quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Assim como em centenas de cidades brasileiras, Porto Velho também está participando a partir de hoje (21) da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano, em sua décima edição, dá destaque à ciência, à saúde e ao esporte, numa referência as inúmeras disputas esportivas que acontecem no Brasil, como Copa do Mundo e Olimpíadas. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Tribunal de Contas, com a participação de agentes do governo, estudantes e parceiros.
O secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, destacou em sua fala, a participação anual de Rondônia no evento, desde 2004, ocupando sempre posição privilegiada em número de atividades.
O secretário da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, representando o governador Confúcio Moura, destacou a importância da SNCT, para despertar nos rondonienses o desejo de participar e contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Para o diretor do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), Hildebrando Pereira da Silva, a Semana é uma boa oportunidade para refletirmos que o homem em 100 mil anos ocupando a terra, só descobriu e começou a utilizar a agricultura a 10 mil anos e que a expectativa de vida era até então de 30 anos . “Hoje, graças a tecnologia um homem de 80 anos como eu, pode sentar em uma mesa apto a discutir os avanços tecnológicos”.
Assim como a discussão é pertinente ao octogenário Hildebrando, a adolescente Aline da Silva Freitas, da Escola Orlando Freire, também quer participar da SNCT, e destacou que o mais importante é a oportunidade de aprender além do que é ensinado na sala de aula.
Para o professor de Química, Rômulo Mayer, da Escola Rio Branco, a iniciativa do governo em promover a ciência e a tecnologia tem grande valor para professores e estudantes, especialmente  quando se tem a possibilidade de   investimentos em laboratórios da rede escolar desde as primeiras séries do ensino fundamental, quando começa o interesse da criança pela ciência.
A X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na capital rondoniense, após a abertura desta segunda-feira, terá sua continuidade a partir do dia 24, estendendo-se até o dia 27, quando está prevista uma longa programação, denominada de ‘II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia – Ciência, Saúde e Esporte.’ A maioria das atividades acontecerão  no Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco ( ao lado do Ginásio Claudio Coutinho), mas também estão previsto evento no Sebrae e no Bingool. A Mostra se encerrará no domingo. Vejam as fotos.
                                                                                Pedro A A Pimentel
                                                                Secretário Adjunto de Planejamento 




Fonte: Seplan -  Pedro A A Pimentel / Secretário Adjunto de Planejamento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário