terça-feira, 28 de agosto de 2012

Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco

O tempo seco causa danos à saúde, desde ardência  e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórias. Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.  Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por resecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 12%, a Defesa Civil municipal determina a interrução de qualquer atividade ao ar livre das 10h às 18h, assim como de atividades que exijam aglomerações de pessoas em locais fechados, como aulas e cinemas.  Para evitar os problemas, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes. As crianças e os idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pela baixa umidade do ar.

O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter umidificados com toalhas molhadas, ou reservatórios com água ou umidificadores. Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiolígico. A pele também merece atenção especial. Banhos com água mujito quente provocam ressecamento, o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.

ÍNDICE DE UMIDADE RELATIVA DO AR:  Entre 60 e 100% - Nível adequado, Entre 20 e 30% - Estado de Atenção, Abaixo de 12% - Emergência. Abaixo de 60% - Níveis inadequados para a saúde humana.

Líquido - Beba ao menos dois litros de água por dia e evite exercícios físicos entre o final da manhã e o fim da tarde.
Casa - Torne o ambiente mais úmido. Use uma bacia com água, uma toalha molhada ou um umidificador de ar.
Cuidados - Use hidrante após o banho para evitar que a pele perca água. Umedeça olhos e nariz com soro (0,9%) quantas vezes precisar.
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário