quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

COLOCANDO BAN AID EM FERIMENTOS DE FRATURA EXPOSTA

A semana é de luto em Cacoal. Como a semana passada foi de luto em Porto Velho, em Ji-Paraná, em Vilhena, em Guajará Mirim. E nas maiores e menores cidades rondonienses. E foi de luto em cada recanto deste Brasil, onde a carnificina do trânsito está destruindo uma geração de jovens. Mas, é claro, não escolhe idade, nem sexo, nem posição social, nada. Mas é parte da juventude brasileira que está sendo extinta, como se vivêssemos uma guerra, daquelas violentas, onde as pessoas são trucidadas por armas poderosas. Cacoal está enlutada com três jovens a mais que perderam suas vidas num violento acidente, na pista marginal da BR 364. Um deles de apenas 17 anos, que tinha uma vida cheia de sonhos, planos e que era o orgulho da família. Um retrato em preto e branco dos milhares de brasileiros que perecem nas estradas, nas rodovias, nas áreas rurais. Quem anda de moto, então, está a caminho do cadafalso, porque sem orientação segura, sem conhecer as leis e a sinalização, inexperiente para o trânsito violento, andar no meio da brutalidade das ruas é quase uma tentativa de suicídio.
As autoridades, na verdade, parece que tentam colocar band aid em ferimentos de fratura exposta. Imaginam, quem sabe, que só com caras campanhas publicitárias e ordens vindas frases feitas, vão resolver o problema. Não há orientação segura, nem reais cuidados na preparação dos motoristas e motociclistas, vendem-se ainda habilitações, na corrupção que grassa país afora. Quem compra um veículo não precisa sequer mostrar sua carteira de motorista ou de condutor de moto. Ponha-se ainda uma pitada de bêbados ao volante, que na verdade não vão para a cadeia, onde deveriam ficar e se tem uma série de ingredientes que fazem o verdadeiro açougue humano que se transformou nosso trânsito. Lamentável...
 SURPRESA NO AR? - O tema ainda é tratado quase como assunto proibido. Aqui e ali ouve-se frases soltas, algumas confidências, palavras complexas. Mas há sim, no ar, mais do que aviões de carreira. Fala-se que pode surgir uma grande surpresa em relação à eleição de 2014, para a disputa do Governo do Estado, em Rondônia. Por enquanto, é claro, tudo não passa de ilação e conjecturas. Mas um nome importante no contexto da política estadual, pode reavaliar a situação e decidir entrar na briga. Vamos esperar para ver...
"NÃO QUERO ABSURDOS" - "Não estou querendo que haja afrouxamento da fiscalização. O que estou querendo é que não haja absurdos". Palavras da presidente Dilma sobre interrupção de obras país afora, por qualquer besteira. Como o caso em São Paulo , que a obra de uma estação do metrô foi parada porque acharam um prato do século passado. Ou do caso da perereca do Lula, um sapo em extinção encontrado numa obra do anel viário do Rio de Janeiro e que parou tudo. Ou da BR 319, aqui perto de nos.  Ué, mas agora é absurdo? Mas e quando o PT não era governo? Era o que? Não foram os petistas que criaram e incentivaram essas besteiras todas? Agora, vão reclamar de quem?
APOIO DE JI-PARANÁ - O governador Confúcio Moura terá, em sua luta pela reeleição, alguns apoios muito importantes, de políticos que têm liderança incontestável no interior do Estado. Um deles é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires. Considerando Confúcio como grande parceiro da sua cidade, pelo grande apoio que ele tem dado à obras e por atender as necessidades da comunidade, Jesualdo já abriu seu voto para 2014. Vai estar no palanque do atual Governador.
 TESTONI TAMBÉM - Outro é Alex Testoni. Ele mesmo, um nome forte, caso decida entrar na corrida pelo Palácio Presidente Vargas, está pensando em não concorrer por ter gratidão pelo que o governo de Confúcio tem feito, em termos de apoio à sua cidade. Testoni só vai se definir mesmo no final de dezembro, mas a tendência é de que ele não entre na briga para apoiar Confúcio. Terá ainda um problema: seu partido, o PSD, deve lançar candidatura própria: Hermínio Coelho...
 MILHÕES EM JOGO - Hoje é dia de muita torcida para os que fazem sua aposta nas loterias. A Mega Sena do teste  1.543, que será sorteada hoje, pode ser o maior prêmio pago antes do final do ano. Quem acertar as seis dezenas, concorrerá a nada menos do que 37 milhões de reais. Será dia em que as lotéricas ficarão superlotadas. Num ano de enormes dificuldades financeiras para a grande maioria dos brasileiros (menos para os bancos, é claro), uma grana dessas é a legítima salvação da lavoura.
 ANORMAIS À SOLTA - Cada vez que se ouve ou lê uma notícia dessas, mais nos sentimos órfãos da verdadeira Justiça. Em Porto Velho, um anormal que já havia estuprado uma enteada, foi solto surpreendentemente,. Voltou para a mesma casa e estuprou a outra enteada, pouco mais que uma criança.  Como um doente desses fica solto? De quem é a responsabilidade? Claro que a lei protege mesmo os doentes sociais, mas há argumenta para que um anormal desses ande solto, para atacar de novo.  Pobre de nós, brasileiros comuns, que somos normais e vítimas.  De nós, ninguém tem pena!
PERGUNTINHA  - No próximo dia 31, quando há a festa importada do Halloween, vamos precisar nos fantasiar ou nosso medo da insegurança que grassa pelo país será real mesmo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário