segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Governo quer prorrogar IPI de carros em 2014

Montadoras querem que IPI reduzido seja prorrogado até março de 2014

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) afirmou que uma nova prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, prevista para acabar em dezembro, ainda está em estudos pelo governo federal.

"Para a indústria seria interessante, mas temos meta fiscal a cumprir", disse Pimentel. O ministro participa da inauguração da fábrica das Havaianas em Minas Gerais.  

Executivos de montadoras têm indicado que a retomada integral do IPI, no próximo ano, pode levar a industria a um cenário de retração.

Para este ano, a previsão da Anfavea (associação das montadoras) é de crescimento modesto (1%) diante de um mercado em desaceleração. A alíquota para os carros populares, a mais baixa da indústria, passará de 2% para 7% a partir de janeiro.

Questionado se ele era sensível ao pleito das montadoras, ele respondeu que sua posição é a mesma do resto do governo. "Minha posição é a do governo. Vamos aguardar". A demanda das montadoras está em análise na Fazenda.

A redução do IPI está em vigor desde maio de 2012 e foi estendida três vezes. A última prorrogação aconteceu em março, com validade até dezembro. As montadoras pleiteiam a prorrogação até pelo menos março de 2014 devido ao declínio das vendas desde meados do ano.
Fonte: Agência Brasil


Um comentário:

Postar um comentário