sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HÁ COMO SE ELEGER SEM ACEITAR A CHANTAGEM ELEITORAL?

Político ruim é o que não falta neste Brasil. Outros tantos são marginais que, ao invés de cargos eletivos, deveriam é estar na cadeia. Mas também é verdade que há gente decente, bem intencionada, quer que transformar as coisas, que não pensa só no próprio bolso. Aí é que entra o eleitor. Com a grande maioria dos brasileiros é de gente boa, por que muitos não se elegem? Por que ganham muitos dos que têm mandatos pífios, são fichas sujas, vivem enrolados?  Há múltiplas respostas, mas uma delas é clara: é o eleitor que escolhe aqueles que prometem ou dão benefícios, empregos, cargos, vantagens. Político que não o fizer, até pode entrar na vida pública, mas corre o risco de não passar do primeiro mandato.  Para ilustrar o raciocínio, pode-se usar  como exemplo - é apenas um, entre milhares e milhares - o caso recente envolvendo um neo vereador de Porto Velho.
Veja o desabafo: "Como é difícil ser um político honesto neste país! Recebi algo em torno de 100 pedidos para patrocinar festinhas do Dia da Criança. Ganho 7.163 reais por mês e deste valor, retiro 2.500 reais todos os meses para fazer o trabalho social, com as 50 cestas básicas para as entidades. Mesmo assim resolvi atender os primeiros 20 pedidos. Compramos 1 mil reais de brinquedos. Vocês sabiam que alguns acharam pouco demais dar uns 20 brinquedinhos?".  O texto foi publicado nas redes sociais. Neófito nas questões da política, esforçado, atuante, ficha limpa, Aelcio  não se conforma com o achaque dos eleitores. Todos falam contra o tipo de político que temos, porque só sobrevivem os que entram nesses esquemas de doações, distribuição de dinheiro, cargos, telhas, dentaduras. Infelizmente, Aelcio terá que aprender: ou entra  nesta chantagem eleitoral constante ou não se reelegerá para nada.
 PROTEÇÃO E CRIME - O deputado Ribamar Araújo, do PT, tem uma posição equilibrada e de bom senso sobre a  maioridade penal. E disse isso com todas as letras, em audiência pública sobre o assunto, na Assembleia. Ribamar concorda com toda a legislação que protege os menores; que têm que ser cobrados cada vez mais dos governos, programas sociais e proteção absoluta aos menores. Mas...Com a mesma ênfase, ele defende punição rigorosa para criminosos, sejam menores ou não. Ele está falando a linguagem da grande maioria dos brasileiros.  Proteção aos menores sim, mas também punição dura aos bandidos, não importa que idade tenham!
 ONDE ESTÁ O SEMÁFORO? - Aconteceu em Jaru e, por incrível que pareça, é real. Motorista recebeu uma pesada multa (191 reais) e ainda perdeu sete pontos na carteira, por ter passado num sinal vermelho, na esquina de duas ruas conhecidas da cidade. Tudo certo, se não houvesse um pequeno detalhe; no local nunca, jamais existiu um semáforo. É parecido com o caso de uma mulher de Porto Velho multada por não usar cinto de segurança...numa moto. Esses absurdos precisam ser combatidos pelo Detran. Não é possível sacanear o contribuinte dessa forma.
HORA DO SALTO - Mauro Nazif assumiu com muitos problemas a administração de Porto Velho, mas os conhecia todos e anunciou, na campanha, que os  resolveria. Teve excelente votação e uma expectativa muito positiva da comunidade. Mais de 300 dias depois, os  resultados ainda são frágeis e os problemas cresceram, não diminuíram.  O que se espera é que, depois de todo esse tempo e com a casa arrumada, o governo Nazif dê um salto. E tem que ser logo, porque as críticas só crescem...
FIM DA ALIANÇA - Fonte muito bem informada sobre os bastidores da política na Capital, confirmou que a aliança PSB (de Mauro Nazif) e PT (grupo do ex-prefeito Roberto Sobrinho), está terminando. Como em nível nacional, o acordo político está nos últimos dias. Vários petistas que ocupam cargos de confiança na Prefeitura, já estariam começando a limpar suas mesas. Nazif não se pronunciou sobre o caso e nem as lideranças do Partido dos Trabalhadores, mas o anúncio é questão de pouco tempo.
ÚLTIMA CHANCE - Claro que é muito preocupante o fato de 12 crianças terem morrido na UTI do Hospital de Base (já desativada), em apenas um mês. Tudo tem que ser investigado a fundo, é claro. Mas tem que se levar em conta que muito dos bebês e crianças já chegaram ao HB quase em estado terminal.  A UTI seria a última chance. A alternativa não funcionou. Mas no mesmo local, durante longo tempo, dezenas de vidas foram salvas. Tem que se lamentar, investigar o que houve, denunciar o que está errado e corrigir eventuais erros. Mais que isso, é exagero.
 CRIMINOSOS EM CAMPO - Bandidos disfarçados de torcedores vão aos estádios para fazer a única coisa que sabem: cometer crimes. Sabem que a impunidade campeia e que podem até bater na polícia, porque logo estão soltos de novo. Foi esse tipo de gente que matou uma criança na Bolívia e depois fez uma cruzada nacional como se fossem todos inocentes. São os quadrilheiros nos estádios. Os dirigentes dos clubes são coniventes e a lei, claro, ainda os protege. O crime, livre, leve e solto, chegou também aos estádios.
PERGUNTINHA - Será só piada que  o Bolsa Família,  que já que era pago para mais de 2.100 políticos eleitos no ano passado, também será usado para ajudar na salvação do ex mega milionário Eike Batista?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário