quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Água: 25% das pessoas vivem em áreas com reservas superexploradas

Cerca de 25% dos habitantes da Terra vivem em regiões onde as reservas subterrãneas de água são superxploradas, segundo um estudo publicado no último dia 08 na revista Nature. "Os países que mais superxploram as reservas de água subterrãnea são Estados Unidos, Índia, China, Paquistão, Irã, Arábia Saudita e México, e as maiores populações que sofrem as consequências são a Índia e a China", explicou à AFP o hidrologista canadense Tom Gleeson, um dos autores do estudo.

Cerca de 1,7 bilhão de pessoas, ou seja, 25% da população mundial vive nessas regiões onde a água subterrãneas é superxplorada. Para entender melhor o fenômeno, este estudo propõe um novo dispositivo batizado de "pegada da água subterrãnea", ou seja, a superfície de uma região que depende da extração de água subterrânea. Os pesquisadores a compararam com a superfície das reservas de água subterrãnea que alimenta a região. os investigadores calcularam que a pegada mundia  (ou seja, o uso mundial de água subterrãnea) é 3,5 vezes maior que a superfície das reservas subterrãneas.

No entanto, a superexploração so afeta 20% das reservas subterrãneas mundiais. "Os humanos superexploram a água nas bacias, que são cruciais para a aagricultura, principalmente na América do Norte e na Ásia, estimou Gleeson.

Segundo a ONU, a extração das reservas subterrãneas de água se multiplicou por três durante os últimos 50 anos e proprciona cerca da metade da água que se bebe no mundo. O estudo deseja contribuir para a difusão deste novo instrumento dque completaria medidas já existentes, como a pegada de carbono (cálculo da quantidade de gases de efeito estufa que é emitida num território ou por uma atividade) ou a pegada ecológica (cálculo da quantidade de terra e de água utilizada por um indivíduo, uma atividade ou uma população).
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário