sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Opinião de Primeira

APOSENTADORIA: ÚNICA VANTAGEM DA TRANSPOSIÇÃO
Dos cerca de quatro mil servidores do Estado que poderiam ser beneficiados pela transposição para a folha de pagamento da União, mais de 70% estão chegando à aposentadoria. Grande parte já poderia ter se aposentado, não fosse a esperança de que, se transpostos, receberiam muito mais do que se o fossem pelo Estado. Doce sonho que virou amargo pesadelo, portanto. Os salários serão os mesmos. E dos 20 mil servidores que esperavam ser atingidos pela ida à folha federal, pouco mais de um quinto terá esse direito. Qual a vantagem então dos pré aposentados ou em vias de se aposentar optar pela transposição? A única, pelo menos até agora, é que seria um enorme alívio para o Iperon, que certamente, a curto e médio prazos, não teria como bancar a aposentadoria de tanta gente. A segurança de concluir sua vida de trabalho recebendo de uma fonte segura, como a União, é claro muito maior do que esperar pelo Iperon, que às vezes balança, às vezes treme e corre o risco até de implodir, algum dia, por não ter como honrar os compromissos com todos os servidores aposentados.

A transposição até 1987 – embora sindicalistas e autoridades estejam ainda lutando para estendê-la até 91 – do jeito que está, tem portanto essa única diferença para o servidor. Para o Estado, ela representaria uma economia mensal de cerca de 6 a 7 milhões de reais, aos valores de hoje. Para o Iperon, seria um enorme alívio não precisar bancar a aposentadoria de tanta gente. E os demais 16 mil funcionários públicos, que tanto sonharam em ir para o governo federal e ganhar salários muito mais altos? Para esses, infelizmente, o sonho acabou, embora aqui e ali ainda surjam vozes dizendo que é possível mudar a situação. Sindicatos e classe política ainda dizem que é possível. Mas as chances são, realmente, muito pequenas.

NA TV
Sobre a batalha de 32 sindicatos que se uniram para continuar a luta pela transposição, agora com apoio de entidades do campo, vale a pena assistir neste sábado a uma entrevista com o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, o Manoelzinho. Ele conta tudo o que aconteceu nos bastidores e o que vai acontecer daqui para a frente, trazendo muitas informações novas aos servidores. É na TV Candelária/Rede Record, a partir das 13h20, no programa Candelária Debate.

LUTA VENCIDA
O governo do Estado, com apoio de lideranças médicas – como por exemplo Hiran Gallo e de todos os membros do Conselho Federal de Medicina – conseguiu resolver a situação dos médicos residentes, que corriam o risco de ver seus postos fechados. Foi uma dura batalha, em que o secretário de saúde, Gilvan Ramos e o governador Confúcio Moura, que se envolveu pessoalmente no caso, tiveram participação destacada. Os 47 médicos residentes,portanto, continuam por aqui. Imperou o bom senso e o ,espírito de união das autoridades, para resolver o embroglio...

DIAMANTES
Ué, mas o governo federal não tinha garantido que a Reserva Roosevelt (aquela mesmo em que 29 garimpeiros foram cruelmente mortos em 2004 e até agora ninguém foi denunciado pelos crimes), esta fechada à garimpagem ilegal de diamantes? De uma hora para outra, o mesmo governo informa que uma operação do Ibama e outros órgãos fechou três garimpos ilegais dentro da Roosevelt. Ora, todos sabem que o garimpo nunca parou, que nossas riquezas são tiradas sem qualquer benefício ao Estado ou ao país, mas a União continua fazendo jogo de cena sobre o assunto. Ninguém mais acredita...

VOLTOU
Depois de ter seu primeiro candidato, Jaderson Silva, excluído pela Justiça Eleitoral, o nanico PSTU não desistiu e volta à batalha na corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Jaderson, que teve seu nome impugnado por não haver se inscrito no partido há pelo menos um ano, terá em seu lugar Waltério Rocha, que é da Polícia Militar e é professor. O vice da nova chapa será Márcio Martins, que se diz líder comunitário no bairro São João Bosco, próximo ao centro da Capital. Ou seja, lá vem o PSTU de novo!

CONTRA DILMA
Há muitos comentários de que a presidente Dilma Rousseff poderia vir a Rondônia antes do final do mês, para inaugurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) em Porto Velho. Não há confirmação. Contudo, líderes sindicais de servidores do Estado e federais estão preparando um megaprotesto contra a Presidente, caso ela venha mesmo ao Estado. O principal mote é a transposição, que não saiu nem perto do previsto, mas os federais també, vão se unir ao movimento, caso, é claro, se confirme a visita presidencial. O Sintero lidera a preparação do protesto.

NADA A VER
Sem informação correta, houve quem acusasse o consórcio Santo Antonio pelos problemas de abastecimento de água em Porto Velho. A verdade está longe disso. Os empreendedores têm ajudado a Caerd a melhorar sua estrutura para atender a Capital. No episódio em que há dificuldade de captação no rio Madeira, por causa da seca e não por causa das obras das usinas, a Santo Antonio, mesmo não tendo responsabilidade alguma, colocou-se a disposição para ajudar na solução do caso. Nota oficial neste sentido foi divulgado pelo consórcio, nesta semana.

PERGUNTINHA
Dos nove candidatos à Prefeitura de Porto Velho, já apareceu algum com discurso e projetos que empolgasse a população?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário