domingo, 12 de agosto de 2012

Opinião de Primeira

MAIS UM DRAMA SOCIAL: CRIANÇAS QUE SÃO MAMÃES
De vez em quando o assunto volta ao cenário, porque é por demais preocupante. O número de meninas grávidas, algumas mãe pela segunda vez, assusta as autoridades do setor. E o pior: não há luz no fim do túnel para que apareça alguma medida que possa ao menos amenizar essa grave situação social que atinge milhares e milhares de garotas país afora. E que em Porto Velho tem índices ainda acima da média nacional. De cada 350 crianças nascidas em Porto Velho, por exemplo, na média dos últimos meses, 105, ou seja, 30% são filhos e filhas de mães adolescentes. O que preocupa ainda mais, nesse contexto já impressionante e assustador, é a gravidez de meninas com menos de 14 anos, que aumentou para sete ao mês, no primeiro semestre. Dos perto de 2.450 partos realizados no ano passado na Maternidade Mãe Esperança, na Capital rondoniense, mais de 700 foram para trazer ao mundo bebês de mães-crianças, uma delas pelo menos com DEZ anos de idade. Há tantas causas que seria difícil escolher uma delas. A diretora da Maternidade, a médica Ida Peréa, diz que a baixa escolaridade é o problema maior. Crianças que são mães não estudam. Nem antes e nem depois do parto.

A desestruturação familiar, o grande número de filhos nascidas em famílias pobres, o descontrole, a pobreza, a falta de orientação e até a violência dentro da própria casa, podem ser adicionados às causas desse problema. Porto Velho e nem Rondônia toda vão resolver isoladamente esse problema. Só um grande projeto nacional, unindo todos os esforços para ajuda a controlar a natalidade em mães tão jovens, poderia mudar um pouco o quadro. Mas, infelizmente, não há nada previsto nessa área. Ou seja, a tendência é que, no contexto atual, os números de mamães crianças e adolescentes só tende a aumentar.

VAI MESMO MUDAR
O governador Confúcio Moura confirmou que fará mesmo mudanças em sua equipe. Mas não de uma hora para outra e nem tudo ao mesmo tempo. As adaptações começaram e vão continuar, dentro das necessidades e cada caso analisado isoladamente. Também há uma preocupação em não mexer no time durante o período eleitoral. Depois do pleito municipal, aí sim as melancias começarão a ir se acomodando dentro do caminhão. A coluna antecipou dias atrás, basicamente, o que vai acontecer.

PRESOS EM CASA
Presente grego no Dia dos Pais aos rondonienses que não cometem crimes e nada devem à lei: exatos 274 presos foram liberados pela Justiça para passarem sete dias com suas famílias. A Colônia Penal Ênio Pinheiro está vazia, depois do incêndio que matou sete detentos. Todos os sobreviventes foram beneficiados também com saída tranqüila pela porta da frente. É esse o pacote de leis no Brasil. Soltam-se os presos e a população que não comete crimes tem que ficar trancada dentro de casa, com medo. Justiça real é isso aí!

RESPOSTA PARAGUAIA
Expulso do Mercosul em decisão unilateral dos seus vizinhos, numa clara tentativa de se meter nos assuntos internos de outro país, Brasil, Argentina e Uruguai agora temem retaliações. O governo do novo presidente Frederico Franco, ameaça cortar o fornecimento de energia excedente de Itaipu e de Yacretá, duas hidrelétricas, para seus agora adversários políticos. Pode ser apenas jogo de cena dos pressionados governantes paraguaios, mas não deixa de ser um claro revide. O pau que dá em Chico, dá em Francisco.

CANONIZAÇÃO
Do jeito que vai o julgamento dos acusados de envolvimento no Mensalão, os advogados de defesa vão acabar provando que seus clientes não são criminosos, nada fizeram de errado e que, na verdade, mereceriam ter um título de santos. Que ninguém se surpreenda se os defensores acabarem pedindo a canbonização de gente como José Dirceu, José Genoini e outros membros do grupo que está sendo julgado. A esperança é que os ministros do Tribunal Superior Federal não caem na conversa e apliquem as penas justas a cada um dos 36 réus.

ENFIM, UMA VITÓRIA
De vez em quando, a polícia ganha dos bandidões. A de Mato Grosso localizou a quadrilha que atacou o Banco do Brasil da pequena cidade de Campos de Júlio, perto da fronteira com Rondônia. Cercados, cinco vagabundos não aceitaram se entregar e começar a atirar com armamento pesado contra os policiais. Todos os cinco foram mortos. Certamente os homens da lei terão que dar longas explicações ao Ministério Público e Judiciário, sempre ávidos em defender os direitos humanos dessa gente. Mas a sociedade, acuada pela violência praticada por esses canalhas, comemorou.

MAIS PIMENTA
Como não tem mesmo papas na língua, o presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, criticou duramente sindicalistas, membros do Governo e até da Prefeitura, por causa do fracasso da transposição. Hermínio, através da sua assessoria, bateu forte, fez duras críticas e disse que faltou gente para bater na mesa e exigir que o pleito dos servidores rondonienses fossem atendidos. Mais um ingrediente apimentado, nesse complexo assunto que frustrou a expectativa de milhares de funcionários públicos no Estado.

PERGUNTINHA
Depois de tudo o que se viu em Londres, dá pra dizer que o Brasil terá condições de realizar uma Olimpíada de qualidade, daqui a quatro anos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário