segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Adesão à energia solar deve baixar conta de luz

A energia solar fotovoltaica, gerada a partir da captação da luz do sol para obter eletricidade, será o destaque da conferência do Intersolar South America Summit, o maior evento voltado à discussão de tendências e projetos neste segumento de energia limpa, que será realizado pela primeira vez na América Latina, em São Paulo, no dia 15 de agosto.

O regulamento recém-publicado pela Agência Nacion al de Energia Elétrica (Aneel) para estimular os consumidores a aderierem ao uso de instalações fotovoltaicas prevê compensações para o consumidor que injetar na rede pública o excedente da energia solar captada e não utilizada em sua residência, comércio ou  indústria. Por meio deste sistema, conhecido como 'net metering' (faturamento pelo valor líquido medido, isto é, energia consumida menos energia injetada na rede), conforme a quantidade de energia injeta, o consumidor recebe créditos que poderão ser utilizados para diminuir o valor de sua conta de luz, dentro de um prazo de 36 meses.

Para aderir ao sistema de geração de energia fotovoltaica, o consumidor terá que investir em painéis para captação de energia solar totovoltaica e demais equipamentos, e solicitar á concessionária de sua localidade e adaptação da instalação para medição da energia injetada na rede, que subsidiará o cálculo dos créditos. A norma da Aneel, publicada em abril de 2012, prevê o prazo de 8 meses para que as concessionárias estejam preparadas e passem a atender as solicitações.
Fonte:  Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário