terça-feira, 29 de outubro de 2013

II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação é vista como vitrine na divulgação de ideias

Coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), a II Mostra de Ciência Tecnologia e Inovação, trouxe este ano como tema: Ciência, Saúde e Esporte,). O evento foi uma integra da participação de Rondônia na ‘Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’, realizada simultaneamente em mais de 500 cidades do País.
Aberta oficialmente na quinta-feira  (24) em Porto Velho a II Mostra de Ciência Tecnologia e Inovação no Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, propõe levar aos visitantes nos quatro dias, informações que agreguem e possam influenciar nos valores da sociedade envolvida. “Vejo aqui uma oportunidade de incentivar crianças e jovens a pensarem no futuro e nas escolhas que irão fazer para suas vidas. Oportunidade de identificarem a importância da tecnologia como instrumento de transformação e inovação”, disse Márcio Félix ao representar o governador, Confúcio Moura. A abertura das atividades contou também com a presença do secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel.
Autoridades de 50 instituições, uma delas a superintendência do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destaca o valor  de estarem integrandos a Mostra. O superintendente, Pedro Teixeira Chaves, explicou que “o importante é fazer  do evento  pontos relevantes, incorporando as peças chaves e fundamentais, como a participação dos estudantes”, disse o representante do Sebrae, Pedro Teixeira.
Nesta II Mostra o público que visitar uma das quatro tendas armadas na área do complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco poderá acompanhar uma gama de palestras, consultorias, exposições, realização de exames, apresentações culturais, emissão de carteira de identidade, e CPF, anexas a um total de 200 atividades.   Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Castelo Branco não perderam tempo e atentos assistiram a palestra: “Motivando o Conhecimento”, ofertada pela Veppo Consultoria parceria do governo do Estado. “Aqui é uma oportunidade de fazer com que eles abram a mente para o conhecimento do caminho que pretenderem seguir”, destaca a palestrante e consultora do Sebrae, Lurdes Veppo.
Os Estudantes, Tifany Tainá, e Geovane Gonçalves ambos alunos do 1º ano da Escola Castelo Branco gostaram do que viram. Eles afirmaram “que o momento é único e que se envolver com as causas apresentadas na Mostra vai resultar na escolha que devem fazer na hora da formação técnica ou superior nas suas vidas”, declararam.
Com 22 pessoas trabalhando, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trouxe para a exposição alguns projetos desenvolvidos pelo governo do Estado com parceria do governo federal. É o caso do Projeto Nacional de Tecnologia Educacional (Proifo), que utiliza  equipamentos pedagógicos, como a lousa digital, e leptops para ampliar o conhecimento em sala de aula.
Outro que também está chamando bastante atenção na mostra é o Programa Um Computador por Aluno – (Prouca), projeto educacional que faz da tecnologia, a inclusão digital com o adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Para a coordenadora, da Seduc, Ana Paula, “este conhecimento está sendo bastante difundido, além de recentemente ser implantado em algumas escolas do estado pela Secretaria”, informa.
A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) trouxe dos 16 projetos desenvolvidos, sete, dos quais destacam-se: piscicultura, agroecologia, organização social, produção sustentável. Dos experimentos, o defensivo feito a base de uma substância extraída da árvore conhecida como “Nin Indiano” que pulveriza com fumaça plantações, auxiliando no extermínio de pragas que acometem as lavouras. “São métodos simples, eficazes que estamos levando ao convívio das pessoas”, comenta a veterinária do Escritório Local da Emater, Silvana Castro.
“Chegamos aos 42 anos com grandes perspectivas, uma delas é  a nossa parceria com o governo do Estado e o homem o campo na prestação de serviços adequando as suas necessidades. Está nesta grande feira para nós também é um importante avanço, pois podemos passar um pouco dos nosso serviços desenvolvidos com afinco pelo Escritório”,lembra o secretário-executivo, Luiz Gomes Furtado.
Utilizando pneus de caminhões, a Associação “Tribo do Mato”, coordenada pelo Amazon Adventure tem na sustentabilidade o foco para auxiliar pessoas com a prática dos exercícios físicos, no qual a matéria prima torna-se, por exemplo, um Jump desses usando pelas academias. Mas esse é diferente é feito exclusivo para o uso ao ar livre: “A sustentabilidade é o nosso principal objetivo. Com isso buscamos também através de parcerias expandir para outras instituições. Os reenducandos do projeto “Acuda” já praticam essa arte que nós mesmo repassamos”, declara o coordenador, Saulo Giordano.
A parceria com a Amazônia Adventure traz ainda a disponibilização de paredes de escalada móvel, medindo sete metros de altura, além da torre de tirolesa com 50 metos de queda livre.
Convidada a Fanfarra da Escola Daniel Neri tocou musicas conhecidas do público, e abriu a programação do ‘AUÊ Cultural’, local voltado aos artistas rondonienses com apresentações de danças, capoeira, Boi Bumbá e coral.
Essas são apenas algumas das mostras que podem ser conferidas na II Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação de Rondônia que começou no  dia 24 e vai até o domingo 27.
A gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação (GCT&I) da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Ana Maria, e parceiros responsáveis pelas atividades, lembrou que “o evento vai além das expectativas, pois a soma agrega uma gama de benefícios levando em conta os trabalhos das instituições público privada na parceria com o governo do Estado”, aborda.
Mais programas da II MCTIR
Além das atividades oferecidas no Complexo Poliesportivo serão realizadas palestras com profissionais, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), exemplo do médico participante do ‘Mais Você’, programa da Rede Globo, Guilherme Furtado,  que levou o tema: “Qualidade de Vida no Trabalho”, no Bigool Clube. Nesta sexta-feira (25) a personal trainer, Solange Frazão, destacará às 19 horas também no espaço Bingool a “Qualidade de Vida no Esporte”; o especialista em cultura digital, Gil Giardelli, vai debater “Mídias Sociais” na Oficina coordenada pelo do Departamento de Comunicação nos dias 26 e 27. Além do maquiador da revista ‘Caras’, Fernando Torquato, com a realização de um curso sobre Beleza. As palestras Master serão realizadas sempre às 19:00 h, no Bingool Eventos na avenida Rogério Weber.  Os interessados poderão trocar 1k de alimento não perecível pelo convite de entrada, nas instalações do Sebrae.
Pra quem quiser conferir a II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia basta comparecer das 16 às 22 horas no Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, com entrada franca, anexo ao Ginásio, Aluízio Ferreira centro de Porto Velho.




Fonte: Texto e Fotos: Decom
 Colaborador  do Blog Pedro Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário