sábado, 4 de agosto de 2012

Opinião de Primeira

UMA CPI PARA AJUDAR A LIMPAR NOSSA SUJEIRA
O deputado federal Moreira Mendes quer ver esclarecido todo o caso do pagamento dos precatórios em Rondônia, que, aliás, já está sob investigação do Conselho Nacional de Justiça, comandado pela respeitada Eliana Calmon. Moreira apresentou pedido de criação de uma CPI na Câmara Federal, com nada menos do que 268 assinaturas, 97 a mais do que o necessário. Agora, a tramóia que envolve nomes conhecidos do Tribunal Regional do Trabalho, advogados e outros personagens muito conhecidos, passará para a vitrine nacional, a partir do que será mostrado na CPI. Segundo Moreira, o CNJ já encontrou indícios de desvios de pelo menos 5 bilhões de reais de dinheiro público. “Infelizmente juízes, desembargadores, advogados e sindicatos são suspeitos de desvio de dinheiro dos funcionários da área de educação do antigo território de Rondônia, aposentados, idosos e até de pessoas que já morreram. E tem gente levantando esses recursos de uma forma fraudulenta”, afirmou com todas as letras o parlamentar, ao propor que a CPI esclareça todo o caso.

Há claro, na decisão, um aspecto negativo. Outra vez Rondônia vai pintar no cenário nacional de forma negativa. Como recentemente, quando da desarticulação do grupo que desviava dinheiro da Assembleia. O lado bom da moeda é que estaremos, também novamente, dando exemplo ao país que queremos fazer uma limpeza nessa terra de Rondon. Moreira Mendes cumpre sua missão de representar as pessoas de bem do nosso Estado, ao propor a CPI. Ela vai desnudar um caso tenebroso, que, envolve figuras que deveriam, antes de tudo, defender a sociedade e não se utilizar de seus cargos para encher os bolsos. Certamente essa CPI não terminará em pizza. Servirá, sim, para fazer uma faxina na podridão que se instalou no caso dos precatórios. É o que todos esperamos.

REPÚBLICA SINDICAL
A República Sindicalista que o PT ajudou a criar, agora se volta contra ele. Não há como acertar acordos com categorias de servidores, porque há quatro ou cinco sindicatos representando o mesmo grupo de trabalhadores. No caso dos professores das universidades federais em greve, o governo acertou as bases de um acordo com dois sindicatos, mas outros dois – incrivelmente, são quatro entidades representando a mesma categoria – não aceitaram. Essa continua, porque a cada hora dois novos sindicatos são criados no país.

MUNDO REAL
A inflação oficial dos últimos 12 meses não passou dos 4,5%. Mas a cesta básica em Porto Velho, segundo o professor Silvio Persivo, responsável pela pesquisa dos alunos do curso curso de Ciências Econômicas da UNIR, em Porto Velho ela foi muito maior: 18,4% de aumento. O campeão do aumento foi o feijão, 42% mais caro em julho deste ano do que no mesmo período do ano passado. Tomate, café, óleo e pão também aumentaram muito acima dos índices inflacionários. Portanto, a realidade é bem diferente de alguns índices oficiais ufanistas que se lê e ouve por aí...

TEMPO ÀS MULHERES
Duas mulheres terão mais tempo no horário eleitoral gratuito, na campanha pela Prefeitura de Porto Velho. Fátima Cleide terá quase 12 minutos e Mariana Carvalho um minuto a menos. A propaganda em rádio e TV começa no próximo dia 21, uma terça-feira e encerra dia 4 de outubro, a três dias do primeiro turno da eleição. Mário Portugues, José Augusto, Mauro Nazif, Mário Sérgio e Lindomar Garçon, que têm coligações, entram depois, com tempos menores. O professor Aloísio, do PSOL, que caminha sozinha, terá apenas 2 minutos e 2 segundos.

PSTU FORA?
Pode haver ainda alguma mudança em poucos segundos para cada coligação ou partido, se o PSTU (que teria 2 minutos e 12 segundo, não substituir o nome de Jaderson Ferreira da Silva, até agora impugnado. Jaderson não tem mais de um ano de filiação e, por isso, tudo leva a crer que ficará fora da eleição. Dificilmente o TSE mudará as decisões do TER rondoniense sobre o assunto. Caso o PSTU caia fora, seu tempo será redistribuído entre os demais candidatos.

VIVA A ROTA!
Três assassinos, fortemente armados, invadiram a casa de um coronel reformado da PM de São Paulo. A esposa do militar desconfiou e chamou a ROTA. Recebidos a tiros pelos bandidões, a ROTA fuzilou os três. Para que? Já se ouviram gritos de protestos dos defensores dos direitos dos criminosos. Já no caso do PM Elvis Mamédio, 28 anos, morto a sangue frio por assaltantes em Cacaulândia, não se ouviu nenhuma dessas vozes ao menos lamentando a perda. Salve a ROTA, que está ajudando a limpar a podridão da violência em São Paulo!

COM A SOBRA
Todos nós, brasileiros comuns, que trabalhamos quatro meses por ano para pagar impostos aos governos federal, estaduais e municipais, pelo menos podemos saber quanto já tiraram dos nossos bolsos, com tantos tributos e taxas. Até esta sexta, a arrecadação no país já superava os 900 bilhões de reais. Imagine-se só se essa dinheirama toda voltasse para nós em forma de obras, saúde, educação de qualidade, rodovias decentes? Infelizmente, grande parte de tudo isso vai para gastos com a obesidade mórbida dos poderes. Nós, comuns, ficamos com o que sobra...

PERGUNTINHA
Se houvesse disputa da medalha de ouro em corrupção e malandragem, qual país do mundo teria mais chances de subir no lugar mais alto do pódio?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário