sábado, 18 de agosto de 2012

Carne suína não transmite a Gripe A

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que seguem mantidas as ações relacionadas à vigilância de síndromes respiratórias em todo território nacional sewm nenhuma notificação clínica de casos até o presente momento.

Nos últimos meses as notíciais sobre a morte de humanos devido à Grupe (H1N!), erroneamente chamada de gripe suína, ocorrida, espercialmente no Sul do País, preocupou os consumidores da carne súína. Mas o Ministério da Agricultura confirma que a carne de porco está fora de perigo e pode ser consumida com segurança em qualquer parte do mundo. É dever do ministério esclarecer e tranquilizar os brasileiros de que o fato de o vírus da Gripe/H1N1 humana conter componentes genéticos de suínos, aves e humanos, os produtos suínos aqui produzidos não oferecem risco de disseminação de doenças. O Sistema inclui contrrole sanitário do plantel e inspeção ante e pos-mortem dos animais no abate por médicos veterinários, visando assegurar a sanidade, qualidade, inocuidade e conformidade do produto final apresentado aos consumidores. Também está comprovado que, mesmo se o animal estivesse infectado, o consumo de carne não representa risco para a contaminação do ser humano, desde que realizado o cozimento da carne a 70ºC.

Com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tornou a Gripe A/H1N1 humana ocorrida no México e nos EUA em 2009, como emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, houve uma grande mobilização, por parte de todos os países, nas áreas de saúde humana e animal para prestar esclarecimentos sobre a pandemia.
Fonte: Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário