quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Opinião de Primeira

FECHAR A BR É DESRESPEITO À CONSTITUIÇÃO
Democracia é uma conquista da sociedade. Todos têm direito. Todos têm deveres. As leis têm que ser cumprida por todos, não importa quem sejam. Homens não têm mais direito que mulheres; ricos não o tem mais que pobres; índios não têm mais que brancos e por aí vai. Não se pode manter uma democracia plena com leis parciais, com Justiça decidindo em favor deste ou daquele, dependendo de quem é, quem representa e outros argumentos. Quem cumpre a lei deve ser tratado como cidadão de respeito. Quem não a cumpre, tem que receber a punição que a legislação determina. Afora isso, é arremedo de democracia. Em alguns setores, no Brasil, há um sentimento de que a plena democracia só vale para alguns. Os outros, os que são a grande maioria, têm o direito de permanecer calados. Um exemplo: se for membro de sindicato, pode fechar rodovias federais e fazer manifestações, não importa que prejuízo ocorra para quem nada tem a ver com as causas defendidas por esse ou aquele grupo. Em Rondônia, para ter-se aqui apenas uma referência concreta, a única rodovia que nos liga com o resto do país foi fechada três vezes numa só semana. Nestes casos, a liberdade de manifestação não terminou onde começa o direito alheio.

Não é justo que a maioria seja prejudicada sem que as autoridades ditas responsáveis tomem medidas para que o sentimento democrático, aquele em que as leis valem para todos, seja mantido. Não há argumento aceitável para que o direito de ir e vir da grande maioria da população seja ignorado, em nome de grupos, não importa o quanto importante seja o motivo do protesto ou da reivindicação. Fechar a BR é uma bofetada na Constituição. Quem defende a democracia plena não pode aceitar que esse acinte à maioria da população continue. A lei tem que ser igual para todos e os direitos também. Afora isso, não é democracia. É baderna.

CAINDO FORA
A equipe da competente agência Anorte desistiu de trabalhar na campanha do candidato Mário Sérgio, que agora tem que procurar outra produtora e profissionais para produzir seu programa no horário eleitoral gratuito e no trabalho de marketing. Segundo nota oficial da empresa, Mário Sérgio não cumpriu compromissos acertados com uma equipe de dezenas de profissionais, muitos vindos de outras regiões e que abriram mão de trabalho em sua terra, porque preferem trabalhar com o pessoal da agência local. Dessa forma, sem apoios, Mário Sérgio tende a ficar pelo caminho. Os candidatos a vereador em sua coligação é que estão apavorados.

RINDO À TOA
Quem anda rindo à toa é o prefeito Roberto Sobrinho. Seus críticos não o pouparam durante praticamente todo o segundo mandato. Sobrinho deu a resposta com uma série de obras e melhorias. Resultado: pesquisa do Ibope aponta que 72% dos porto velhenses aprovam a administração do petista. O problema é que muitas opiniões divulgados é de gente do centro e de adversários. Quando as pesquisas vão para os bairros do povão, Sobrinho sai por cima.

DUPLA POR CIMA
Os irmãos Testoni estão comemorando. A Justiça Eleitoral considerou ambos inocentes, em processo que ameaçava a busca de reeleição do prefeito Alex Testoni em Ouro Preto e o mandato do seu irmão, Jaques Testoni. Quem conhece a dupla sabe que eles não precisam usar o poder econômico para conseguir boa votação. Trabalham duro, são competentes e dedicados. Daí, o eleitor os valoriza. Considerados inocentes, continuam o trabalho político que têm tido sucesso.

ABUSO
Os vereadores de Rolim de Moura têm obrigação de vetar o salário de 8 mil reais para os membros da Câmara Municipal e o aumento abusivo, desproporcional, do salário do novo prefeito. O valor representa um reajuste de mais de 85% e a comunidade se mobilizou para protestar. Com toda a razão. As Câmaras Municipais cada vez se desvalorizam mais por essas coisas. Ao invés de buscar resolver os muitos problemas da população que elegeu os vereadores, ficam tratando dos próprios interesses. Obviamente não é para esse tipo de coisa que um vereador é eleito.

MAIS TRANSFORMADORES
Um problema que acontece em várias partes da Capital, se repete com grande freqüência no bairro Nova Porto Velho, entre Almirante Barroso e João Pedro da Rocha. A rede de energia está sobrecarregada e seguidamente todos os moradores da área ficam sem luz. Estão pedindo a Eletrobras Rondônia para colocar um transformador com maior potência ou acrescentar mais um naquela área. Muita gente já perdeu eletrodomésticos por causa do problema. Também como tem acontecido com freqüência em vários bairros de Porto Velho.

BAIXANDO O NÍVEL
Nível da campanha em São Paulo, onde Celso Russomano lidera: a candidata Soninha, do PPS, foi acusada por outro candidato, Levy Fidelix do PRTB, de estar fazendo apologia às drogas. E de ser maconheira, conforme disse publicamente o tal Fidelix. Soninha retrucou: “estaria fazendo apologia às drogas se estivesse mandando votar no seui adversário”, ou seja, disse que droga é o Fidelix. Hilário de um lado, lamentável de outro, pelo baixo nível da campanha na maior cidade do país.

PERGUNTINHA
Será que o eleitor rondoniense está mesmo acompanhando com atenção o horário eleitoral gratuito para escolher em quem votar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário