecido entre os pares do processo.

A experiência e principalmente a vivência do mentor, são indicativos de um potencial ganho para o mentée, que tem a possibilidade se simular a vivencia no processo de mentoring. Das situações já vividas pelo mentor, pode-se projetar situações e alternativas que escapariam a uma pessoa com menor experiência.

O conhecimento disponibiliza aos profissionais através de outros canais e formas de aprendizado são dotados de características mais generalistas e de cobertura mais ampla. O mentoring tem a vantagem de tratar especificamente das dúvidas e das questões vividas pelo profissional, de forma mais eficaz. Explora-se também as implicações das decisões em outros âmbitos da vida do profissional, ampliando a cobertura do diálogo a todos aspectos que geram preocupações e incertezas.

Quanto mais complexo o seu trabalho, que muitas vezes implica em estar numa posição mais elevada nas organizações, mas cuidado deve-se ter na busca do mentor ideal. Pois nestes níveis, as formas de aprendizado tradicional nem sempre são capazes de prover o diálogo desafiador necessário para o crescimento e aprimoramento. Um mentor com a experiência real, que já viveu na prática os desafios que você vive, pode ser a melhor opção.

Ter um bom mentor pode ser um privilégio e ao mesmo tempo um sinal de muito positivo do seu próprio potencial. Um bom mentor não "perderá tempo" com você se você não for um profissional merecedor do tempo dele. Lembre-se de que no passado, os mestres escolhiam entre os seus melhores discípulos, aqueles que receberiam a sua melhor atenção através do mentoring...
Fonte: Yoshio Kawakami - Former President Volvo Construcion Equipament

Nenhum comentário:

Postar um comentário