terça-feira, 22 de outubro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PARA QUE SERVEM TANTAS ONGS NA AMAZÔNIA, QUER SABER O GENERAL?

A ideologia imposta a grandes temas nacionais, a causas que deveriam estar muito  acima de crenças político-partidárias, é uma realidade a que temos sido submetidos todos os dias. A ideologia tomou conta das questões da criminalidade, já que ela não é combatida para priorizar os direitos humanos dos bandidos; no campo, onde invasão de terras não é mais crime e em muitas coisas da nossa vida. A questão da Amazônia não poderia ser diferente. Nosso governo ama as ONGs internacionais, dá-lhes dinheiro e poder e elas se tornam cada vez mais "donas" da mais rica região do país. Numa longa e rara entrevista, dia desses, o comandante militar da região, general Eduardo Villas Boas, que chefia nada menos do que 19 mil homens e mulheres das Forças Armadas, considerou as ONGs como um dos grandes  males da região amazônica. Não generalizou, com o perdão do trocadilho. Mas disse com todas as letras: "Não é o caso de estigmatizar as ONGs. Elas preenchem espaços e atendem necessidades da população que nem o primeiro nem o segundo setores têm capacidade de atender. Mas há coisas fora de controle e a gente fica numa insegurança: não sabe quem são nem seus objetivos" .
E foi ainda mais longe, o comandante militar:  "muitas vezes as ONGs atuam no sentido contrário aos interesses brasileiros". Poderia ter dado uma dezena de exemplos, mas optou por citar um. E dos mais importantes, o caso da BR 319, que liga Manaus a Porto Velho. " Em 2009, o braço brasileiro da ONG americana  Conservation  Strategy  Fund divulgou estudo afirmando que a reforma da estrada traria prejuízo.  É uma rodovia que já existiu, não gerou desflorestamento, não houve prejuízo ambiental. Mas o governo não consegue fazer... é um absurdo. Manaus está conectada à Venezuela, mas não ao restante do Brasil", protestou.
MUITO CUIDADO! - Tem mais: o general, com cuidado e moderação, disse ainda que a Amazônia é como uma colônia dentro do Brasil. A ausência estatal na floresta comprova essa teoria, resumiu. A Amazônia fica nas mãos das ONGs, enquanto o importante para o governo brasileiro e teorizar sobre como ressuscitar cadáveres da ditadura e andar de mãos dadas com governos como os da Venezuela e da Bolívia. O general poderia ir mais fundo, mas infelizmente, não pode. Voz mesmo só pode ter quem concorda com a ideologia de quem está no poder.
 ACIR PRESTA CONTAS O senador Acir Gurgacz percorreu a mídia nos últimos dias, dando entrevistas e prestando contas do seu trabalho. Falou sobre tudo, não deixou nada de lado. Enfrentou questionamentos mais complexos com segurança e tranquilidade. E deixou claro que está firme e forte na batalha para se manter no Senado. Acir falou muito sobre projetos, leis, propostas, realizações. E ficou claro: ele tem sim muito a mostrar neste seu mandato.
 DE TIRAR O FÔLEGO - Já seu arqui rival Expedito Júnior, que está com as unhas afiadas para avançar sobre a cadeira que Acir tomou dele, anda percorrendo todo o Estado, preparando-se para 2014. Expedito já teria inclusive documento da Justiça Eleitoral, liberando-o para disputar o pleito, mas o estaria guardando como carta na manga. Sua preferência é o Senado. E se for, ele e Gurgacz vão disputar voto a voto. Será daquelas disputas de tirar o fôlego.
ESCULHAMBAÇÃO - A baderna que se oficializou neste país, com o aval de todas as autoridades, agora livrou geral para afrontar o direito sagrado de ir e vir, claro na Constituição brasileira. Ontem, lideradas por políticos que, certamente, estão mais preocupados com as urnas do que com sua população, algumas dezenas de moradores de Alto Paraíso fecharam a BR 364, durante horas, infernizando a vida de quem nada tem a ver com o problema deles. Fechar rodovias federais - até para desfiles de carnaval - virou moda. E ninguém faz nada. A Constituição, de novo, foi para o lixo.
 CHAGAS IMPERDÍVEL - Quem ainda não leu, que vá atrás correndo. Uma das mais importantes personalidades da história política de Rondônia, concedeu uma longa e imperdível entrevista ao jornalista Carlos Araújo. Publicada no site tudorondonia, pode marcar uma espécie de volta oficial do competente empresário Chagas Neto. Filiado ao PMDB, a convite do governador Confúcio Moura e do presidente regional Tomas Correia, Chagas vem sendo insistentemente convidado a entrar na disputa em 2014. A pressão está fazendo efeito., Ele anda pensando muito no assunto...
 BURROS E IDIOTAS - É impressionante como incautos, burros, idiotas e merecedores de outros adjetivos assemelhados  ainda acham que vão ganhar dinheiro fácil transportando droga. Dezenas são presos pelo caminho, também aqui em Rondônia  e amontoam-se nos presídios, porque matar um ser humano não dá cadeia, mas não pagar pensão alimentícia e transportar droga, seja em que quantidade for, é xilindró na certa. Não só homens otários, mas mulheres que querem ganhar grana sem fazer força, acabam é curtindo cadeia. Toda a semana, uma dezena destes otários e otárias são pegos. Alguns passam, mas não todos...
 PERGUNTINHA - Até quando o governo brasileiro vai continuar dando milhões de reais a fundo perdido para governos incompetentes, como os de alguns vizinhos, ao invés de investir pesado, por exemplo, nas APAEs do país, que estão morrendo à míngua?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário